Información

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - Um pouco de história
A ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO, mantenedora da Faculdade Guilherme Guimbala, completou em março de 2009, quarenta anos de comprovada atuação na área educacional em Joinville, com grande influência para o desenvolvimento local e regional.

Joinville, pela operosidade de seus munícipes, tornou-se a Capital Industrial de Santa Catarina e um dos centros econômicos mais importantes do país. O quadro de evolução populacional do município e da sua área de influência, aliado ao seu desenvolvimento industrial, tornou-se na maior fonte arrecadadora de recursos do Estado, superando a própria capital, Florianópolis. Com o crescimento, grandes necessidades se fizeram sentir, principalmente na área educacional básica e da formação de mão-de-obra especializada. Para atender esta demanda, surgiu a Associação Catarinense de ensino com o objetivo de colaborar com o poder público na formação desta juventude ávida de aprender e se preparar para vida e para o trabalho, tendo sido fundada em 03 de março de 1969, sob o lema "DISCE DOCENDO ADHUC" (Aprende, enquanto ensinas), que, já naquela época, expressava o sentido mais atual da educação permanente.

Seu fundador, o eminente e saudoso Professor Dr. Guilherme Guimbala (+2002), marcou uma nova etapa de desenvolvimento para Joinville e Região. A 10 de julho de 1971, a Associação Catarinense de Ensino, por escritura pública, comprou da União Catarinense de Educação, o Colégio Marista de Joinville, construído numa área central da cidade.


Inicialmente, preocupou-se em atender ao ensino de 1° Grau Regular e supletivo, através dos Colégios Técnico Joinvilense e Stella Magna. Posteriormente passou a atender também em nível de 2° Grau, incluindo cursos profissionalizantes. Destaque especial ao ensino supletivo, sendo a Instituição pioneira na sua implantação, em Joinville e na região, tão logo a aprovação da antiga LDB (Lei 5692/71). Tal curso possibilitou que operários das indústrias, impossibilitados de freqüentarem um curso regular, pudessem concluir a sua escolaridade em tempo reduzido. Na época, as maiores indústrias de Joinville trabalhavam na produção sob o regime de turnos. Para atender os alunos operários, os cursos supletivos da ACE mantinham também o regime de turnos. Quando o empregado mudava de turno na fábrica, mudava também de turno na escola. Atenção especial mereceu a Educação Infantil, com a implantação do Jardim de Infância Pequeno Príncipe, atualmente Centro de Educação Infantil, em funcionamento desde 1975.

Dos Cursos Superiores – cronologia de implantação

Em 1973, em função da necessidade local e regional de professores e especialistas em Educação, devidamente qualificados, a ACE obteve autorização para o funcionamento da Faculdade de Educação de Joinville, com o curso de Pedagogia que contemplava as habilitações de Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2° Grau – Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atendidos os reclamos das áreas de ensino de 1° e 2° Graus e da área do magistério, a ACE procurou atender outras reivindicações da comunidade, com relação a novos cursos superiores. Assim, em 1980, obteve autorização para funcionamento do Curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Direito de Joinville, preparando bacharéis não só para a área civil e criminal, mas com ênfase também em Direito Tributário e Legislação Fiscal, em função do mercado de trabalho para assessoria às empresas. Como novidade, ainda, incluía no currículo a disciplina de Direito Educacional. Hoje, o curso mantém o Núcleo de Prática Jurídica e a 1ª Unidade Avançada do Juizado Especial Civil da Comarca de Joinville, integrados à comunidade.

Em 1985, a ACE implantou mais uma de suas unidades de ensino superior, a Faculdade de Psicologia de Joinville, com ampla formação especializada nas áreas de psicologia clínica, escolar e organizacional.

Em 1986 foram implantados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville, com a referência de ter sido pioneira no Estado de Santa Catarina, nesta área da saúde e da reabilitação. Como resultado implantou-se também o Centro Pedagógico de Reabilitação de Joinville, com as Clínicas Integradas de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que passou a atender convênios especiais, como o do Núcleo de Reabilitação do INSS e a comunidade local e regional.

Em 1996, acompanhando a evolução tecnológica, a ACE implantou o Curso de Ciências da Computação em nível de bacharelado, atualmente Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Joinville, cujo projeto tramitou no antigo CFE, desde 1989. Com um currículo moderno e atualizado, o curso conta com quatro excelentes laboratórios de informática e convênios com empresas de ponta em softwares, que permitem um programa impar de prática profissional que atende eficientemente o mercado de trabalho.

Desde 1985, por intermédio do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a ACE ministra cursos de especialização (lato sensu), nas áreas de educação, psicologia, saúde e direito.

Em 20/02/2001, por decisão unânime da Câmara de Vereadores de Joinville, foi outorgada por aquela Colenda Casa de Leis, homenagem especial à Associação Catarinense de Ensino pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sócio-econômico, educacional, cultural e histórico do Município, em sessão solene realizada em 01/03/2001.

Com esta gama de atividades, englobando seis cursos superiores, pós-graduação, centro de reabilitação, assistência jurídica e juizado especial civil, entre outras atividades de extensão, agora unificados sob a égide da FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG, para uma nova etapa de desenvolvimento.

Opiniões

2
60%
Professores
40%
Atendimento ao aluno
60%
Programa de ensino
40%
Material
40%
Instalações
Nelson Lanznaster
Melhores professores - temos vários desembargadores, juízes e advogados de renome Nacional que se formaram nesta instituição.

Graduação em Direito

Solane Ivette Ewald
Estar sempre se atualizando, esse é meu objetivo. E fazer a pós-graduação na Faculdade Guilherme Guimbala me ajudou a me aperfeiçoar ainda mais.

Pós-Graduação em Psicologia

Vanessa Araujo
A Graduação em Sistemas de Informação da Faculdade Guilherme Guimbala é um excelente curso para ingressar no mercado de trabalho.

Graduação em Sistemas de Informação

Evandra Fernandes
Excelente curso, abrangente em diversas áreas de atuação com profundidade de conteúdo, peca apenas pela falta de estrutura física e biblioteca.

Pós-Graduação em Psicologia

Oferta de treinamento

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |