Ir a la Home > Instituições de ensino em Brasil > Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas

Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
23 Opiniões
Funorte
Partindo da análise da realidade regional e visando a uma educação transformadora, um grupo de educadores norte-mineiros, com muito idealismo, fundou as Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE, por vezes apenas identificadas pela sigla FUNORTE, associação educacional e cultural sem finalidade lucrativa, com sede e foro na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

Em reunião realizada no dia 25 de outubro de 1988 foi aprovado o primeiro Estatuto da FUNORTE, assim estabelecendo a organização e os objetivos por esta aplicados.

A FUNORTE criou e mantém amplo sistema educacional, ministrando cursos que vão da pré-escola ao ensino superior, englobando cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Possuindo ainda consolidada experiência com o ensino técnico - profissionalizante, tendo se firmado como o maior centro de formação de mão-de-obra, de nível médio, na área de saúde, em todo o interior mineiro. A FUNORTE mantém os cursos Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Prótese Odontológica, Higiene Dental e Atendente de Consultório Odontológico.

Esta instituição reuniu também uma boa experiência na formação de professores, tendo em seu currículo quase 12000 horas em cursos de capacitação e habilitação de educadores tanto em cursos de Magistério de nível médio quanto em cursos de curta duração em parceria com mais de 20 instituições entre escolas, grupos autônomos e quadro de professores de prefeituras municipais do Norte de Minas.

Graças à luta e ao dinamismo do grupo de idealizadores da FUNORTE, em 23 de dezembro de 1997 foi publicada no Diário Oficial da União a autorização, pela portaria n°2240 de 19 de dezembro de 1997, do Ministério da Educação e do Desporto, para a realização do curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo, ministrado pelo Centro Regional de Estudos em Ciências Humanas - CRECIH, tendo como instituição mantenedora a Associação Educacional do Noroeste, Norte, Nordeste de Minas - ASSENE.

Pioneira entre as faculdades de ensino privado de Montes Claros, as Faculdades Unidas do Norte de Minas tiveram seu primeiro processo seletivo realizado em janeiro de 1998, contando com a participação de 136 candidatos, dos quais 50 foram aprovados. Foi iniciado neste mesmo ano, na sede provisória onde funciona o Centro de Estudos Indyu, o curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo.

Em 03 de julho de 2000 foi inaugurado o Campus Universitário da FUNORTE, tendo como Diretor Presidente o Professor Ruy Adriano Borges Muniz. Este evento contou com significativa participação da sociedade Montes-clarense. Já em dependência do Campus Universitário, em 22 de dezembro de 2000, o Instituto de Ciências da Saúde - ICS, tendo como sua mantenedora as Faculdades Unidas do Norte de Minas, foi autorizado pelo Ministro de Estado da Educação, portaria n° 2179, a ministrar o funcionamento do curso de Educação Física, bacharelado e licenciatura plena.

O curso de Educação Física teve seu primeiro processo seletivo realizado em 04 de fevereiro de 2001 e suas atividades letivas do primeiro semestre iniciadas em 12 de fevereiro de 2001.

Levando em consideração a ampla experiência no ensino técnico-profissionalizante, na área de saúde, foi concedida ao Instituto de Ciências da Saúde - ICS, tendo como sua mantenedora as Faculdades Unidas do Norte de Minas, a autorização pelo Ministro de Estado da Educação, portaria n° 1681 de 07 de junho de 2002, para ministrar o funcionamento do curso de odontologia, bacharelado. Este mesmo teve seu primeiro processo seletivo realizado em 30 de junho de 2002, tendo 60 alunos aprovados. As atividades letivas iniciaram em 29 de julho de 2002.

Visando dar suporte à meta de atingir um alto nível de qualificação e titulação de seu corpo docente, a FUNORTE estabeleceu convênio com três das melhores Universidades do país - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal da Bahia - e com centros de excelência em Odontologia e Educação Física, a fim de viabilizar em Montes Claros e Januária, cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Senso em Geografia, Lingüística e Odontológica, e cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização na área odontológica, desportiva, geriátrica, psico-pedagógica e de comunicação.

Para esses cursos foram destinadas sedes próprias, totalmente montadas e adaptadas para atender a um público com características e necessidades bastante específicas. Em Montes Claros estão sediadas a "Funorte Odontologia" para os cursos de área odontológica e o "Centro de Pós-Graduação da Funorte" para os cursos de Especialização e Mestrado. Os cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu de Januária funcionam na sede da Faculdade de Educação ali implantada.

Comprometida em promover a melhoria do ensino, desenvolver a pesquisa e ampliar a extensão através de prestação de serviços à população, a Funorte desperta ações de cidadania, para formar o profissional habilitado e comprometido com as causas sociais. Atividades como rua de lazer, ginástica e hidroginástica para terceira idade, danças e brincadeiras para as crianças portadoras de câncer e de deficiência, e trabalho de marketing e assessoria de comunicação para angariar recursos, fazem parte de uma parceria estabelecida entre a FUNORTE e Entidades como Asilo São Vicente de Paulo, Fundação Sara, APAE e Escolas Municipais.

A FUNORTE tem como projeto a criação de uma Nova Universidade Regional, Multi Campi, com sede em diversas cidades do Norte de Minas Gerais, de forma a descentralizar as condições propiciadora de desenvolvimento, distribuindo e homogeneizando essas oportunidades e fluxos de investimentos.
Sem dúvida a FUNORTE é a maior instituição de ensino privado do Norte de Minas. Mais do que isso: é uma instituição que reúne excelentes condições de crescimento e sua consolidação, cada vez mais, é fator de desenvolvimento para toda a região.

Opiniões

Jandira Pereira de Souza
O curso de graduação em Letras das Faculdades Unidas do Norte de Minas me despertou o interesse pelo ensino com as crianças.

Graduação em Letras

Ubiratam Lopes
Após concluir o curso de Enfermagem na Funorte, consegui um excelente trabalho no melhor hospital da minha cidade. Estou muito satisfeito!

Graduação em Enfermagem

José Marcos Alves de Souza
O curso de graduação em Educação Física da Funorte é excelente! Conceito A na minha opinião.

Graduação em Educação Física

Anônimo
Foi de uma importância para minha carreira profissional. A Graduação em Letras veio para ampliar os meus conhecimentos, tambéem na área de espanhol.

Graduação em Letras

Fabíola Daiane Oliveira
Fui acadêmica da Funorte onde cursei Farmácia, e considero a minha formação exemplar, pois a faculdade ofereceu todo o suporte necessário para assegurar a minha boa formação, com estágios, bons professores, e laboratórios que dão o devido suporte ao curso.

Graduação em Farmácia

Histórico de cursos de Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |