Especialização em Marketing

Solicitar informações

Análise do educedu

Daniela Nogueira

Especialização em Marketing

  • Modalidade Os estudos do curso de Especialização em Marketing são semanais, realizados no Campus da PUCPR em Curitiba.
  • Duração O programa da curso de Especialização em Marketing tem 390 horas de estudos previstas.
  • Certificado oficial Especialista em Marketing.
  • Considerações A Especialização em Marketing oferecida pela PUCPR tem como objetivo formar profissionais que possam desenvolver estratégias de planejamento e gestão de mercados de acordo com técnicas de Marketing que abrangem questões sociais, comunicativas e mercadológicas. A PUCPR é considerada uma das melhores universidades do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas.
  • Dirigido a A Especialização em Marketing é dirigida a profissionais graduados interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Marketing.
  • Área de atuação O especialista em Marketing pode trabalhar em empresas de vários setores. Entre os maiores empregadores atualmente está o setor hoteleiro e de diversões.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Especialização em Marketing

  • Practicas Não
  • Titulação Especialista em Marketing
  • Conteúdo Proposta
    O Curso de Especialização em Marketing proporciona aos seus participantes o desenvolvimento de uma visão sistêmica do processo de planejamento, implementação e controle das atividades mercadológicas nos mais variados tipos de organizações, utilizando perspectivas modernas de marketing integrado, socialmente responsável e de relacionamento. Todos os Cursos de Especialização da Escola de Negócios PUCPR respeitam uma mesma estrutura com três grandes Núcleos, alinhados aos modernos conceitos e ferramentas de gestão. Um Núcleo de Formação Específica (NFE), formado por oito disciplinas de 30 h/a cada e três disciplinas de 15 h/a cada, um Núcleo Institucional (NI) com uma disciplinas de 15 h/a e um Núcleo de Formação Geral (NFG) com cinco disciplinas, sendo duas de 30 h/a cada e três com 15h/a. Cada Núcleo tem por objetivo:  NFE - desenvolver competências na área de formação do Curso  NFI - desenvolver competências relacionadas à ética;  NFG - desenvolver competências transversais à área da Administração, por meio do aprendizado de estratégia empresarial e de habilidades gerenciais. As disciplinas comuns a mais de um Curso poderão ser compartilhadas entre turmas de Cursos diferentes, oferecendo ao aluno a oportunidade de trocar experiências com profissionais das mais diferentes áreas de formação. Durante o período de desenvolvimento do curso, a Escola de Negócios da PUCPR oferece um conjunto de atividades complementares que tem por objetivo ampliar as experiências teóricas e práticas a serem adquiridas. São elas:  Mini-cursos, na modalidade a distância, existentes na plataforma de EaD (Eureka) da PUCPR.  Palestras com empresários, executivos e profissionais de notoriedade nacional e internacional sobre temas emergentes.


    Público

    Profissionais de nível superior interessados em desenvolver e aprimorar as competências e habilidades necessárias ao desempenho de atividades de marketing nas mais diversas organizações.

    Ensalamento: Sala 214 - CCSA (Bloco Laranja)

    Local


    Campus Curitiba - Prado Velho

    Dias e horários

    Segunda-feira (eventualmente) - 19h00min às 23h00min
    Terça-feira (eventualmente) - 19h00min às 23h00min
    Quarta-feira - 19h00min às 23h00min
    Quinta-feira - 19h00min às 23h00min


    Periodicidade


    Semanal

    Carga Horária

    390 horas

    Vagas

    40

    Disciplinas
    • BUSINESS GAME

      Neste módulo serão abordados os seguintes temas: Gestão integrada: - estratégia, marketing, operações, pessoas e finanças; em ambiente competitivo. Influências do ambiente externo (aspectos econômicos e tecnológicos e forças de Porter) no processo de gestão.

      Carga horária: 15
    • Canais de Marketing e Gestão de Varejo

      Estratégia de distribuição no ambiente altamente competitivo; a distribuição como agregador de valor ao público-alvo; membros do canal de distribuição; operadores logísticos, broker e facilitadores no canal de distribuição; conflitos versus competição; avaliação dos membros. O varejo no Brasil e no mundo; o marketing mix no varejo; apresentação de loja; merchandising; vitrinismo; varejo temático; comunicação no varejo; layout de ponto de venda; preços; localização comercial; shopping center e lojas de rua; indicadores de desempenho; sistemas de informação de varejo; tecnologia da informação aplicada ao varejo.

      Carga horária: 30
    • Comportamento do Consumidor

      Comportamento do Consumidor: Conceitos, Fundamentos e Perspectivas de Análise; Compreendendo o Comportamento do Consumidor; Processo de Compra: Reconhecimento do Problema, Busca de Informação, Avaliação de Alternativas, Compra, Consumo, Safisfação e lealdade do consumidor. Fatores influenciadores e determinantes: características individuais e ambientais. Segmentação de mercado.

      Carga horária: 30
    • Comunicação Integrada

      O valor da percepção. Processamento de informações pelo ser humano. A formação de conceitos. Comunicação de marketing e construção de marcas. Ferramentas de comunicação: relações públicas, publicidade e propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, marketing eletrônico. Meios e evolução dos meios. Planejamento de comunicação de marketing. O contexto atual da comunicação de marketing.

      Carga horária: 15
    • Estratégia Empresarial

      Origem da estratégia. Mudança e impacto nas empresas e necessidade respostas às influências. Conceitos: 5p´s do Mintzberg evidenciando perspectivas diferentes sobre estratégia. Níveis da Estratégia: corporativa, de negócios e funcionais. Ferramentas de análise estratégica: análise da indústria e análise de portfólio. Análise de Recursos Capacidades e Competências (Resource Based View) e vantagem competitiva. Análise da Cadeia de Valor.

      Carga horária: 30
    • Etica

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Gestão da Força de Vendas

      O papel das vendas no mix de marketing; processo da venda de relacionamento; planejamento da força de vendas; objetivos, estratégias, estrutura, tamanho e remuneração da força de vendas; gerenciamento da força de vendas; motivação, treinamento, liderança e avaliação de profissionais de vendas; questões éticas, sociais e legais de vendas.

      Carga horária: 15
    • Gestão de Custos e Formação de Preços em Marketing

      Análise dos componentes econômicos, financeiros e mercadológicos dos preços de bens e serviços. Estabelecimento da política e determinação de preços: Seleção de objetivos da determinação de preços; Determinação da demanda; Estimativa de custos; Análise de custos, preço e oferta dos concorrentes; Seleço de métodos de determinação de preços; Seleção do preço final.

      Carga horária: 30
    • Gestão dos Produtos, Serviços e Marcas

      Níveis de produto; Tipologia de produtos; Atributos, custos, benefícios e valor; Composto e linha de produtos; Ciclo de vida; Desenvolvimento de novos produtos; Características dos serviços; Qualidade em serviços; Recuperação de serviços; Brand equity; Elementos de marca; Estratégias de marca.

      Carga horária: 30
    • Habilidades Gerenciais

      Alinhamento Estratégico. Competências organizacionais e competências pessoais. Níveis do Comportamento. Gestão da Influência, do poder e da autoridade. Papéis do líder e da equipe. Processos de comunicação e gestão participativa. Processos de negociação de gestão de conflitos.

      Carga horária: 30
    • Marketing de Relacionamento

      A evolução do marketing: do marketing direto ao marketing de relacionamento. CRM – Customer Relationship Management. Envolvimento, Comprometimento, Satisfação, Fidelização e Lealdade.

      Carga horária: 15
    • Marketing Eletrônico e Novas Mídias

      Introdução aos Recursos de Marketing Eletrônico; Marketing Tradicional versus marketing virtual; Planejamento de Marketing para atividades On-Line; Ferramentas de Marketing Eletrônico e novas mídias; Implementação do Marketing eletrônico e novas mídias; O Futuro dos Recursos de Marketing Eletrônico.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Planejamento Estratégico de Marketing

      Gestão estratégica orientada para o mercado; Processo de planejamento de marketing; Análise de portfólio; Análise setorial: concorrentes, clientes e outros stakeholders; Determinação de objetivos e estratégias de marketing; Segmentação de Mercado; Posicionamento competitivo; Plano de marketing; Decisões sobre o mix de marketing; Auditoria e Métricas de Marketing.

      Carga horária: 30
    • Princípios de Marketing

      Conceitos e definições essenciais à gestão de marketing; Histórico do marketing; Orientação para o Mercado; Marketing Mix; Tendências para o Marketing na Era do Conhecimento.

      Carga horária: 30
    • Sistema de Informações de Marketing e Pesquisa de Mercado

      Importância do sistema de informações de marketing; componentes do sistema de informações de marketing; informações úteis para o sistema de informações de marketing; definição e abordagem do problema de pesquisa; design de pesquisa; dados secundários e dados primários; elaboração de instrumentos de coleta de dados; população e amostragem; análise e apresentação de resultados.

      Carga horária: 30
    • Vivências Empresariais junto à Natureza
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Quero informações sobre cursos voltados para Especialização em Marketing, inclusive valores e formas de pagamento. Eu gostaria muito de saber se existe a possibilidade de conseguir uma bolsa, devo salientar que se trata de pós-graduação. "

Fernanda para Especialização em Marketing

Paraná

"Gostaria de saber quando abrirá vaga deste curso, e gostaria que me enviassem cursos diversos em marketing e negócios, preferencialmente que as aulas sejam no sábado. "

José para Especialização em Marketing

Paraná

"Eu estou buscando opções para especialização em marketing próximas a minha cidade e gostaria de saber mais sobre o curso oferecido pela Puc. "

Jackson para Especialização em Marketing

Santa Catarina

Outro curso relacionado com marketing