Pós-graduação em Orientação Educacional: Teoria e Prática

Solicitar informações

Pós-graduação em Orientação Educacional: Teoria e Prática

  • Conteúdo Promoção: 20% de desconto no preço das mensalidades + curso de inglês básico on-line até 29/04/2016.


    Pós-graduação em Orientação Educacional: Teoria e Prática.

    Ato Legal: Este curso segue a Resolução n° 1 de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.


    Apresentação:

    A Profissão

    O profissional de Orientação Educacional é o responsável em acompanhar o educando, individualmente ou em grupo, em seu ambiente escolar, visando o desenvolvimento integral de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício profissional com experiência prática.

     
    Campo de Atuação.

    O orientador educacional atua mais na dimensão humana, orientando e elaborando estratégias de ações educacionais e na formação integral do aluno junto à escola e a comunidade escolar.

    Compete ao Orientador Educacional: implantar o Serviço de Orientação Educacional na escola; realizar sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando; acompanhar os alunos que necessitam atendimento especial; emitir pareceres sobre matéria concernente à Orientação Educacional; participar no processo de identificação e das características básicas da comunidade escolar. Em geral, tem a função de atuar junto às escolas das redes pública e particular de ensino e como representante legal e administrativo da instituição.

     
    Funcionamento do Curso.

    Este curso de pós-graduação latu sensu é composto por 12 disciplinas organizadas em 4 módulos:

    Módulo Fundamental: é composto por 4 disciplinas com pertinência e formação geral sobre a área do curso. São apresentados os fundamentos metodológicos, pedagógicos e histórico-social da Educação – 160 horas.

    Módulo Específico: refere-se a parte diversifica e composta por 6 disciplinas que contempla a formação do profissional da área de Orientação Educacional - Teoria e Prátiva - 240 horas.

    Módulo Relatório de Estágio: são atividades de aprendizagem profissional e cultural que proporcionam ao estudante situações reais de trabalho na área de Deficiência Intelectual – 100 horas.

    Módulo TCC: é organizado para acompanhar os alunos no processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 40 horas.


    O curso de Orientação Educacional :  – Teoria e Prática é apresentado na Modalidade ON-LINE e SEMI-PRESENCIAL:

    MODALIDADE ON-LINE.

    Na modalidade ON-LINE os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para apresentar o relatório de estágio e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Presencial do Curso.

    Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Plataforma Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente.


    MODALIDADE SEMIPRESENCIAL.

    Na modalidade semipresencial os estudos são desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses: 10 meses para os estudos das disciplinas e realização das avaliações nos encontros presenciais (1 encontro por mês) e 2 meses para apresentar o relatório de estágio e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor.

    Os dias dos encontros presenciais são definidos pelas instituições parceiras e o cronograma de cada turma fica disponível na Plataforma Virtual de Aprendizagem.


    Matriz Curricular:
        
    Educação a Distância e Métodos de Autoaprendizado - 40 horas
    Metodologia do Ensino Superior - 40 horas
    Metodologia do Trabalho Científico - 40 horas
    Competências Profissionais no Mundo Moderno - 40 horas
    Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - 40 horas
    Orientação Educacional - 40 horas
    Educação Especial e Inclusão Escolar - 40 horas
    Dificuldades de Aprendizagem - 40 horas
    Educação em Direitos Humanos na Educação Básica - 40 horas
    Relações Interpessoais e Ética Profissional - 40 horas
    Relatório de Estágio - 100 horas
    Monografia/TCC - 40 horas

    TOTAL:     540 horas


    Objetivo do Curso:
        
    Capacitar profissionais de Orientação Educacional para que possam atuar de forma competente em diferentes áreas educacionais, por meio de processos que instiguem a reflexão e ação no contexto escolar. Além disso, o curso visa desenvolver um trabalho integrado com a comunidade, a partir dos elementos teóricos e práticos da área da Orientação Educacional. Também propicia estar em contato com a realidade profissional em que irá atuar, para conhecê-la e desenvolver competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.


    Público Alvo:
        
    Este curso destina-se a pedagogos e a profissionais licenciados na área educacional ou áreas afins que tenham interesse em se especializar em Orientação Educacional para atuarem na educação básica.

Outro curso relacionado com orientação educativa