Información

ACSP - Aeroclube de São Paulo
 
O Aeroclube de São Paulo (ACSP) não é o Campo de Marte, mas
ele fica dentro dele. São 21 hangares, sendo três deles ocupados pelas 15 aeronaves do ACSP.

O ACSP nasceu em 08 de junho de 1931, com o objetivo de formar Pilotos, Privados e Comerciais que eventualmente poderiam ser chamados para a guerra.

Naquele tempo os aviões disponíveis eram os biplanos Henry.
Loren, francês, e o Bucker, alemão. Como o piloto voava com o rosto direto ao vento, os uniformes daquela época eram: toca de couro, óculos grandes cachecol (para a garganta aguentar os 140 Km/h), e um macacão.

O aeroclube de São Paulo conseguiu começar a renovar sua frota e no final da década de 1940, contava com modelos CAP4/P56 Paulistinha. Cessna 170/172, Fairchild PT-19, Fairchild W-24, Piper PA-18, PIPER PA-20, e Vultee BT-15.

Neste peiodo foi o envolvimento de dois sócios do aeroclube na 2ª Guerra Mundial. A Força Aérea Brasileira (FAB) estava com falta de pilotos e oficiais em seu quadro e não conseguia aumentar o efetivo na velocidade necessária através dos meios tradicionais .

Em 1967, o aeroclube enfrentou sua maior crise. Com a finalidade de manter o maior número de aeronaves guardadas dentro do hangar, o aeroclube mantinha seus CAP-4 Paulistinha pilonados, ou seja, quase na posição vertical, permitindo que a grande maioria das aeronaves ficasse protegida do sol e da umidade. Porém era comum que vazasse um pouco de combustível dos tanques e que o vapor do querosene se concentrasse na parte superior do hangar. Os ingredientes perfeitos para
uma catástrofe.

Centro de ensino:

Possuímos mais de 10 salas de aula com carteiras apropriadas para a utilização dos materiais de navegação, além de equipamentos áudio-visuais e de multimídia e uma sala de laboratório para pilotos e comissários de bordo.

Disposições preliminares

O Aeroclube de São Paulo, fundado em 08.06.1931, é uma sociedade civil com patrimônio e administração próprios, com serviços locais e regionais, cujos benefícios principais são o ensino e a prática da aviação civil, de turismo e desportiva em todas as suas modalidades, podendo cumprir missões de emergência ou de notório interesse da coletividade. São poderes da entidade:

- Assembléia geral
- Conselho Deliberativo.
- Diretoria
- Departamento Aerodesportivos.
- Conselho fiscal
- Comissão de justiça.

Opiniões

4
100%
Professores
80%
Atendimento ao aluno
100%
Programa de ensino
60%
Material
60%
Instalações
Tulio Marques
Muito bom, poderia haver maio investimento em tecnologia.

Curso de Piloto Comercial

Histórico de cursos de ACSP - Aeroclube de São Paulo:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |