Pós-Graduação em História Contemporânea

Solicite informação sem compromisso UCAM - Universidade Candido Mendes

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em História Contemporânea

  • Modalidade
    A Pós-Graduação Lato Sensu em História Contemporânea conta com modalidade presencial.
  • Duração
    O total de horas a serem cursados é de 360 que se cursam aos sábados.
  • Certificado oficial
    Especialista em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes.
  • Considerações
    A História Contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos dias atuais, está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores. A Pós-Graduação Lato Sensu em História Contemporânea da Universidade Cândido Mendes possui um corpo docente renomado formado por excelentes professores e pesquisadores que são em sua grande maioria Doutores e Doutorandos.
  • Dirigido a
    Esta pós-Graduação está orientada a pessoas formadas em um curso superior que tenham interesse sobre este assunto.
  • Área de atuação
    O profissional poderá atuar na área de Educação, principalmente da docência.

Comentários sobre Pós-Graduação em História Contemporânea - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    Aperfeiçoar a formação dos professores do ensino médio e fundamental, de profissionais liberais, funcionários civis e militares, profissionais de comunicação, em temas de História Contemporânea e, especialmente, em temas de História do Tempo Presente. Contribuir para a formação de olhares brasileiros sobre estes assuntos. Suscitar vocações de pesquisa em História Contemporânea.
  • Dirigido a
    Portadores de diploma de curso superior, especialmente graduados nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, professores das redes pública e privada, profissionais liberais, funcionários civis e militares, profissionais de comunicação.
  • Conteúdo
    ESTRUTURA CURRICULAR
    O curso está dividido em 3 disciplinas autônomas, cada uma subdividida em três módulos de 32 h/a, um módulo de metodologia científica de 32 h/a e um módulo de atividades programadas.

    Modernidades Liberais, Revoluções e Guerras:

    As revoluções atlânticas (americana e francesa), as matrizes da modernidade liberal e as modernidades alternativas: o caso russo. Os casos alemão e japonês. O triunfo da modernidade capitalista - resistência e alternativas revolucionárias e conservadoras - séculos XIX e XX: As grandes revoluções industriais e a expansão capitalista no mundo: Ásia, mundo muçulmano e África subsaariana. As revoluções plebéias (1830-1848-1871): utopias socialistas e propostas anarquistas. As revoluções conservadoras I: corporativismo e fascismo. As revoluções conservadoras II: nazismo. Problemas da guerra e da paz: História das Relações Internacionais e a questão da guerra. Os problemas da guerra e da paz. A Iª Grande Guerra. A IIª Guerra Mundial.

    As Modernidades Alternativas e a Revolução Científico-Tecnológica:

    As tradições socialistas e as revoluções socialistas - sécs. XIX e XX: A AIT e a Internacional Socialista. As revoluções russas e o socialismo soviético. A revolução chinesa. A revolução cubana. As alternativas terceiro-mundistas: O nacionalestatismo nas Américas ao sul do Rio Grande: México, Brasil e Argentina. As guerras revolucionárias e o nacionalismo na Ásia: Bandung. O nacionalismo árabe: Egito, Líbia e Iraque. Lutas de libertação e Estados nacionais na África Subsaariana. A revolução científico-tecnológica e o século XXI: A União Européia e a nova Ordem Mundial - política, economia e sociedade. A RCT e a mudança dos paradigmas: o caso africano. A China e a nova Ordem Internacional. A implosão do sistema soviético.

    Cinema, Literatura & História:
    O século XX: o século da revolução feminina: I. O feminismo no século XIX. As precursoras; II. O feminismo no século XX até os anos 60; III. A explosão do movimento feminista nos anos 60; IV. O feminismo nas Américas ao sul do Rio Grande, África e Ásia. Cinema & História: I. Cinema e história contemporânea - questões metodológicas; II. Usos do passado no cinema; III. Cinema, guerras e revoluções no mundo contemporâneo; IV. Cinema e política na América Latina. Literatura & História. Séculos XIX e XX: Literatura e modernidade burguesa; Literatura e rejeição da modernida de burguesa; Literatura e revoluções; Literatura e o mundo pós-utopias.

    Metodologia Científica

    Atividades Programadas:

    A elaboração de trabalhados acadêmicos e da monografia de fim de curso. A questão do objeto: relevância e recorte. Métodos e referências teóricas: a história econômica, a história política, a história cultural. A formulação de roteiros e o debate de capítulos esboçados. A promoção de intercâmbios acadêmicos.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter informações (horários, preços, seleções e grade curricular além dos professores) dos cursos de pós graduação latu sensu e se possível de mestrado em história contemporânea com ênfase nos períodos da 1a e 2a guerras mundiais e do contexto sócio-político e econômico mundiais da atualidade."

Monica para Pós-Graduação em História Contemporânea

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |