Pós-Graduação em Técnicas Construtivas

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Técnicas Construtivas

  • Modalidade
    A Pós-Graduação em Técnicas Construtivas tem suas aulas ministradas de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem 2 semestres de duração aproximada.
  • Certificado oficial
    O participante recebe um certificado ao finalizar o curso.
  • Considerações
    O curso visa promover discussões acerca da arquitetura voltada à sustentabilidade e dos critérios que devem ser levados em conta no momento de projetar para que as construções atendam às necessidades da sociedade atual. A dinâmica do curso permite que os alunos encontrem caminhos para desenvolver criações que unam a estética, a funcionalidade, a segurança e o conforto. O corpo docente é composto de profissionais de grande prestígio na área e oferece acompanhamento integral do aluno durante o curso.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a profissionais licenciados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e tecnólogos destas áreas.
  • Área de atuação
    Os participantes poderão atuar em escritórios de arquitetura, em construtoras, empresas de engenharia civil, ateliês, entre outros.

Comentários sobre Pós-Graduação em Técnicas Construtivas - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    A realização da arquitetura e do urbanismo passa necessariamente pela fase de construção de seus espaços e territórios. As técnicas construtivas, como um dos elementos fundamentais para o atendimento dos partidos arquitetônicos, respondem pela exeqüibilidade das intenções plásticas, pelo atendimento das exigências de resistência, durabilidade, higiene e conforto dos espaços edificados. Outra exigência da sociedade contemporânea é uma resposta da arquitetura e urbanismo frente às questões de sustentabilidade, seja nos aspectos físicos ambientais ou nos socioeconômicos. Procura-se neste curso, a reflexão crítica, técnica e científica das questões de construção da arquitetura e do urbanismo que atendam às necessidades das sociedades contemporâneas, sem dilacerar as questões estéticas. Busca-se também discutir as condicionantes que formaram o quadro material dos espaços existentes, bem como estudar as novas possibilidades frente aos avanços tecnológicos e potenciais naturais e históricos dos “novos“ e “velhos” materiais de construção e técnicas construtivas. Os objetivos do curso são: entender as características e circunstâncias das técnicas construtivas utilizadas na história Ocidental e em específico àquelas que influenciaram o território Brasileiro e analisar projetos nacionais e suas respostas físicas de materiais, técnicas e desenhos da arquitetura e urbanismo na cidade contemporânea.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais com nível superior completo, que exercem atividades relacionadas à produção do espaço nas cidades: arquitetos e urbanistas, engenheiros civis e tecnólogos.
  • Titulação
    Especialista em Técnicas Construtivas
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º semestre (240 horas)
    Aulas: segundas, terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    História das Técnicas Construtivas
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Maria Augusta Justi Pisani.
    Ementa: A arquitetura e as técnicas construtivas no Egito Antigo: as construções em adobes e os tipos de alvenarias de pedra. Tipologias arquitetônicas: o templo isolado, os hipogeus, mastabas e complexos piramidais; fortificações, palácios e residências. Arquitetura Grega clássica: as ordens dórica, jônica e coríntia. Materiais e técnicas. A polis e seus edifícios. Arquitetura Romana: materiais e técnicas. Tipologias arquitetônicas: palácios, termas, circus, teatros, anfiteatros e residências. Urbanismo: estradas, ruas, pontes, aquedutos e sistemas de esgoto. Arquitetura gótica: projetos, materiais e técnicas. A Revolução Industrial: o advento do aço, concreto armado, vidro e a pré-fabricação. Materiais e técnicas construtivas da Arquitetura Colonial Brasileira. As taipas, alvenarias de pedra e de tijolos. Telhados, esquadrias e revestimentos.


    Técnicas Construtivas da Arquitetura Brasileira Contemporânea
    Carga horária: 60 horas
    Prof. MSc. Joan Villà / Prof. Dr. Paulo Roberto Corrêa
    Ementa: A arquitetura Moderna e Contemporânea e suas estruturas: concreto armado, metálicas, madeira e híbridas. Tipologias e pré-dimensionamentos. Envoltórias: alvenarias e outros sistemas de vedações. Coberturas. Esquadrias e instalações. Pisos e pavimentações. Projetos, aplicações e possibilidades. As diversas áreas do conhecimento em intervenções arquitetônicas e urbanísticas sustentáveis.


    Técnicas Construtivas da Arquitetura Contemporânea Mundial
    Carga horária: 60 horas
    Prof. MSc. Ricardo Carranza / Prof. Dr. Luiz Reynaldo Cardoso
    Ementa: Estudos de casos contemporâneos. Grandes vãos, grandes espaços. Estruturas metálicas, concreto, madeira e híbridas.


    Técnicas ambientais nas edificações
    Carga horária: 60 horas
    Prof. MSc. Dominique Fretin.
    Ementa: Técnicas ambientais para projetos em clima tropical úmido. Estudar os princípios físicos envolvidos, as condicionantes  e as necessidades de caráter ambiental – climáticas,  higrotérmicas, visuais, acústicas e da qualidade do ar interno – dos diversos tipos de usuário à nossa diversidade climática e cultural. Análise do processo projetual desde a montagem do partido arquitetônico, mantendo uma ligação com o entorno, clima, legislações, hábitos locais construtivos e a responsabilidade ambiental.


    2º Semestre (120 horas)
    Aulas: segundas e quartas feiras (sujeito a alteração)


    Métodos e atividades projetivas
    Carga horária: 60 horas
    Prof. MSc. Rodrigo Mindlin Loeb / Prof. MSc. Mário Biselli.
    Ementa: Aplicação prática em projetos arquitetônicos de materiais e técnicas construtivas atendendo a determinada intenção plástica e demais pré-requisitos do partido arquitetônico


    Mercado e Projeto
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Maria Augusta Justi Pisani / Prof. MSc. Joan Villà / Prof. MSc. Rodrigo Mindlin Loeb.
    Ementa: Trata-se da pesquisa do candidato, sob orientação de professor da área específica do curso escolhido, desenvolvida ao longo de um semestre, resultando num trabalho monográfico, produto final do aluno que deverá ser submetido a avaliação.


     

Outro curso relacionado com arquitetura

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |