Curso A Saúde da Mulher Contemporânea

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso A Saúde da Mulher Contemporânea

  • Modalidade
    Aulas realizadas no formato presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Um certificado é oferecido pela instituição ao aluno.
  • Considerações
    O curso Saúde da Mulher Contemporânea: Qualidade de Vida e Práticas Corporais da PUC São Paulo busca aumentar o entendimento dos discursos que envolvem a mulher atual, refletindo e analisando sua trajetória. Por meio de análise histórica e conceitos teóricos, o programa trabalhará temas como a constituição social do feminino, o corpo feminino e as patologias psicossomáticas. Além de falar sobre problemáticas como a TPM, depressão e stress, bem como maneiras de minimizar esses quadros. As aulas são ministradas de forma teórica, aliada a exercícios em grupo, exibição de filmes e análise/estudo de casos clínicos.
  • Dirigido a
    Estudantes de último ano e profissionais das áreas de Psicologia, História, Medicina, Direito, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social e Comunicação.
  • Área de atuação
    Esse curso pode ser usado como complemento para formação de psicologia. O profissional pode atuar na área de atendimento psicológico em geral.

Comentários sobre Curso A Saúde da Mulher Contemporânea - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    As mulheres protagonizaram algumas das principais conquistas dos últimos 50 anos, mudando status e quebrando tabus. Ampliar a compreensão dos discursos sobre a mulher contemporânea, promovendo a reflexão e a discussão sobre seu papel, suas demandas psicológicas e sócio-históricas é o objetivo do curso "A Saúde Da Mulher Contemporânea: Qualidade de Vida e Práticas Corporais". Partindo de uma análise histórica e de conceituações teóricas, o curso abordará conteúdos como a constituição social do feminino e da sua expressão subjetiva, o corpo feminino e seus simbolismos, as patologias psicossomáticas da atualidade e as possibilidades de expressão e de enfrentamento da mulher brasileira na atualidade. Em relação à contemporaneidade, tratará da transitoriedade, especialmente de informações e processos, da efemeridade das coisas e do narcisismo, que aparece como o excessivo culto à beleza e a pressão social para que a mulher se enquadre em determinados padrões estéticos, provocando mudanças simbólicas significativas e delimitando papéis nem sempre vividos integradamente. O programa também promoverá o entendimento e a crítica de algumas patologias femininas contemporâneas, como a TPM (tensão pré-menstrual), endometriose, síndrome do pânico, climatério, depressão e stress, como forma de evitar a generalização dos diagnósticos e propiciar formas criativas de enfrentamentos, respeitando características individuais. Também estarão presentes questões relativas à esfera familiar, do trabalho e à afetividade de um modo geral. A metodologia do curso é composta por aulas teóricas, com atividades em grupo, filmes, pesquisas e estudo de casos clínicos.
  • Dirigido a
    Estudantes de último ano e profissionais das áreas de Psicologia, História, Medicina, Direito, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social e Comunicação.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso A Saúde da Mulher Contemporânea: Qualidade de Vida e Práticas Corporais
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático:

    - A diversidade do feminino: as questões de gênero
    - A história das mulheres no Brasil e no mundo: como vivem as mulheres brasileiras no século XXI
    - Conceito de contemporaneidade
    - Novas formas de subjetivação
    - Psicossomática: o corpo fala
    - Saúde da mulher contemporânea
    - Adoecimentos e diagnósticos contemporâneos: TPM, endometriose, síndrome do pânico e depressão
    - A mulher e a resiliência
    - Amores, desencontros e reencontros da mulher contemporânea

Outro curso relacionado com psicologia - clínica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |