Información

A Faculdade Vasco da Gama, foi fundada do dia 14 de outubro de 2003 credenciamento por Portaria Ministerial nº 1.774, de 23/05/2005, publicada no Diário Oficial da União de 24/05/2005, e a conseqüente autorização para funcionamento dos cursos de: Administração, pela Portaria nº 1.775; Serviço Social, Portaria nº 1.778; Ciências Contábeis, Portaria nº 1.777; Turismo, Portaria nº 1.776; todas de 23/05, publicadas no Diário Oficial em 24/05/2005; Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Portaria nº 4.531, de 26/12/2005, publicada no D.O.U. de 27/12/2005; Pedagogia Social, Portaria nº 96, de 08/02/2008, publicada no D.O.U. de 11/02/2008.

A Faculdade Vasco da Gama, atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, nas modalidades presencial e à distância, com o objetivo de democratizar o acesso à educação e ao conhecimento, como meio de formação da cidadania.

Visão

A educação é um instrumento de justiça social que permite ao ser humano exercer a plenitude da cidadania, participando, interferindo e contribuindo para o desenvolvimento de sua comunidade, no particular, e da sociedade, como um todo. É dever prioritário do Estado prover os meios para que o indivíduo tenha acesso à educação, devendo propiciar as condições necessárias para que a iniciativa privada possa complementar a rede de ensino, em virtude da inegável escassez dos recursos públicos, cuidando para que essa complementação seja feita segundo rigorosos padrões de qualidade, responsabilidade e em consonância com as práticas acadêmicas locais, regionais, nacionais e mundiais.

Missão

Oferecer cursos de graduação e pós-graduação, atividades de extensão e pesquisa, atendendo aos rígidos padrões de qualidade, a custos compatíveis com a realidade da região Nordeste, com vistas a uma sólida formação ética, moral, técnica, capacitando para o mercado de trabalho e para o pleno exercício da cidadania. Concomitantemente, desenvolver programas sócio-educacional e histórico-cultural voltados para a comunidade em que está inserida, despertando o valor humano e profissional, elevando a auto-estima e promovendo a Inserção Social.

Pilares

- Compromisso com a Nação.
Traduz-se por um profundo respeito ao povo, à língua, às práticas política, cultural e religiosa de cada um. Ou seja, a todo o ordenamento jurídico, social e cultural.

- Compromisso com a Paz e a Cultura.
Pelo próprio espírito que impera nos objetivos de seu mantenedor, a Faculdade nasce sob o signo da PAZ. O grupo responsável pela idealização, implantação e condução do projeto tem tradição em trabalhos de combate à violência e pela propagação da Paz. A cultura é algo de tamanho significado que foi propositadamente inserida no nome da Instituição. Preservar a cultura é manter viva a história e embasar solidamente o futuro.

- Compromisso com a Moral, a Verdade e a Ética.
A moral, a verdade e a ética são termos tão fortes que muitas vezes são utilizados como sinônimo um do outro. Num mundo onde os valores sofrem duro processo de inversão, onde as facilidades acabaram se transformando em veículo para a difusão, também, da degradação dos costumes, não se pode imaginar a construção de melhores dias sem se levar em conta a necessidade de resgatar a prática de atos com elevado senso moral. Não pode haver moral onde não há a verdade, por isso esse é outro valor a ser resgatado, livrando a sociedade do torpe princípio de que "os fins justificam os meios". Por fim, a ética. O que é a ética senão a prática dos primeiros? Então, esse é mais um compromisso assumido pela Faculdade de Ciência e Cultura da Bahia.

- Compromisso com a Cidadania e a Inserção Social.
A cidadania está vinculada à prática do respeito mútuo aos direitos dos indivíduos. É necessário reafirmar, a cada momento, que o exercício da cidadania presume a obediência a um conjunto de direitos e deveres comuns entre as pessoas e as organizações. Desses direitos e deveres surge a necessidade da inserção social, para que todos possam exercer na plenitude a cidadania.

- Compromisso com a Competência.
A formação profissional requer o desenvolvimento de competências e habilidades: competência no sentido de assegurar o direito do fazer e habilidade no sentido de garantir a capacidade para fazer. Dentro desse princípio é que a Faculdade de Ciência e Cultura da Bahia apresentou ao MEC projeto que prima pela obediência às normas e diretrizes fixadas para o ensino nacional, com propostas que garantem aos egressos, conteúdos capazes de instrumentalizá-los para um bom desempenho das atividades inerentes à carreira escolhida.

Objetivos

- Criar instituições versáteis, atuais e dinâmicas, que acompanhem as constantes mudanças por que passa o mundo, inserindo-se nos novos contextos, preservando e difundindo a cultura;
- Observar padrões de qualidade na seleção, na contratação e no treinamento de pessoal especializado para prestação de serviços;
- Manter corpo docente com titulação, conhecimento e capacidade de interagir com o alunado, de forma a contribuir para uma sólida formação;
- Democratizar o acesso a seus cursos, racionalizando a operação e administração dos mesmos, minimizando seus custos, sem comprometer a qualidade e a satisfação dos públicos interno e externo;
- Desenvolver programas sócio-culturais com a comunidade, de modo a contribuir para a elevação dos valores humanos, a formação da cidadania e a inserção social;
- Racionalizar a operação e administração dos cursos, com vistas a minimizar seus custos sem comprometer a qualidade e a satisfação dos públicos interno e externo;
- Implantar e consolidar um programa de educação continuada e extensão universitária;
- Implementar Núcleos de Pesquisas e de Extensão;
- Proceder à atualização periódica do Acervo Bibliográfico;
- Primar pela formação interdisciplinar e multidisciplinar de seus cursos;
- Profissionalizar integralmente o quadro gerencial e de apoio técnico-administrativo da Faculdade;
- Disponibilizar infra-estrutura física e tecnológica adequada ao funcionamento das atividades acadêmicas;
- Desenvolver e manter um modelo de organização e gestão com altos padrões de eficácia, confiabilidade e capacidade de resposta;
- Fazer da qualidade, flexibilidade e prontidão do atendimento à comunidade, destacadamente aos alunos, um fator de diferenciação e reconhecimento da Faculdade.

Opiniões

3.7
78%
Professores
68%
Atendimento ao aluno
79%
Programa de ensino
74%
Material
67%
Instalações
Teresa Cristina de Queiroz Souza
Realizar a graduação em Turismo da Faculdade Vasco da Gama foi um passo a mais na minha formação. Não tenho nada a declarar em relação a faculdade.

Graduação em Turismo

Marinalva Rocha dos Santos
A graduação em Pedagogia Social da Faculdade Vasco da Gama é um excelente curso! Voltado não só para a educação mas com um olhar humanístico para a sociedade.

Pós-Graduação em Pedagogia Social

Sara Barreto
Fiz minha graduação na primeira turma do curso, neste período havia a expectativa da aprovação do MEC, portanto tínhamos professores com alto nível de formação. Pude adquirir boas experiências, um bom conhecimento o que me permitiu iniciar minha carreira e até então ser bem sucedida. O curso tem um programa bom, diferenciado, eu diria e a infraestrutura poderia melhorar.

Pós-Graduação em Pedagogia Social

Ana Oliveira
As instituições de ensino vem trazendo cada vez mais pro mercado uma estrutura de última geração. Venho dizer que onde estudei, na Faculdade Vasco da Gama tive excelentes professores.

Graduação em Serviço Social

Ana Quele Santos
A Faculdade tinha um excelente corpo docente.

Graduação em Serviço Social

Oferta de treinamento

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |