Home>Cursos>Design de Interiores>Rio de Janeiro Capital>One Year Course: Design de Interiores - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

One Year Course: Design de Interiores

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Cursos
Loading...

Solicite informação sem compromisso
IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

One Year Course: Design de Interiores - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro:
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
One Year Course: Design de Interiores - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre One Year Course: Design de Interiores - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
One Year Course: Design de Interiores

  • Modalidade: Presencial
  • Início previsto: setembro
  • Dias: Terças e Quintas-Feiras + sábados agendados
  • Horário: das 19h30 às 22h30
  • Duração: 270 horas

Por quê?

O design de interiores desempenha um papel crucial nas cidades, respondendo à contínua transformação funcional dos espaços com uma abordagem distinta da arquitetura, propondo soluções reversíveis e espaços flexíveis.

Para quem?

Pessoas interessadas em design de interiores que querem iniciar uma carreira na área. O curso não exige pré requisitos, e recebe tanto profissionais da área como de outras formações.

Como é?

O curso apresenta as principais áreas de atuação do profissional: projetos comerciais (retail design), efêmeros (cenografia, exposições e eventos) e residenciais. Nas aulas, os alunos desenvolvem projetos a partir de briefings reais.

O design de interiores vai muito além da decoração. Ele pode exercer um papel crucial nas cidades contemporâneas ao responder à contínua transformação funcional dos espaços construídos, desenvolvendo soluções reversíveis e espaços flexíveis.

O curso Design de Interiores forma profissionais com capacidades de compreender e intervir nos ambientes com domínio da escala própria dos interiores, de suas especificidades e de seus processos e ferramentas.

Apresenta ao alunos as principais áreas de atuação do designer de interiores: projetos comerciais (retail design), projetos efêmeros (cenografia, exposições e eventos) e projetos residenciais.

COORDENAÇÃO:

Marina Piquet - é arquiteta formada pela PUC-Rio e possui extensão em Design de Interiores pela EINA (Centro Universitário de Design e Artes de Barcelona). Foi uma das editoras da Revista Noz, publicação independente de design e arquitetura editada entre 2007 e 2010. Tem passagem pelos escritórios be.bo. (2010-2013) e m.o.o.c. (2013-2015), especializados em projetos de interiores comerciais e design de produto, respectivamente.

Carolina Baltar -  é arquiteta formada pela UFRJ em 2005, com especialização em gestão de escritórios pela Fundação Getúlio Vargas. Foi sócia e coordenadora de projetos do escritório be.bo de 2009 a 2016 e atualmente desenvolve projetos de interiores comerciais, residenciais e institucionais.

OBJETIVOS:

O curso Design de Interiores promove um contato inicial e abrangente com o universo dos interiores, por meio de uma abordagem prática, capaz de fornecer ferramentas para o desenvolvimento de projetos de ambientes harmônicos e funcionais. Com um time de professores formado por profissionais
atuantes na área, o curso promove a troca de experiências, aproximando os alunos com a realidade do mercado. Ao longo das aulas, o aluno irá familiarizar-se com o vocabulário próprio da disciplina e com questões importantes para se pensar a produção de design de interiores na atualidade, ampliando seu repertório de soluções e referências arquitetônicas e visuais.

METODOLOGIA:

O curso divide-se em quatro módulos: o primeiro é dedicado a ferramentas de representação e desenvolvimento de projetos; o segundo ao estudo dos materiais e à criação de projetos comerciais; o terceiro a projetos residenciais e iluminação; e o quarto a projetos de uso coletivo e ambientação. Em todos os módulos, o desafio é desenvolver soluções para briefings e clientes reais, por meio de aulas práticas e tutorias, como forma de incorporar o conteúdo apresentado nas aulas expositivas. Ao fim de cada etapa, há uma apresentação em que o aluno recebe o feedback de uma banca composta por um professor, um coordenador e um profissional convidado especializado no assunto em questão. Ao longo das aulas, o conteúdo é abordado em diversos formatos: aulas expositivas, ateliês de desenvolvimento de projeto, workshops, palestras e visitas guiadas.

PERFIL DO ESTUDANTE:

O curso foi desenvolvido para pessoas interessadas em design de interiores e que pretendem iniciar uma prática profissional na área. Por não exigir pré-requisitos, o curso recebe bem tanto jovens estudantes que busquem confirmar seu interesse pela área, como profissionais com experiência prévia ou formação em outras áreas, e que desejem mudar de carreira.

O MERCADO:

O design de interiores desempenha um papel crucial nas cidades contemporâneas, respondendo à contínua transformação funcional dos espaços construídos, por meio de soluções e espaços flexíveis. O mercado procura cada vez mais profissionais com capacidades de compreender e intervir nos ambientes, por meio de uma abordagem distinta da arquitetura: com domínio da escala própria dos interiores, suas especificidades, seus processos e ferramentas.

O curso apresenta ao aluno as principais áreas de atuação do designer de interiores: projetos efêmeros (cenografia, exposições e eventos),  projetos comerciais (retail design), projetos residenciais e projetos para uso coletivo (espaços educacionais, culturais, etc.).    

CONTEÚDO:

O curso é composto por diferentes metodologias de desenvolvimento de projeto, através de quatro tipologias diferentes: interiores efêmeros, interiores comerciais, interiores residenciais e interiores de uso coletivo. Nessas disciplinas, o aluno desenvolve seus projetos em pequenos grupos, duplas ou individualmente, contando com a orientação dos professores.

Nas disciplinas expositivas, é apresentado o conteúdo de forma específica e complementar às aulas de projeto: representação, mobiliário, iluminação, materiais, ambientação, e prática profissional.
Outro curso relacionado com Cursos de Design de Interiores: