Ir a la Home > Instituições de ensino no Brasil > Instituto > ISAL - Instituto Superior de Educação da América Latina

Información

ISAL - Instituto Superior de Educação da América Latina


O Instituto Superior de Educação da América Latina (ISAL) foi criado há seis anos pela professora mestre Vera Lúcia Pacheco, com o propósito de envolver professores-pesquisadores e alunos em um processo de reflexão pedagógica voltado a novos caminhos de qualificação profissional, caminhos estes que impõem compromisso com a pesquisa científica e engajamento na política educacional vigente, cujo objetivo maior  é construir uma sociedade humana, justa e solidária, que proporcione ao indivíduo condições de usufruir plenamente a cidadania.

Preocupado com as questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem, à produção do conhecimento pela pesquisa e à competência no desempenho profissional, o ISAL oferece cursos de especialização nos quais defende a tese de que a educação viabiliza qualquer tipo de mudança e de que os educadores precisam enfocar a prática escolar sob vários ângulos, para poderem enxergar diferentes possibilidades de desenvolver atividades eficazes, nas diversas situações de ensino-aprendizagem que encontram em seu percurso. Assim enfatiza que o ato de ensinar requer do educador competência, autoridade e liberdade para agir, atributos estes alicerçados no conhecimento constantemente buscado pela investigação.

Mesmo reconhecendo que problemas de ordem política, econômica e sociocultural dificultam o processo pedagógico, mormente no Brasil, o ISAL, por acreditar no poder de transformação que o ato de educar sustenta, exorta os educadores a adotar este postulado como parâmetro de suas ações. Em decorrência deste posicionamento, propõe a formação continuada que tem o intuito de lhes garantir aperfeiçoamento profissional e condições de atuação competente, atuação que de fato possibilite atingir o objetivo maior da ação educativa - o exercício pleno da cidadania.

Ciente de que, na difusão do conhecimento pela escola, é preciso levar em conta todo fator que interfere no processo, o ISAL saliente a necessidade de se considerar o importante papel que hoje tem a mídia e as novas tecnologias, pelas mudanças que vêm promovendo no comportamento do homem e nas inter-relações humanas - fato que se repete nos aspectos afetivo, cognitivo, perceptivo-motor da aprendizagem. Diante disso reitera que, também para responder adequadamente a tal desafio, o educador deste milênio precisa aperfeiçoar-se, ser ele próprio um aprendiz constante, para garantir qualidade às relações com seus alunos e ao próprio ato de ensinar-aprender, assinalando que caminhar para tal pratica é o seu grande desafio, um desafio que demanda paixão pela causa a que se dedica.

Com base nos fundamentos para a educação nos dias atuais, o ISAL delineou um Programa de Pós-Graduação que contempla a formação continuada dos professores e lhes propõe, como principais objetivos: buscar constantemente o saber, refletir sobre sua prática pedagógica e ampliar suas possibilidades de ação em termos dos instrumentais e procedimentos que se utilizam no exercício da docência. É oportuno reafirmar que, neste programa, apresentam-se ensino e pesquisa como elementos indissociáveis na produção do conhecimento e que, ao participar deste, o aluno-professor é estimulado a encarar de modo mais consistente a sua prática, apoiando-se no estudo de diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que a busca deste entendimento poderá levá-lo a detectar problemas de sala de aula e a buscar soluções de forma mais crítica e segura.

Oferta de treinamento

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |