Información

A idéia da fundação de uma Escola Superior Municipal em Jundiaí, partiu da própria sociedade jundiaiense, representada na década de sessenta por Prof. José Leme do Prado Filho, Sr Casemiro Brites Figueiredo, Dr. Josè Pacheco Neto Jr., Dr. Rubens do Amaral Gurgel, Prof. Virgílio Torricelli ( Vice-Prefeiro na época ), Sr. Fausto Bocchino, Dr. Armando Guerrazzi, Sr. Cláudio Zambon Clemente, Com. Hermenegildo Martinelli, Dr. Ariosto Mila, Dr. Lavoisier França Silveira e Sr. Oswaldo Willy Fehr, encontrando eco na administração do Prefeito Prof. Pedro Fávaro, promulgando a Lei nº 1.506, no dia 12 de março de 1968, criando a Faculdade de Medicina de Jundiaí, como entidade autárquica do Município.

O Prefeito precisava de alguém da área médica, com trânsito nas esferas estadual e federal da saúde e da educação, para dar corpo e forma à instituição recém criada. Não foi difícil chegar ao nome do Dr. JAYME RODRIGUES, filho de Jundiaí, eminente cirurgião e administrador nato, com atividades em São Paulo nos Hospitais Sorocabana e Beneficência Portuguesa, como única pessoa que reunia as melhores condições para essa difícil, porém nobre empreitada. Ele estabeleceu em 60 (sessenta) o número de vagas, em acordo com a capacidade do Hospital, no intuito de dar qualidade ao curso que começava a moldar. Iniciou seus contatos com a Universidade de São Paulo, berço de sua formação médica, de cuja Faculdade de Medicina trouxe para Jundiaí um grupo de eminentes Professores conseguindo reunir um corpo docente de alto padrão científico e de capacitação incontestável. Conseguiu reformar e adaptar o prédio do antigo hospital Santa Rita, desapropriado e cedido pela Prefeitura, à rua Francisco Telles, 250, na Vila Arens, em menos de seis meses, para ser a sede da Faculdade. O curso médico teve início no dia 24 de março de 1969, recebendo apoio do novo Prefeito, Dr. Walmor Barbosa Martins, e do Vice-Prefeito, Dr. Tarcísio Germano de Lemos, que atuou na Faculdade como assessor jurídico até 1973.

O curso teve grande procura no seu primeiro concurso vestibular, quando 588 candidatos disputaram as 60 vagas oferecidas. Entre os colaboradores desse primeiro Exame Vestibular estava o Sr. Oswaldo Willy Fehr, membro de família tradicional de Jundiaí e amigo de infância do DR. JAYME RODRIGUES QUE FOI CONVIDADO PARA EXERCER O cargo de Secretário Administrador da Faculdade, atividade que desempenhou, de forma exemplar e brilhante, de meados de 1969 até 1983, quando foi substituído por Carlos de Oliveira Cesar, que continuou exercendo também as funções de Secretário da Congregação e dos Departamentos. Em agosto de 1989, a convite da Diretoria, o Sr. Oswaldo reassumiu o cargo, permanecendo até 09 de julho 1997, data de seu falecimento. Desde então assumiu a Secretaria Administrativa da Faculdade a Sra. Eurides Ferreira Cesar.

Opiniões

3
60%
Professores
60%
Atendimento ao aluno
60%
Programa de ensino
60%
Material
60%
Instalações
Regina Célia Fabossi Costa
Muito bom o curso de Medicina da Faculdade de medicina de Jundiaí.

Graduação em Medicina

Histórico de cursos de FMJ - Faculdade de medicina de Jundiaí:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |