FFSD - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia

Información


NOSSA HISTÓRIA

Faculdade Santa Dorotéia

Esta Instituição de Ensino Superior é marcada por uma história extremamente singular. De 1956 a 1966, a atual Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia constituiu-se no Departamento Feminino da Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, Faculdade fundada pela Companhia de Jesus, em Nova Friburgo, com sede no seu tradicional Colégio Anchieta. A convite dos Padres Jesuítas, as Irmãs da Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Província Sul, estando como Provincial a Irmã Angelina de Magalhães Carvalho, dispuseram-se a participar do trabalho universitário em Nova Friburgo. Os padres Jesuítas e as Irmãs de Santa Dorotéia foram os pioneiros do Ensino Superior nesta cidade do Estado do Rio de Janeiro. As Irmãs Dorotéias colocaram, então, em disponibilidade algumas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores e o novo prédio, construído à Rua Monsenhor Miranda, nº 86, para que nesses espaços funcionasse o então designado Departamento Feminino da Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira.

Em 1965, através do processo nº 65.299/65, aprovado pelo Parecer nº 230/66 da Câmara de Ensino Superior –2º Grupo - a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira obteve aprovação ministerial para transferir sua sede de Nova Friburgo –RJ, para o km 26 da Via Anhangüera, em São Paulo. O seu Departamento Feminino, que adquirira corpo e funcionava em prédio distinto, recebeu um novo destino: permaneceu, em Nova Friburgo, aberto para receber alunos de ambos os sexos, e ficou confiado à Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Província Sul, sob a responsabilidade administrativa da Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, à qual continuaria a pertencer como um simples Departamento, até que conquistasse e legalizasse sua autonomia junto ao Ministério da Educação, como uma nova Instituição de Ensino Superior. Esta autonomia foi obtida através do Decreto nº 60.928 de 03/07/1967, publicado no Diário Oficial da União em 05/07/1967, e deu origem à FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA, tendo como sua primeira Diretora, a Irmã Sania Cosmelli.

Esta Faculdade, que se oficializou com o citado Decreto permanece até hoje, confirmando com tenacidade e correção sua experiência na área Educacional.

Dentre Os Centros Educacionais Mantidos pela Congregação de Santa Dorotéia do Brasil, destaca-se a Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, como Instituição de Ensino Superior Consagrada “à Investigação, ao Ensino e à Formação dos Estudantes, livremente reunidos com os seus Mestres no mesmo Saber ”.

A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia vem sendo, ao longo dos anos, um grande centro disseminador da cultura. É espaço de possível formaçã do intelectual orgânico, ou seja, do intelectual que coloca seu saber a serviço das causas populares, em contraposição à visão de Universidade como mera ascensão social. A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia conta com o crescente respeito da comunidade local, estadual e nacional, por sua postura ética e pela qualidade de seus serviços à Educação, movida pelos grandes ideais humanos e cristãos que inspiram sua Prática Pedagógica e seu compromisso com a construção de uma Sociedade Nova, Justa e Fraterna.

Identidade

A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia é uma Instituição Particular de Ensino Superior que trabalha conscientemente, para construir a sociedade como um espaço vital que possibilite a vivência fraterna, o exercício da cidadania, do diálogo, da busca da verdade, da partilha de bens, da participação nas decisões político-econômico-sociais, da luta contínua de resgate dos verdadeiros valores e Princípios Evangélicos. A F.F.S.D. quer uma sociedade justa, democrática, comprometida com o bem comum, onde a pessoa humana é valorizada na sua diversidade, na sua condição de sujeito, agente da própria história e da história da humanidade. Uma sociedade que priorize a educação como força transformadora do processo histórico, no qual o homem está inserido; uma educação conforme os ideais de Santa Paula Frassinetti, regida pela via do coração e do amor, que inspire atitudes de suavidade e firmeza, espírito de família, solidariedade, cooperação e acolhimento ao outro.

Nessa perspectiva, valoriza-se a família como instituição básica, onde homens e mulheres se irmanam, se reconhecem filhos do mesmo Pai, que os ama e os envia à convivência de uma família verdadeiramente cristã, em que o amor é o centro, e a felicidade, uma constante.

O ideal de educação da F.F.S.D. identifica-se com a educação evangélico-libertadora e retoma, hoje, com “novo vigor, a opção pela justiça, com criatividade e audácia evangélicas para ser presença nas novas pobrezas e vazios vitais, com particular incidência no mundo dos jovens e da mulher”.(Conselho Geral XVIII da Congregação de Santa Dorotéia).

A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia integra a Igreja peregrina, aquela que caminha junto com o povo nas suas buscas, angústias e lutas diárias; aquela que se propõe a implantar o Reino anunciado por Jesus Cristo: aberta ao novo; transformadora e comprometida com as causas sociais; defensora de uma sociedade que gera vida; consciente de seus direitos e deveres, testemunhando a verdade nas suas ações pastorais; inserida no contexto atual; influenciadora dos rumos de uma nova história, para este novo milênio.

Esta Instituição de Ensino Superior compromete-se permanentemente com a construção do homem situado na sociedade e na Igreja. Este homem que a F.F.S.D. quer formar caracteriza-se pelo SER, colocando-se a serviço da convivência fraterna. Ele valoriza o TER como uma condição fundamental para a sobrevivência digna, mas repudia a ganância que gera a competição férrea e desenfreada e o aniquilamento do outro. Este homem, pensado e educado pela F.F.S.D. é uma pessoa aberta ao transcendente, em constante busca do sentido da sua vida e da sua verdadeira realização pessoal. É um ser de esperança, que acredita em um futuro construído a partir da luta conjunta pela criação do Reino de Deus, na terra.

Opiniões

4.5
93%
Professores
90%
Atendimento ao aluno
90%
Programa de ensino
88%
Material
88%
Instalações
Luiz Lontra

Recomendo a FFSD, a todos que estejam cursando ou pretendem fazer algum curso. A FFSD é sem sombra de dúvida uma das melhores Faculdade da nossa Região.

Graduação em Matemática

Marilda Casalechi

A FFSD busca passar para seus alunos um ensino de qualidade, com muita seriedade e competência, visando o crescimento pessoal, cultural e profissional de seus alunos.

Graduação em Letras

Suzana Massena

Um curso muito bom e que nos prepara para o mercado de trabalho.

Graduação em Pedagogia

João Paulo Alves Filho

Um curso que me fez vencer.

Graduação em Matemática

Jeanayna do Carmo Dias

Excelente faculdade.

Graduação em Pedagogia

Histórico de cursos de FFSD - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia: