FAFEM - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa

Información


Corpo docente


Ao final de 2006 as FAFEM possuíam 44% de professores mestres e doutores, hoje são 75% de professores mestres e doutores, com chances reais de se atingir 80% de mestres e doutores em 2011 com a conclusão de mestrado em andamento de alguns professores. A melhoria da titulação docente em cada curso também foi significativa neste período, a saber:

Ciência da Computação: no início de 2007: 36% de mestres e doutores; em 2010: 78% de mestres e doutores.

Ciências Contábeis:
no início de 2007: 67% de mestres e doutores; em 2010: 76% de mestres e doutores.

Administração: no início de 2007: 57% de mestres e doutores; em 2010: 76% de mestres e doutores.

Pedagogia: no início de 2007: 54% de mestres e doutores; em 2010: 75% de mestres e doutores.

Letras: no início de 2008: 72% de mestres e doutores; em 2010: 83% de mestres e doutores.

Além da política de aprimoramento do perfil docente no que tange à titulação, a Instituição vem se esforçando para possibilitar maior envolvimento docente junto à Instituição e hoje conta com professores com regime parcial e integral que estão à frente da coordenação dos cursos, da coordenação de extensão ou de projetos de extensão e de pesquisa.

No âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão também são significativos os avanços, como a criação da coordenação de extensão em 2008, e institucionalização definitiva desta na Instituição, desenvolvendo novos programas e atividades, bem como os investimentos em novas tecnologias que aprimoraram, ampliaram e diversificaram os serviços de apoio ao aluno como a rede Wireless em todo o campus, o NEAD - Núcleo de Apoio Didático desenvolvido no sistema moodle, a Central de Coordenação de Estágio - CCE, um sistema informatizado gestor do estágio, a reativação da Empresa Junior - sob a nova denominação de EMPREM, o desenvolvimento de uma política de atualização e ampliação do acervo da biblioteca, novos laboratórios, novas sistematizações de acompanhamento pedagógico, entre outros.

Neste início de século, as FAFEM estão atentas às mudanças sentidas na sociedade como um todo, bem como ao fato de que as relações entre as pessoas e organizações avançam de modo célere e contínuo. Decorrem de tais mudanças, novas demandas e potencialidades a serem desenvolvidas e, para tanto, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em funcionamento estão sendo reformulados.

Os desafios irão exigir sensibilidade e capacidade de envolver novos grupos sociais preocupados com as atividades culturais e educacionais e motivados por elas. Tais desafios e objetivos exigem alianças estratégicas, indispensáveis em decorrência da competição e da preocupação com a busca da eficácia e eficiência. Tais alianças devem ser norteadas, conforme destacado nos anais da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, realizado em Paris no ano de 1998, "por princípios de solidariedade e não de relações de dominação de instituições mais poderosas sobre as mais fracas. Cada parceiro tem riquezas não somente materiais e as partilha, com uma preocupação de complementaridade e de busca recíproca de eqüidade e qualidade".

Opiniões

4
80%
Professores
80%
Atendimento ao aluno
80%
Programa de ensino
80%
Material
80%
Instalações
Margarida Amaral

Minha formação de qualidade se deu á partir de minha interação com o corpo docente, que é bem preparado, o que me dá condições de exercer minha profissão com conhecimento significativo e de qualidade.

Graduação em Pedagogia

Maria Lucia Boaventura

Este curso de pedagogia me instruiu demais porque estou na área há 15 anos. Durante os 3 anos de estudo, trabalhamos com muita xerox e livros. Adorei cursar pedagogia.

Graduação em Pedagogia

Histórico de cursos de FAFEM - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa: