Pós-Graduação EAD em Docência no Ensino Superior

Solicitar informações

Pós-Graduação EAD em Docência no Ensino Superior

  • Conteúdo Pós-Graduação EAD em Docência no Ensino Superior.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.


    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Docência no Ensino Superior visa preparar profissionais para o atendimento a alunos que e desempenharão a função de tutor na educação a distância e docente na educação superior.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?


               1 Docência e Práticas no Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    A Didática no Contexto do Ensino Superior; Necessidade de se Aprender a Didática; Princípios Didáticos; O Ensino na Educação Superior; A Qualidade do Ensino Superior; A Qualidade do Ensino da Universidade na Primeira Década do Século XXI; Organização da Prática Pedagógica em Sala de Aula e as TICS; As Práticas de Ensino na Educação Superior; Tecnologias de Computador.


               2 Avaliação Institucional  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da Qualidade da Educação; Os Princípios e Critérios que Devem Apoiar a Avaliação da Qualidade da Educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação Institucional e sua Importância no Ensino Superior; A Importância da Avaliação Institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem no Âmbito da Educação Superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação.


               3 Docência e Tutoria - Formas de mediação  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Formas de Tutorias Existentes; Tutoria Educativa; Tipos de Tutorias Existentes; Mapa Conceitual e Sala de Aula Invertida; Mapas Conceituais e seus Conceitos e Aplicações; Considerações Importantes sobre a Sala de Aula Invertida; O Ensino EAD e a Tutoria; O Tutor EAD e suas Funções.


               4 Estratégias Didáticas e Práticas de Ensino  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências.


               5 Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.


               6 Política e Gestão da Educação Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos e Concepções de Universidade; O Conceito de Universidade; O que é Feito na Universidade?; Gestão Universitária e Inovação; Inovação Docente e o Uso das TICs na Gestão Universitária; Os Processos da Inovação Educacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização; Estudos de Pós-Graduação e a Pesquisa; O Processo de Internacionalização.


               7 Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma Breve Contextualização das Psicologias Sociais e do Desenvolvimento às outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Liderança nas Organizações Comunicação Interpessoal nas Organizações; Trabalho em Equipe; Gestão de Conflitos; Conceitos e Causas de Conflito; Formas, Estratégias e Táticas de Negociação; Ética Profissional; Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; A Conduta Ética de um Profissional; Código de Ética Profissional.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com ensino superior

  • Especialização em Docência do Ensino Superior

  • Centro: UNIEURO - Centro Universitário
  • Solicitar informações
  • Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior

  • Centro: ABEU - Associação Brasileira de Ensino Integrado
  • Solicitar informações
  • Pós-Graduação em Educação a Distância

  • Centro: Instituto de Formação Executiva do Centro Oeste - INCO
  • Solicitar informações
  • Pós-Graduação em Docência da Língua Inglesa

  • Centro: Instituto de Formação Executiva do Centro Oeste - INCO
  • Solicitar informações
  • Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

  • Centro: Instituto de Formação Executiva do Centro Oeste - INCO
  • Solicitar informações
  • Pós-graduação em Docência no Ensino Superior

  • Centro: Universidade Salgado de Oliveira - Belo Horizonte
  • Solicitar informações
  • Pós-Graduação em Docência Universitária

  • Centro: Uniaraxá - Centro Universitário
  • Solicitar informações