Home > Instituições de ensino em Brasil > Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
23 Opiniões
Ontem, hoje e amanhã

O Início do novo século XXI abre boas e novas perspectivas.  O olhar direcionado sobre a Fundação Educacional Guaxupé (Fundeg) não se limita a um mero balanço e nem às recordações dos caminhos percorridos.

Ao olhar para trás, busca-se compreender o presente e projetar o futuro. Desde 1965, o objetivo é formar o ser humano na concepção da palavra. Homens e mulheres que pensam, sentem e preocupam-se com sua formação integral.

Ontem, quando a Mitra Diocesana de Guaxupé doou o terreno para a instalação de uma instituição de ensino superior, tinha a certeza de que o processo educacional seria valorizado e respeitado.

Em 1964, surge a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (FAFIG), que além dos cursos de Filosofia, Ciências e Letras, mantinha, ainda, os cursos de: Pedagogia, História, Geografia e Matemática.

Filosofia, poesia, educação e técnica criam uma sinergia recíproca, que transmitem uma mensagem de paz e emana uma poderosa e transformadora energia. Por outro lado, os jovens ensejam com a vida universitária, com a realização de um sonho, com um projeto de vida.

Podem ser o que quiserem: publicitários, professores, administradores, cientistas, políticos, filósofos, empreendedores ou poetas. E assim sucessivamente, de acordo com suas vocações e desejos.

Em 1971, começam os cursos de pós-graduação Lato-Sensu, que visam aprimorar a formação dos estudantes e profissionais. Para atender o ensino local, em 1980, nasce o Colégio Dom Inácio, credenciado para trabalhar com o segundo grau - atual ensino médio. Em 1985, expande o ensino para o primeiro grau - atual ensino fundamental.

Em 1988, foi criada a Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Guaxupé (Faceg), com os Cursos de Bacharelado em: Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas.

Em 1994, a Fundeg cria o Centro de Promoção Humana (CPH) para estruturar e organizar melhor o atendimento aos alunos carentes.

Em 2000 surge a Faculdade da Terceira Idade, que atende mais de 100 (cem) alunos idosos com cursos gratuitos e temas atrativos, como História da Arte, História do Brasil, Literatura Nacional e Cinema, Psicologia e Informática.

Para comportar o crescimento do mercado educacional e melhorar a qualidade do ensino, em 2004, ocorre o credenciamento do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (Unifeg), que passa a suportar toda a estrutura acadêmica anterior.

A Fundeg mantém convênios com escolas públicas de Guaxupé. São oferecidos cursos de informática para docentes e alunos do ensino fundamental público. Além disso, sua Biblioteca está aberta aos alunos de todas as escolas da cidade.

Durante a sua trajetória, o Unifeg tem se posicionado como uma instituição de referência. Hoje, é uma marca indelével. O exercício do conhecimento e a democratização da cultura buscam promover a qualidade e o aperfeiçoamento da educação.

Constata-se que o amanhã é o resultado do esforço cotidiano, com a obrigação de transformar idéias em prática e vontade permanente de crescer, sendo assim, imbuem-se todos num mesmo objetivo, evoluir.

Estas poucas palavras materializam e realçam um esforço glorioso de transição para a modernidade, que nos permite enfrentar com confiança as exigências do Brasil do terceiro milênio.

Afirmamos com convicção, que esses aspectos irão contribuir para afirmar, como valor principal, a unidade entre o progresso e o bem-estar social, a liberdade e a sedimentação da cidadania.

Passados mais de quatro décadas, a Fundação Educacional Guaxupé começa um modelo completamente novo, aproveitando lições daquilo que já foi feito e conectando seus laços com o mundo atual, de mudanças rápidas e maiores. Mas, fica a convicção da verdadeira educação de homens e mulheres, com característica mais humana, como autênticos indivíduos.

O humanismo e a tecnologia, tesouros perenes da civilização, imbricam-se com o conhecimento como paradigma de superação. Essa aliança, tão positiva e de fortes repercussões, somam-se com: professores, alunos e funcionários, pois formam um único corpo, com a vocação de trabalhar em prol do bem comum.  

Missão do UNIFEG

Promover a educação, pelo ensino e aprendizagem, de forma eficiente, com um ensino de qualidade para que os seus educandos possam desenvolver seus projetos de vida de forma competente e ética como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais.

Responsabilidade Social

Fazer a inclusão social das classes menos favorecidas, através de iniciativas comunitárias e da oferta de bolsas de estudo a alunos carentes de recursos.

UNIFEG – Social
Dentre as questões mais preocupantes das últimas décadas, no Brasil, está a Educação. A Fundação Educacional Guaxupé, mantenedora do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé e do Colégio Dom Inácio, em 1999, volta sua atenção aos alunos de baixa renda, com o Projeto Escolinha.

A idéia nasceu com o seu fundador, o padre e professor Antônio Roberto Ezaú dos Santos. O projeto Escolinha contempla uma visão holística, como afirmam as palavras do seu fundador, "O projeto Escolinha é muito simples, mas atende tudo que se fala em promoção humana: alimentação, vestuário, higiene e valorização da autoestima dos cidadãos".

Nasceu modesto porem firme. No início atendia 30 crianças pré-selecionadas pela equipe da Assistência Social. Atualmente são mais de 200 alunos, crianças, que cursam o Ensino fundamental e adultos, que ganham uma chance de obter o diploma do Ensino Fundamental, dentro do programa Alfabetização de adultos.

Os alunos recebem todo o apoio necessário, seja ele material didático, como material escolar e uniformes. Além disso, quando preciso as crianças recebem tratamento psicológicos, médico e odontológico.

Educar, integrar e socializar essas crianças e adultos são a grande meta dos projetos: Escolinha e Alfabetização de adultos. O objetivo é entregá-los prontos para a sociedade, com condições de competir por uma vaga no ensino superior ou no mercado de trabalho.

No futuro - se for o desejo dos alunos, poderão continuar a estudar e escolher qualquer curso oferecido pelo Unifeg, inteiramente de graça.

O projeto Escolinha é muito bem definido, com propósitos claros e planejados. Novamente a palavra do padre Antônio Roberto Esaú dos Santos é esclarecedora, " é uma ação social não pontual, efêmera, dispersa e sem efeitos duradouros, mas sim organizada, conseqüente e decisiva".

A integração necessária
O projeto cresceu e as necessidades também. Atualmente, a formação dos estudantes é uma junção das aulas dentro do ambiente acadêmico com a realidade fora dos bancos escolares.

Atividades como visitas a museus, exposições de artes entre outros ajudam na formação da percepção crítica dos alunos. Hoje, faz-se necessário uma maior  integração com o contexto social, que está fora da sala de aula.

Como atividades extracurricular são realizadas peças de teatro, cujo objetivo é trabalhar a desenvoltura dos alunos e ajudá-los a resolver problemas como a timidez e expressão.

Além disso, ocorrem palestras com profissionais de outras áreas, com temáticas sobre Meio Ambiente, Qualidade de vida, etc.

Terceira Idade
Desde 2000, o Unifeg oferece, gratuitamente à comunidade, A Faculdade da Terceira Idade. O objetivo é proporcionar maior integração social, trocar experiências e elevar a autoestima das pessoas.

As aulas ocorrem uma vez por semana. As temáticas abordadas são: saúde e qualidade de vida, sexualidade na melhor idade, saúde mental, informática e educação física.

Além disso, são oferecidas palestras na área de Psicologia, Sociologia, Fisioterapia entre outras. Os assuntos das aulas e das palestras são escolhidos pelos próprios alunos. Dessa forma, os temas ficam mais variados, mais dinâmicos e menos cansativos.

Já passaram pelo curso mais de 1.300 alunos. Atualmente, são 130 integrantes. Desse universo, 80% são mulheres e 20% homens. A crescente procura é reflexo do aumento da expectativa de vida e o sentimento de liberdade, pois já criaram os filhos e agora querem aproveitar mais a vida.

Como atividade complementar criaram um jornal, o Matur-Idade, que aborda temas como moda, culinária e saúde. São os próprios alunos que fazem as matérias.

Opiniões

Roseli Mendes
Realizar o curso de Pedagogia foi muito bom pra minha formação profissional.

Graduação em Pedagogia

Míriam Aparecida Souza de Almeida
Foi imprescindível para a minha vida profissional!!

Graduação em Fisioterapia

Rosana Avelar
O curso de Serviço Social tem um excelente corpo docente e ótima estrutura.

Graduação em Serviço Social

Hilda Natasha Bósio Silva
Amo estudar e aprendi coisas que sei que vou usar por toda minha vida.

Graduação em Pedagogia

Hivo Ramos Adão
A equipe docente da Graduação em Direito do Unifeg é 10!

Graduação em Direito

Histórico de cursos de Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X