Información


No ano de 1968, os médicos, Dr. Israel Zekcer e Dr. Roberto Laganá, atuavam na rede oficial de ensino de primeiro e segundo graus do Estado de São Paulo, município de Santo André.

Nessa ocasião, entrou em vigor a lei que obrigava aos médicos dessa rede cursarem especialização em Medicina Desportiva, para que pudessem continuar realizando exames biométricos nos alunos da referida rede.

Desta forma, ambos buscaram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo a habilitação exigida, já que era a única Instituição que a oferecia em São Paulo.

Surgiu então a idéia de abertura da Faculdade de Educação Física de Santo André que, amparada pela legislação federal que passou a vigorar desde então, permitiu a abertura de faculdades particulares.

Na região do grande ABC não havia nenhuma faculdade de Educação Física e os médicos acima citados acreditavam na importância do desenvolvimento de uma cultura de prática de atividade física para a manutenção da saúde, já naquele tempo.

Em 1969 foi encaminhado o pedido de autorização de funcionamento junto ao ministério de Educação e Cultura (MEC).

Em 1970 foi autorizada pelo MEC a abertura do curso da Faculdade de Educação Física de Santo André, através do decreto número 66.692, publicado no Diário Oficial da União em 11/06/70. Seu reconhecimento se deu através do decreto número 72.123, publicado no Diário Oficial da União em 25/04/73.

Os primeiros profissionais a compor o quadro de docentes da FEFISA eram na sua totalidade da Universidade de São Paulo, alguns dos quais haviam sido professores dos médicos mantenedores, quando cursaram a especialização referida.

A Faculdade de Educação Física de Santo André, num esforço pessoal de seus dirigentes, conta hoje com uma equipe altamente profissional, transformando-se numa das mais reconhecidas escolas de sua área no Brasil.

O objetivo da FEFISA vem sendo alcançado graças a um trabalho pedagógico reciclado anualmente por seus professores através de cursos, seminários e congressos com o objetivo de desenvolver a aptidão do aluno, estimulando o aprendizado, e desenvolvendo atitudes éticas, reflexivas e críticas, que permitam uma atuação nos campos da educação escolar (ensino fundamental e médio) e não escolar (hospitais, academias e clubes).

Uma estrutura sólida não se constrói da noite para o dia. Sendo assim, a FEFISA tem buscado, nos seus trinta anos de existência, a preocupação constante com a qualidade de ensino.

Além de uma estrutura física preparada especialmente para o desenvolvimento do aluno, com espaços criados para atender as suas necessidades como laboratórios e biblioteca informatizada com um dos melhores acervos nas áreas de seus cursos, a FEFISA conta hoje com um corpo docente capacitado e experiente nas mais diversas áreas de conhecimento.
Dessa forma, não temos somente a preocupação de preparar os melhores profissionais para o mercado de trabalho, mas também de formar o homem, enquanto um ser capaz de pensar, agir e sentir, no sentido de transformar para melhor o meio social em que vive, desenvolvendo atitudes éticas, reflexivas, críticas e inovadoras.

Histórico de cursos de FEFISA:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |