Bacharelado em Direito

Solicite informação sem compromisso Faculdade Quirinópolis - FAQUI

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Bacharelado em Direito - Presencial - Quirinópolis - Goiás Estado

  • Conteúdo
    Bacharelado em Direito.

    Nos dias atuais, o mundo do trabalho vem sendo marcado por tensões conjunturais e por uma dinamicidade decorrente das mudanças ocorridas no cenário socioeconômico. Nesse cenário, a formação profissional deve ser alicerçada pela busca do essencial, pela defesa dos direitos dos cidadãos, para ações que nos tornem mais humanos, que fortaleçam as nossas convicções morais e sociais: distingam-nos como seres éticos e que respeitem a diversidade do ser. A Faculdade Quirinópolis foi fundada para consolidar-se nos pilares do conhecimento da condição humana, da identidade, da persistência, da compreensão, da ética e, empenhada em desenvolver novos saberes, um laboratório de vida democrática voltado à formação de profissionais qualificados para o exercício da profissão abraçada.

    Abalizando princípios e normas aplicáveis a essa nova dimensão do ensino, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20/12/96) ressalta que o Ensino Superior, além de formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inclusão em setores profissionais e participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando na sua formação acadêmica continuada, tem outras finalidades: “estímulo à criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”; o incentivo do “trabalho de iniciação e investigação científica”; a promoção de “extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural, da iniciação científica e tecnológica geradas na instituição”, provocando a aspiração constante de aperfeiçoamento cultural e profissional.

    O desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo faz parte do projeto resultando numa nova consciência decorrente da adoção de uma postura que impõe a reflexão crítica, adotada como metodologia básica do ensino, estimulando o raciocínio criativo, que abandona os modelos e soluções prontas, incrementando a consciência dos vários papéis que o direito, como elemento transformador, deve desempenhar na sociedade. O Direito não é um dado posto, com regras previamente estabelecidas, à disposição de uma interpretação literal, mas o perfilhamento de um desafio capaz de projetar o diálogo entre a mera exegese e o rearranjo social dos modelos jurídicos tradicionalmente eleitos ante as transformações do mundo contemporâneo, que altera clássicos conceitos e formas universalmente adotadas na área jurídica.

    A guisa desse processo de evolução de aprendizagem do Ensino Jurídico, o Curso de Direito da FAQUI, preocupado com a formação do profissional do futuro, está atento às modificações e ao desenvolvimento da educação jurídica, implementando um currículo atual, flexível e adequado à realidade local, regional, nacional e mundial. Está direcionada a um novo fluxograma que possibilitará a melhora na fixação do perfil desejado de seus egressos, de flexibilização da matriz curricular, de definição da sua iniciação científica, da organização do Núcleo de Prática Real e Simulada e do trabalho de curso. É oportuno destacar, ainda, a importância dos cursos jurídicos para todos os aspectos da vida social brasileira e, em especial, a sua contribuição para a abertura do sistema universitário. A reforma do ensino jurídico faz-se necessária ao propósito de alcançar a formação do bacharel nos moldes desejados pelas Instituições de Ensino e pela comunidade acadêmica, tendo como objetivo a prestação jurisdicional de qualidade e a formação do cientista jurídico.

    A partir de tais análises, operacionalizou-se a construção do Projeto Pedagógico, por meio de sugestões da comunidade acadêmica, com a colaboração de dirigentes, a direção do curso, professores, alunos, entidades relacionadas ao ensino jurídico e associações de advogados, promotores e magistrados.   Diversas iniciativas foram desenvolvidas para diagnosticar as principais deficiências do Curso, enfatizando os pontos fortes, as tendências do mercado, com o objetivo de propor as linhas mestras para a consecução não só de um novo perfil profissional, mas também estabelecer o novo direcionamento que se quer dar às atividades a serem desenvolvidas.

    Vale frisar que a discussão e a elaboração do Projeto Pedagógico se fizeram em reuniões dos grupos de trabalho, tendo a nova proposta das diretrizes curriculares dos cursos jurídicos, como eixos norteadores do produto de todas as ações desenvolvidas no âmbito de nossa Instituição. O Projeto, entrementes, não possui caráter definitivo e nem poderia, na medida em que deve estar sempre sujeito às necessárias mudanças e ajustes, de forma a atender às novas realidades. Sua implantação, portanto, far-se-á mediante a ação contínua dos autores envolvidos no processo.

    Dados Legais

    Faculdade Quirinópolis
    Centro de Ensino Superior do Sudoeste Goiano Ltda
    Portaria de Funcionamento: Portaria nº 4.272, de 21 de Dezembro de 2004.
    Autorização do Curso de Direito: Portaria nº 1.274, de 10 de julho de 2006.
    Reconhecimento do Curso de Direito: Portaria nº 20, de 12 de março de 2012.


    Identificação do Curso

    Curso Superior de Bacharel em Direito
    Área: Ciências Sociais Aplicadas
    Início: 04/08/2016

    Regime de Matrícula

    Matrícula Periodicidade Letiva Semestral

    Duração/ Período de Integralização

    O Curso de Direito está dimensionado com uma carga horária total de 4.304 horas para serem cumpridas em sua totalidade em dez semestres letivos. Essa carga horária total está assim distribuída:
    • 3.564 horas de carga horária de disciplinas obrigatórias;
    • 400 horas de carga horária de estágio supervisionado;
    • 340 horas de atividades complementares;

    O Curso de Direito tem duração de cinco anos, oferecido em dez semestres. A carga horária total de cada período, por sua vez, também está distribuída nas unidades curriculares de forma variada, porém de maneira equilibrada, garantindo uma boa distribuição dos conteúdos a serem trabalhados. As atividades complementares são desenvolvidas durante todo o Curso de acordo com a regulamentação própria.

    Objetivos do Curso

    Objetivo Geral

    O obstáculo da educação é provavelmente a maior barreira que separa o Brasil de um país economicamente mais maduro, com ascendente igualdade de oportunidades, de rendas e maior estabilidade e integração social. Isso se dá em razão dos problemas ainda constantes de desigualdade social, subemprego e marginalização social.
    A educação é uma condição necessária para o equacionamento que dá suporte às questões de toda ordem, presentes na vida de uma pessoa, entretanto, com uma política social mais fácil de equacionar e conduzir a curto e médio prazo torna-se possível ultrapassar todas as barreiras.
    O desafio maior está na luta por vencer as desigualdades através da projeção de um ensino de qualidade capaz de se tornar um diferencial para a comunidade, para o país e, quiçá para o mundo.
    O Direito é uma ordem subordinada aos princípios éticos e não se pode perder de vista que o Direito tem que ser razoável e justo. Com isso, os objetivos propostos têm o condão de orientar e nortear toda a concepção do curso, principalmente no aspecto curricular e do seu Projeto pedagógico.
    É objetivo da Instituição um novo paradigma de ensino jurídico, adotando novas ideologias com o propósito de uma postura crítico-reflexiva do Direito que permita ao egresso do curso uma compreensão da inserção social do Brasil na economia globalizada, não numa perspectiva passiva e dirigida, de forma ativa e auto conduzida, sempre atenta aos seus interesses nacionalistas impostergáveis, abandonando, com isso, a visão liberal/conservadora.

    De toda sorte, o Curso de Direito deseja:
    • promover a integração Instituição - professor - discente, formando um todo unitário imbuído na busca pelo ensino por excelência, com base no respeito ao ser humano;
    • desenvolver o espírito solidário, de união e esforço comum;
    • oportunizar ao discente uma formação geral e humanística com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida e o desenvolvimento da cidadania, de modo a formar o profissional com as habilidades necessárias para o exercício das profissões do campo jurídico, engajado no contexto histórico e comprometido com o estudo da realidade brasileira, especialmente desta região, com ênfase no senso ético de responsabilidade social;
    • preparar os egressos do curso de Direito para uma compreensão dos textos legais dentro do contexto local, regional e global capacitando-os para as atividades de advocacia judicial e extrajudicial, além das profissões públicas nas três esferas da Federação, tornando-os aptos a desempenharem funções sociais para a democracia, enquanto cidadãos e profissionais comprometidos com os processos de aperfeiçoamento das suas instituições.
    Objetivos Específicos
    • viabilizar a implementação da Resolução CES 09/2004, da LDBEN 9394/96, e demais legislações pertinentes, em sintonia com a identidade e Missão da
    • Faculdade Quirinópolis;
    • desencadear um processo em que educador e educando interajam na construção do conhecimento das ciências jurídicas com assessoria contínua do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e Banca Permanente de Conciliação;
    • incentivar a formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das
    • transformações sociais;
    • desenvolver a conduta ética associada à responsabilidade social e profissional;
    • proporcionar a condição para o desenvolvimento da capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito a partir da constante investigação;
    • propiciar por meio da iniciação científica e extensão condições que o habilite a desenvolver uma produção científica satisfatória e uma maior interação
    • com a comunidade, resguardando a identidade Institucional na práxis didático pedagógico;
    • despertar a consciência crítica no discente por meio do estudo da
    • legislação pertinente, dos textos doutrinários e da jurisprudência a fim de que identifique, analise, interprete e aplique seu próprio conhecimento com responsabilidade e aptidão ao desempenho das funções e cargos nas áreas do direito;
    • propiciar trabalho integrado com a participação ativa de todos os envolvidos no ensino jurídico em diálogo permanente com o órgão da classe e órgãos públicos;
    • participar de atividades abertas de extensão eficazes estabelecendo uma relação entre a instituição - professor - discente - sociedade, de intercâmbio, interação e complementaridade;
    • estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
    • desenvolver o espírito de união e comprometimento por um ensino de qualidade e respeito mútuo entre as pessoas;
    • desenvolver as habilidades de compreensão e elaboração de textos e documentos por meio da leitura de livros, periódicos, doutrinas, pareceres, julgados, com ênfase nos precedentes jurisprudenciais dos tribunais superiores;
    • respeitar a diversidade do ser humano e sua complexidade;
    • conduzir o discente a uma formação profissional, permitindo flexibilidade, interdisciplinaridade e articulação teórica e prática, compreendendo e tornando posse de conteúdos/conhecimentos obrigatórios, formação geral/básica e profissional, sendo sujeito proativo, capaz de contribuir para o desenvolvimento de sua cidade, estado e país.

    Perfil do Egresso

    O profissional formado pela Faculdade Quirinópolis, apresentará um perfil caracterizado por uma sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica tornando profissionais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de trabalhar em equipe, favorecendo a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, conforme Resolução nº 009/2004, do Conselho Nacional de Educação.

    Empenhar-se-á, portanto, em formar bacharéis que busquem:
    • compreender a interdisciplinaridade do Direito, relacionando-o com os problemas humanos, e não apenas como um conjunto de normas;
    • assumir postura inovadora frente ao Direito, para adequá-lo à realidade socioeconômica e tecnológica sempre cambiante;
    • desenvolver estratégias que proporcionem a superação da formação dogmática para pensar os códigos em geral, e não apenas aplicá-los, e ao mesmo tempo compreender juridicamente os fatos sociais;
    • adaptar com sensibilidade e competência o conhecimento jurídico à solução dos problemas humanos novos e àqueles do cotidiano forense;
    • relacionar a ciência do Direito com outras ciências, como forma de resguardar os valores da liberdade, igualdade e justiça no plano do desenvolvimento social e econômico;
    • conscientizar-se de que, além da defesa dos direitos e interesses que lhes são confiados, deverá zelar pelo prestígio de sua categoria profissional, o
    • aperfeiçoamento das instituições de Direito e do que interessa, em geral, à
    • ordem jurídica;
    • contribuir para a adaptação das decisões judiciais às exigências de mudanças da sociedade brasileira;
    • reconhecer a especificidade do nosso desenvolvimento regional e seus problemas específicos, sem descurar dos estaduais, nacionais e globais.
    Responsabilidade Social

    O Bacharel em Direito a ser formado pela Faculdade Quirinópolis deverá estar consciente de que, além da defesa dos direitos e interesses que lhe são confiados, como advogado, procurador, defensor ou membro do Ministério Público, zelará pelo prestígio de sua classe, a dignidade da magistratura, e pelo aperfeiçoamento da ordem jurídica. Para tanto, deve ter sempre presente uma postura alicerçada na ética, na seriedade e no comprometimento com o aprimoramento do bem estar da sociedade em que atua.

    Um dos destaques da Faculdade Quirinópolis diz respeito à sua Missão de Responsabilidade Social.
    O objetivo da IES é assegurar o crescimento sólido da Faculdade Quirinópolis. Para isto pretende-se satisfazer de maneira duradoura e equilibrada, os colaboradores e a comunidade de modo geral, que acolhem suas atividades de ensino, iniciação científica e extensão. Deve-se assim ser constantemente inovadores, criar valores para os acadêmicos por meio da educação continuada, e solidificar as competências, as habilidades, os desempenhos, tendo como meta o desenvolvimento regional sustentável.

    A Faculdade Quirinópolis fixa seu compromisso social através de:
    • Código de Ética;
    • Discentes;
    • Bem estar dos colaboradores;
    • Parceria com a comunidade;
    • Melhoria da qualidade de vida de modo geral;
    • Apoio ao crescimento econômico e social.
    A Faculdade Quirinópolis - FAQUI apresenta 4 pontos de atuação e transformação social:

    1 - Educação:

    Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino
    • Capacitação constante
    • Visitas Técnicas
    • Eventos Consolidados
    • Palestras, shows, oficinas, workshops e peças teatrais
    • Projeto de Interdisciplinaridade
    • Nivelamento: português, informática e Disciplinas de formação.
    • Cursos de extensão
    • Biblioteca
    • Estágios
    2 - Cultura, Esporte e Lazer

    A IES visa dar apoio e sustentabilidade nas seguintes atividades:
    • Artistas Locais
    • Eventos Regionais
    • Jogos internos
    • Eventos beneficentes
    • Contribuição efetiva para com as responsabilidades sociais como: segurança, saúde e bem-estar da comunidade
    3 - Tecnologia

    A Faculdade Quirinópolis entende que a tecnologia deve estar diretamente ligada ao comprometimento com as gerações futuras, neste quesito vale destacar:
    • Projeto de extensão na área da informática voltado para a qualificação da mão-de-obra dos funcionários de outras organizações da Cidade.
    4 - Ação Comunitária:

    Este item é o ponto alto das atividades sociais, desenvolvidos pela  Faculdade Quirinópolis.
    • Natal solidário com distribuição de brinquedos, roupas e calçados;
    • Projeto de distribuição de cestas básicas à famílias carentes;
    • Projeto “Dia da Justiça”, que consiste no atendimento pelos acadêmicos e professores às famílias carentes, em um dia de atendimento nas cidades vizinhas;
    • Projeto com base nos direitos humanos, dando ênfase ao atendimento recebido pelos apenados;
    • Visita ao CIS (Centro de Integração Social) com recreação e atendimento às famílias dos internos com distribuição de cestas básicas, dando ênfase ao ser humano como agente de sua própria transformação;
    • Atendimento à comunidade carente pelos acadêmicos do Curso de Direito através do Núcleo de Práticas Jurídicas.
    • Atendimento de forma indistinta pelos acadêmicos do curso de direito, através da banca permanente de conciliação;
    • Através da FAQUI, a maioria dos seus docentes, discentes funcionários compõem o Corpo de Jurado do Fórum local.
    Prof. Paulo Henrique (Currículo Lattes)

    Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Quirinópolis

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |