Ir a la Home > Instituições de ensino em Brasil > Roberto Miranda Educação Corporativa

Informação

Roberto Miranda Educação Corporativa

Sobre a Escola
O “ESTADO DA ARTE” em qualidade de Ensino
Os cursos de pós-graduação da ROBERTO MIRANDA foram projetados e são executados para colocar seus alunos no topo de suas profissões
Construída sobre uma base de mais de 40 anos em Consultoria e Treinamento, a escola de pós graduação Roberto Miranda Educação Corporativa® teve seu DNA moldado pela demanda dos clientes por resultados efetivos nos conhecimentos, atitudes, comportamentos, habilidades técnicas e talentos humanos de seus funcionários e equipes. Fomos sistematicamente desafiados para entregar conteúdos capazes de promover mudanças significativas em corporações listadas entre as líderes mundiais em suas áreas de atividade. Esses desafios, ao longo dos anos, lapidaram uma escola repleta de sistemas efetivos de aprendizado, capazes de provocar mudanças reais na vida e no sucesso dos alunos e das empresas onde trabalham.


Sobre os Recursos Instrucionais

Trabalhos Preparatórios

Enquanto o ensino é um processo externo ao aprendiz que flui no espaço físico ou virtual entre o professor e o aluno, o aprendizado é um processo interno que se movimenta na mente do aluno, por detrás das barreiras (portais) dos sentidos.
O aprendizado começa quando o aluno acolhe e processa as informações transmitidas. Isso, no entanto, não acontece naturalmente porque o cérebro humano descarta, como irrelevantes, mais de 90% de todas as informações que recebe. E, irrelevantes são para ele todos os enunciados que não exigem resposta. Ao exigir resposta, os trabalhos preparatórios iniciam o envolvimento e comprometimento do aluno com o aprendizado.

Exercícios de Sedimentação do Aprendizado
Para garantir que os assuntos tratados nas aulas sejam internalizados pelos alunos, a Escola promove exercícios de sedimentação do aprendizado para cada matéria do curso. Esses exercícios, individuais e/ou em grupos, envolvem leituras e reinterpretação de textos, pesquisas, debates, jogos, áudio ou vídeo podcasts, redação de resenhas e apresentação de resumos e plataforma (apresentações conduzidas pelos alunos). As visitas técnicas guiadas (extracurriculares) e troca de informações no ambiente do aluno (no site da Escola) fazem parte, também, desse esforço.
  • Esses recursos foram reunidos no exclusivo e pioneiro sistema batizado como “Os quatro I`s do Aprendizado© sintetizados no quadro abaixo: 

Conceitos do Método de Ensino “Os 4 I´s do Aprendizado©”
Inspiração
– O cérebro humano descarta como irrelevantes 86% das informações que recebe. E, irrelevantes são, para ele, todas as situações que não exijam resposta. Nesta etapa, que tem por objetivo abrir o comprometimento do aluno, são entregues a ele tarefas, na forma de um prework, que constituem um convite e um desafio à sua inspiração, com prazo para elaboração de respostas e retorno.

Informação – Nesta etapa o aluno recebe as informações que constituem a melhor resposta conhecida para as questões colocadas na etapa 1, acompanhadas de feedback para as tarefas cumpridas pelo aluno na devolução de seu prework.

Instrumentação – É fato reconhecido que a memorização e a posterior lembrança de informações recebidas pelo ser humano depende de seu registro na hora da recepção da informação (save/enter). Nesta etapa o aluno recebe instrumentos e ferramentas (mapas, tabelas, gráficos, sinóticos) específicos e apropriados para visualização, registro (criação de “ganchos” e links) e memorização das informações recebidas nos módulos anteriores.
Interação – Cada um dos modos anteriores contempla a dominância cerebral e o sistema de aprendizado preferido de cada um dos participantes. No entanto, independentemente de seu sistema de aprendizado preferido, os homens aprendem e crescem, sempre, através do convívio social. Esta etapa, totalmente versada em termos de jogos interativos, repõe todo o conhecimento transmitido nas etapas anteriores para a troca de percepções entre os alunos, discussões, debates e disputas interpessoais e intergrupais.

Leading Groups Grupos de Estudos Avançados
Embora todos os assuntos do curso sejam tratados em nível avançado, a Escola oferece para todos aqueles que queiram aprofundar-se em temas específicos a oportunidade de participar do Leading Group, um grupo de estudos avançados envolvendo principalmente pesquisas no ambiente da WEB, com discussões e exercícios tutorados online por professores estrangeiros.
Por esse motivo e em virtude da dificuldade prática de atualizar continuamente versões em Português desse material, a participação no Leading Group exige proficiência em Inglês, pelo menos para leitura, tradução, versão e redação.

Menthoring – Reuniões pessoais de Orientação
Os diferentes participantes dos programas de MBA da Escola têm distintos interesses e objetivos profissionais. Alguns estão efetivamente voltados para o objetivo de montar seu próprio negócio. Outros almejam colocação em posições de comando em empreendimentos de terceiros. Outros tantos dedicam-se ou pensam dedicar-se à prestação de serviços como Consultores ou fornecedores especializados em diferentes áreas. Para atender esses diferentes interesses a Escola montou uma proposta de Orientação Pessoal, com hora marcada, junto aos professores melhor capacitados para oferecer o apoio específico procurado.

Materiais Didáticos
As apostilhas, impressas ou eletrônicas, tornaram-se uma coisa do passado. Enquanto muitas Escolas e Faculdades ainda entregam aos seus alunos cópias xerocadas de livros e textos avulsos publicados – ou, menos, fornecem a lista dos originais estocados pelas firmas copiadoras, inovamos, radicalmente, entregando a cada aluno seu iPAD, em condições de receber e armazenar todos os conteúdos.
Em lugar de uma coleção de pastas-arquivo e uma mochila para carregar seus dez quilos ou mais, os alunos de Roberto Miranda acompanham as aulas e transitam com toneladas de informação em seu iPAD case de 350 gramas.

Histórico de cursos de Roberto Miranda Educação Corporativa:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |