Pós-graduação em Urgência e Emergência

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Pós-graduação em Urgência e Emergência

  • Modalidade
    As aulas são ministradas presencialmente no campus de Maringá, com muitas tarefas práticas e exercícios em situações de simulação.
  • Duração
    360 horas e é ministrado quinzenalmente.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de lato sensu em Pós-graduação em Urgência e Emergência, ao completar sua formação.
  • Considerações
    O curso proporciona oportunamente aos profissionais de diversas áreas, conhecimentos necessários para o atendimento à vítima em situações de emergência. São variadas aplicações, tais como emergências músculo esqueléticas, cardiovasculares, obstetrícias, respiratórias,neurológicas e psiquiátricas, entre outras. Neste curso, o aluno aprenderá a ética e o gerenciamento da situação de emergência, fatores prioritários e como lidar com a solução efetiva de um caso.
  • Dirigido a
    A formação especializada é dirigida aos profissionais de saúde e de resgate: enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, policiais, bombeiros, odontólogos, psicólogos, pedagogos e educadores físicos, treinadores, e também aceita profissionais de áreas afins, que já possuam uma graduação.
  • Área de atuação
    Os profissionais com esta formação podem atuar em hospitais, escolas, redes de ensino público, instituições recreativas, postos de resgate e ambulatórios, clínicas e posto policiais, resorts e redes de hotelarias, entre outros campos de trabalho.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Urgência e Emergência - Presencial - Maringá - Paraná

  • Conteúdo
    Urgência e Emergência

     Proposta
    Oportunizar aos profissionais conhecimentos necessários para o atendimento à vítima em situações de emergência.

       Público

    Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Odontólogos, Psicólogos, Pedagogos e Educadores Físicos e profissionais de áreas afins.

       Local

    Campus Maringá

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 07h30min às 12h00min
    Sábado (eventualmente) - 07h30min às 12h50min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    360 horas
    Vagas
    30

       Disciplinas

    Disciplinas CH -->
    • Emergências Neonatologicas e Pediátricas

      Conduta terapêutica e assistência vítima nas intercorrências pediátricas de emergência mais comuns: acidentes de trânsito, agressões, afogamento, quedas, envenenamento, intoxicações, queimaduras. Maus-tratos: suspeita, notificação e consulta. Emergências neonatais: reanimação, estabilização e transporte do RN. Tentativa de suicídio na adolescência

      Carga horária: 15
    • Emergências Tegumentares

      Condutas nas emergências tegumentares mais comuns. Anatomia e fisiologia da pele. Princípios básicos do cuidado de feridas. Atendimento ao grande queimado.

      Carga horária: 15
    • Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico com Distúrbios Respiratórios I

      Anatomia e fisiologia respiratória. Insuficiência Respiratória Aguda. Síndrome da angústia respiratória aguda. Exacerbação de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Edema agudo do pulmão. Pneumonias associadas à ventilação mecânica.

      Carga horária: 15
    • Aulas Práticas no Corpo de Bombeiros de Maringá

      Identificação e intervenção nas situações de emergências em diferentes especialidades

      Carga horária: 120
    • Emergências Digestivas

      Fisiopatologia e conduta terapêutica nos quadros agudos e crônicos das afecções do trato gastrintestinal. Métodos de investigação: diagnóstica, tratamento das principais urgências que acometem o sistema gastrintestinal – abdome agudo clínico e abdome agudo cirúrgico (traumático e não-traumático). Aperfeiçoamento e aprimoramento ao atendimento pré e intra-hospitalar do paciente politraumatizado. Peculiaridades ao atendimento da gestante traumatizada. A importância da triagem frente a múltiplas vítimas.

      Carga horária: 15
    • Emergências Músculo Esqueléticas

      Fisiopatologia e conduta terapêutica nos quadros agudos e crônicos das emergências ortopédicas. Abordagem inicial do politrauma, fraturas e lacerações. Complicações mais comuns. Drogas usadas nas afecções ortopédicas. .

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência

      Organização do sistema de emergência intra-hospitalar. Aspectos éticos do atendimento de urgência e emergência. A garantia dos princípios de beneficência, respeito à pessoa e justiça nas urgências e emergências. Abordagem da família nas unidades de atendimento às urgências e emergências, principalmente na possibilidade de doação de órgãos

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      Fundamentos da pesquisa. Diretrizes para análise, leitura e interpretação de textos. Tipos de pesquisa. Etapas preliminares do processo de pesquisa. Questão norteadora. Revisão da literatura. Planejamento de pesquisa. Coleta e análise dos dados. Rigor metodológico. Elaboração do relatório de pesquisa. A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Seminários Avançados

      Elaboração e implementação de um projeto de trabalho - pesquisa - na Unidade de Emergência.

      Carga horária: 45
    • Urgências e Emergências Cardiovasculares

      Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Distúrbios Cardiovasculares em situações de urgências e emergências: Insuficiência Cardíaca. Manejo inicial das síndromes coronarianas agudas. Taquiarritmias. Fibrilação atrial. Eletrocardiograma e a Análise das Arritmias Cardíacas. Angina instável e dor torácica. Urgências e emergências hipertensivas. Infarto Agudo do Miocárdio. Diagnósticos e tratamentos nos distúrbios Cardiovasculares.

      Carga horária: 15
    • Urgências e Emergências Ginecológicas e Obstétricas

      Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes. Mortalidade materna. Manejo das complicações na gestação, parto e puerpério. Parto de emergência.

      Carga horária: 15
    • Urgências e Emergências Neurológicas

      Fisiopatologia e conduta terapêutica nos quadros de neurotrauma. Métodos de investigação diagnóstica, tratamento em situações de emergência que acometem o sistema neurológico – isquemia cerebral, hemorragia cerebral, cefaléia, coma, convulsões, TCE, lesão medular.

      Carga horária: 15
    • Urgências e Emergências Psiquiátricas

      Epidemiologia, diagnóstico e tratamento em situações de emergências psiquiátricas - delirium, agressividade e agitação psicomotora, risco de suicídio. Abordagem ético-legal e social das emergências e manejo de vítimas de violência sexual.

      Carga horária: 15
    • Urgências e Emergências Respiratórias II

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de fazer a Pós-graduação em Urgência e Emergência e gostaria de saber qual é a forma de pagamento, e os documentos que preciso para faze a matricula. "

Danielli para Pós-graduação em Urgência e Emergência

Mato Grosso do Sul

"Gostaria de saber como faz para fazer uma Pós-graduação em Urgência e Emergência com vocês. "

Lisiane para Pós-graduação em Urgência e Emergência

Paraná

"Olá gostaria de saber se este ano tem pós-graduação em urgência e emergência pois terminei minha faculdade agora em enfermagem e gostaria muito em fazer a Pós-graduação em Urgência e Emergência. Qual outras pós vocês oferecem e qual o valor? "

Marcia para Pós-graduação em Urgência e Emergência

São Paulo

"Gostaria de obter maiores informações sobre a Pós-graduação em Urgência e Emergência e qual a durabilidade do curso e seus valores."

Juliana para Pós-graduação em Urgência e Emergência

Paraná

Outro curso relacionado com urgências médicas e sanitárias

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |