Home > Instituições de ensino em Brasil > Associação Brasileira de Odontologia Regional de Uberaba

Informação

História

Desde a década de 1920 os dentistas de Uberaba sentiram a necessidade de se unirem e organizarem em defesa da odontologia. Assim, criaram oficialmente, em 25/12/1933, o primeiro Sindicato Odontológico do Triângulo Mineiro, cuja presidência foi ocupada por Assis Moreira da Silva Júnior. Em 16/09/1942 o Sindicato transformou-se em Associação dos Odontologistas de Uberaba, tendo Dr. Odilon Fernandes como presidente. No início de 1945 assumiu a presidência da Associação Dr. Assis Moreira Silva Júnior que, juntamente com a diretoria e associados, transformaram a Associação em Sindicato em 31/07/1945 e elegeu uma nova diretoria, tendo o Dr. Odilon Fernandes como presidente. Na década de 1950, o Sindicato foi transformado em Associação dos Odontologistas de Uberaba e o presidente Assis Moreira da Silva Júnior foi reeleito e administrou a entidade até 1959, com empenho e profissionalismo. Em 02/10/1961 foi sugerida aos associados pelo presidente eleito Dr. José Thomaz da Silva Sobrinho, a troca de nome da Associação dos Odontologistas de Uberaba. O nome escolhido foi “ABO – Associação Brasileira de Odontologia- Sub-Secção de Uberaba”. A mudança de nome foi oficializada em 17/11/1961. Através da ABO, de caráter nacional, com abrangências estaduais e municipais, a classe odontológica de Uberaba adquiriu maior representatividade.

A ABO de Uberaba consolidou-se e fez história de 1961 a 2011 com grande prestígio. Na década de 1960, vários cirurgiões-dentistas foram pioneiros na concretização da situação privilegiada da ABO de Uberaba. Quando Dr. José Thomaz da Silva Sobrinho assumiu a presidência da ABO de Uberaba em 17/11/1961, a mesma ainda não tinha uma sede própria. As reuniões eram realizadas em locais diversos. Diante da falta de um local próprio e definitivo para as reuniões da ABO, o presidente Dr. José Thomaz solicitou, em reunião, um trabalho conjugado com os diretores e os associados da ABO, para articularem os meios de arrecadar recursos, objetivando a compra de um terreno, que fosse próximo à Policlínica da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, com o objetivo da construção da sede da ABO. Essa proximidade facilitaria, posteriormente, o intercâmbio cultural e científico das atividades entre ABO e Faculdade. Após grande movimentação e trabalho de equipe dos associados da ABO, o presidente Dr. José Thomaz comunicou em reunião que a compra do terreno foi efetuada. O terreno de 300m², localizado na Rua Padre Jerônimo, n° 52, Vila Jardim (hoje Centro), foi comprado em 1961. A pedra fundamental foi colocada em 1961, pelo Dr. Ivo Aldo César Monti. A escritura foi lavrada pelo cartório, em 11/09/1962. Finalmente, após os quatro anos de luta e união vivenciados pelos associados, a sede da ABO foi inaugurada, em 20/08/1965. O presidente da ABO, Dr. José Thomaz, durante a solenidade de inauguração, homenageou com diploma de sócios beneméritos: Dr. João Henrique Sampaio Vieira da Silva, Dr. Jorge Henrique Marquez Furtado, Professor Mário Palmério, Vereador Dr. Álvaro Diniz de Deus, e Dr. Assis Moreira da Silva Júnior – fundador e primeiro Presidente do Sindicato Odontológico do Triângulo Mineiro, de 1933.

Cursos da instituição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X