Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

Solicite informação sem compromisso FAENAC - Faculdade Editora Nacional

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica - Presencial - São Caetano do Sul - São Paulo

  • Objectivos
    A recente aprovação de legislação federal que institui a presença obrigatória da disciplina Filosofia na grade curricular de todas as escolas de Ensino Médio no território nacional gerou uma dupla carência formativa aos profissionais e potenciais profissionais da área: o surgimento de novos cursos de graduação em Filosofia, o que demanda a necessidade de professores que venham a atuar no magistério superior nesta área, e a imediata necessidade de milhares de professores que ministrem as aulas de Filosofia para o Ensino Médio, o que, por sua vez, cria a necessidade de atualização profissional dos atuais docentes e também a capacitação de professores formados em outras áreas do conhecimento, tornando-os aptos a suprirem emergencialmente esta repentina demanda. Sendo assim, o curso propicia experiências de ensino e de aprendizagem da Filosofia para profissionais formados em outras áreas do conhecimento e para os filósofos, além de favorecer o domínio dos conceitos fundamentais da Filosofia e de seu uso na abordagem de problemas diversos, tendo em vista capacitar o futuro professor tanto para a pesquisa e a produção filosófica, com rigor de leitura, compreensão adequada e uso da linguagem filosófica, quanto para o ensino de filosofia, no Ensino Fundamental e Médio.
  • Titulação
    Especialista em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica
  • Conteúdo
    Disciplinas

    Módulo I – Extensão Universitária em Didática da Filosofia no Ensino Fundamental

    - Metodologia da Pesquisa

    - Ética e Filosofia Política

    - Didática da Filosofia no Ensino Fundamental

    - Introdução a Filosofia

    - Teoria do Conhecimento

    - Filosofia com Crianças

    - Seminário de Pesquisa (on-line)

    Total do Módulo - 180 horas



    Módulo II – Extensão Universitária em Didática da Filosofia no Ensino Médio

    - Metodologia Científica

    - A Condição Humana e as Filosofias da Existência

    - Didática da Filosofia no Ensino Médio

    - Lógica e Filosofia da Linguagem

    - Estética

    - O Ensino e as Práticas da Filosofia no Brasil

    - O Ensino de Filosofia e as novas Tecnologias

    - Seminário Científico (on-line)

    Total do Módulo - 180 horas



    Carga Horária Total - 360 horas



    Módulo III - Optativo

    - Metodologia do Ensino Superior - 40 horas



    Dias e horários

    - Terças e Quintas - 19h às 22h35.

    Duração de 1 ano.

    Local: Campus Amazonas

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de receber informações sobre o curso de especialização em teoria e prática da filosofia na educação básica (valores e horários). Eu sou pedagoga e estou me especializando em arteterapia. "

Cristina para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

São Paulo

"Gostaria de receber informações sobre a pós-graduação à distância em teoria e prática da filosofia na educação básica, módulos I, II, III. Eu sou professora graduada em letras e moradora do Rio de Janeiro e preciso saber se o curso é 100% online ou se precisarei ir a São Paulo assistir algumas aulas ou apresentar trabalhos. Eu gostaria também de receber informações sobre o preço do curso. "

Kátia para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

Rio de Janeiro

"Gostaria de fazer pós em teoria da filosofia, pois possui faculdade de historia, pedagogia e pós em psicopedagogia. No entanto não posso pegar aulas do estado em filosofia. Eu moro longe de São Caetano, e na minha região (Avaré) não tem nenhum curso ou graduação de filosofia e gostaria muito de estudar com vocês. Quem sabe, se o curso fosse aos sábados o dia todo aí seria uma possibilidade. Qualquer novidade avise, temos vários docentes querendo fazer este curso em minha região. "

Cristiane para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

São Paulo

"Por gentileza, gostaria das informações quanto a datas para inscrição e e valores. Se ainda posso frequentar neste semestre letivo ou aguardo o próximo. Eu sou professora da rede pública do ensino oficial e graduanda em filosofia. "

Lenice para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

São Paulo

"Sou professor de língua portuguesa e literaturas, atuando na rede estadual de ensino "´médio" e devido a ausência de professores de filosofia nas escolas as quais atuo, gostaria de me especializar nessa disciplina, até por que, estou ministrando aulas de filosofia numa escola, mediante o não preenchimento dessa atribuição. "

Sérgio para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

São Paulo

"Eu sou formada em administração e estou no 1º ano de pedagogia e gostaria de saber se posso fazer uma pós - graduação no curso de especialização em filosofia e sociologia para educadores, justamente para dar aulas, sei que a partir de 2012 essas matérias serão obrigatórias no colegial. Eu gostaria de saber mais informações sobre o curso, como horário, duração e valores. Você tem esse curso a distância também?"

Márcia para Pós-graduação em Teoria e Prática da Filosofia na Educação Básica

São Paulo

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |