Ir a la Home > Instituições de ensino no Brasil > Escola > ESFA - Escola Superior São Francisco de Assis

Información


A Escola São Francisco de Assis – ESFA, instituição de ensino vinculada ao Serviço Social Educacional Beneficente - SESEBE, da Ordem dos Frades Capuchinhos, tem natureza jurídica privada, confessional e filantrópica e vem atuando na área da educação no município de Santa Teresa há mais de um século.

Suas primeiras ações nesse campo datam de 1901. Percebendo as dificuldades dos desbravadores desta terra em instruir seus filhos, os Capuchinhos instalaram a 1ª Escola do Núcleo Imperial, destinada ao ensino de 1ª a 4ª série para crianças e jovens da vila.

Por questões oriundas do processo histórico, o nome da escola teve que mudar, mas o propósito de difundir conhecimentos e de instruir os filhos da terra perseverou, mantendo os Capuchinhos, até hoje, na condição de educadores no município.

Em 1915 a Ordem ampliou sua área de atuação: fundou o Colégio Ítalo-Brasileiro, que passou a atender, também, a alunos de outras regiões, em regime de internato e externato. O colégio ministrava o ensino do 1º ao 5º ano elementar e só recebia alunos do sexo masculino.

Em 1929, devido a dificuldades de ordem econômica, política e social vividas no período de entre-guerras bem como à queda na comercialização do café, o Colégio fechou suas portas. Mas o trabalho educacional dos Capuchinhos foi retomado seis anos depois, em 1935, com a reabertura da escola, então denominada Seminário Seráfico São Francisco de Assis.

Visando, principalmente, à formação de religiosos para a Ordem, a escola, nessa época, recebia, inclusive, alunos de Estados vizinhos e oferecia-lhes, além do antigo Primário, as quatro séries do Ensino Ginasial.

Em 1972 a escola começou a aceitar alunos do sexo feminino e, a partir de 1973, passou a chamar-se Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESFA.

Em 1995, atendendo aos apelos da comunidade, percebendo o interesse dos jovens egressos do Ensino Médio e conhecendo as condições favoráveis de infra-estrutura que possuíam, os frades capuchinhos enviam ao Governo Federal o pedido de autorização para a criação de uma Escola de Ensino Superior e a instalação do curso de Ciências Biológicas, ampliando, assim, o seu campo de atuação.

Em 1998, a Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESESFA foi credenciada pelo Ministério da Educação com a autorização para  o funcionamento do curso de Graduação em Ciências Biológicas. Em 1999 foi autorizado o curso de Graduação em Farmácia e em 2000 outras duas autorizações foram concedidas: para os cursos de Graduação em Educação Física e em Pedagogia.

Todos os quatro cursos de graduação já estão reconhecidos, sendo a infra-estrutura oferecida aos alunos como um dos grandes destaques apontados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2006 a Instituição obteve autorização para o funcionamento dos Cursos de Graduação em Biomedicina, Odontologia e Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e em 2007 para o Curso de Nutrição.

Em 2009 é autorizado o curso de Medicina Veterinária Bacharelado.

Os cursos de graduação oferecidos pela ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis atraem alunos dos municípios considerados área de abrangência como: Itarana, Itaguaçu, Baixo Guandú, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Colatina, Fundão, Ibiraçú, João Neiva, Aracruz, Linhares, São Mateus, Serra, Vitória, incluindo o município Sede – Santa Teresa, e outros. Convergem também para a ESFA alunos dos estados de Minas Gerais e Bahia.

Contextualizada na própria experiência institucional, cultural e científica a ESFA oferece Cursos de Pós-Graduação desde o segundo semestre de 2003 imprimindo ao seu nome um traço forte e sobretudo contemporâneo de personalidade, fortalecendo sua organicidade e sua reconhecida identidade institucional.

Opiniões

3
80%
Professores
60%
Atendimento ao aluno
60%
Programa de ensino
60%
Material
60%
Instalações
Anônimo
Fui encaminhado para o mercado de trabalho ao fazer o curso de Farmácia na ESFA.

Graduação em Farmácia

Elenita Barbosa
O corpo docente sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos alunos, o que favoreceu de maneira direta a minha desinibição em preguntar e entender todo o conteúdo que era passado.

Graduação em Educação Fisica

Sandra Andrade
Fui da primeira turma, éramos muitos questionadores e os professores corresponderam muito bem, atualmente não sei como se encontra o curso pois não tenho mais contato, mas foi muito bom fazer o curso de Biologia em Santa Teresa.

Graduação em Ciências Biológicas

Diogo de Freitas Cortes
O curso foi maravilhoso, muito bom.

Graduação em Farmácia

Jucélio Vinícius Valadão de Souza
É um curso muito bom, com excelente grade curricular. Curso este já aprovado pelo MEC e que teve suas primeiras turmas formadas em 2000, porém todos os alunos com excelente preparo para atuar no mercado de trabalho ao qual se propuseram se qualificar. Praticamente todos os alunos do curso de Ciências Biológicas dos turnos Vespertino e Noturno obtiveram êxito já que atuavam na área de educação e receberam um bom preparo para continuarem seu trabalho nesta tão ampla área que é a de educar.

Graduação em Ciências Biológicas

Oferta de treinamento

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |