Curso Completo de Formação Profissional em Naturopatia - Online

Solicite informação sem compromisso Aurum Educacional

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Completo de Formação Profissional em Naturopatia - Online

  • Conteúdo
    Curso Completo de Formação Profissional em Naturopatia.

    Programa:

    Anatomia e Fisiologia Humana - 100hs
    Fundamentos da Naturopatia - 60hs
    Fitoterapia - 100hs
    Florais de Bach - 100hs
    Cromoterapia - 80hs
    Técnicas e Prática de Atendimento - 60hs
    Total: 500hs

    Estágio supervisionado (obrigatório): 60 h.

    INVESTIMENTO:

    24 X R$ 160,00

    Nessa modalidade, será emitido no final do curso um Diploma de Naturopatia contendo, no verso, a grade curricular cursada. Não serão emitidos certificados avulsos por disciplina. 

    INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE NATUROPATIA:

    1. CURSO DE NATUROPATIA À DISTÂNCIA:

    A Naturopatia é um conjunto de técnicas de tratamento de saúde que utiliza de procedimentos e de recursos naturais sem a ação de agentes químicos, visando à saúde através do equilíbrio do ser humano como um todo.

    Ao contrário dos tratamentos convencionais que visam à cura restritiva da doença ou dos órgãos ou sistemas afetados, as Terapias Naturais, tratam do organismo na sua integralidade, proporcionando condições favoráveis ao restabelecimento do equilíbrio e, conseqüentemente, da saúde do indivíduo.

    Primando por uma visão integral do indivíduo, ou seja, o ser humano e sua dimensão física, psíquica, social e transcendente, sua relação consigo, com o outro e com o ambiente; a Naturopatia, parte do contexto holístico, onde todos os organismos vivos, desde a menor constituição (célula, átomo), interagem e integram-se entre si, cumprindo cada um delas sua função específica para o funcionamento do todo. Nessa perspectiva, o menor distúrbio existente afetará o todo do organismo, comprometendo o bom funcionamento do conjunto.

    O tratamento holístico considera todas as dimensões da pessoa humana, de forma a harmonizar cada uma delas para o restabelecimento da saúde, física, mental, emocional, energética, espiritual, enfim, o ser humano e sua totalidade.

    Portanto, Saúde não se caracteriza simplesmente pela ausência de  doenças, mas pela qualidade de vida, através do equilíbrio, bem estar, alegria, paz, amor,  buscando resgatar nas pessoas a sua essência, dentro de um processo de crescimento individual e coletivo.           

    A Naturopatia é mais que um curso ou uma profissão.  É uma Filosofia de Vida.

    2.  JUSTIFICATIVA DO CURSO DE NATUROPATIA:

    A partir da segunda metade do século XX, em todas as partes do planeta, tem aumentado a demanda de pacientes por profissionais generalistas dotados de uma visão mais ampla e sistêmica, capazes de aplicar não somente a medicina hegemônica e técnicas tradicionais como também as estratégias complementares. A Organização Mundial de Saúde recomenda a todos os países a utilização da Medicina Alternativa, como aliada a mais uma forma de tratamento de saúde e melhoria na qualidade de vida dos povos.

    No dia 03 de maio de 2006 o Ministério da Saúde publicou a Portaria n. 971, que aprova a implantação do uso de Terapias Alternativas no SUS, conforme determinado no artigo primeiro desta portaria:

    - Art. 1º: Aprovar, na forma do Anexo a esta Portaria, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

    Parágrafo único. “Esta Política, de caráter nacional, recomenda a adoção pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares.”

    A publicação dessa Portaria vem garantir à população brasileira o direito de utilização das Terapias Alternativas, além da medicina tradicional.

    A proposta do Curso de Naturopatia é formar Terapeutas em Naturopatia, com conhecimento abrangente em diversas técnicas milenares de promoção à saúde. Essas técnicas, apesar de ter seu uso desde que a humanidade existe no planeta, hoje ressurgem à luz da ciência, com embasamento teórico,  comprovações e explicações lógicas e científicas do porquê de sua eficácia.  

    3.  OBJETIVOS DO CURSO DE NATUROPATIA:
    • Proporcionar conhecimentos que possibilitem a apreensão da realidade social, política, econômica e cultural para as questões que envolvem o âmbito da saúde individual e coletiva;
    • Compreender os fatores que possibilitem a identificação dos determinantes do processo saúde-doença;
    • Ampliar conhecimentos para a compreensão do papel do terapeuta como agente de transformação da realidade;
    • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades para atuar na assistência ao ser humano em seu ciclo vital, tanto na promoção e proteção da saúde, quanto na recuperação;
    • Capacitar profissionais de saúde comprometidos com o indivíduo e a coletividade, tendo por princípios a valorização da vida, o respeito aos direitos humanos, a justiça e a ética como norteadores de uma prática profissional transformadora;
    • Prestar serviços de orientação e recomendação terapêutica na promoção, preservação e manutenção da saúde;
    • Identificar questões de prevenção à manutenção da saúde a partir de recursos naturais.
    • Desenvolver, supervisionar e orientar processos de reciclagem de resíduos na preservação do meio ambiente;
    • Orientar sobre temas ligados ao cuidado e manutenção da saúde e preservação do meio ambiente;
    • Recomendar terapeuticamente grupos específicos de gestantes, obesos, diabéticos, portadores de patologias diversas quanto à alimentação, uso de fitoterápicos, essências florais e recursos naturais, promovendo o equilíbrio e preservação da saúde.
    • Atender individual ou coletivamente de forma autônoma ou não, em clínicas, spas, casas de saúde, hotéis, etc, utilizando as técnicas de terapias naturais aprendidas no curso.
    4.  CURSO  DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE NATUROPATIA À DISTÂNCIA:

    O Curso de Formação Profissional de Naturopatia à distância é composto de técnicas que juntas formarão o profissional completo. Oferecemos as seguintes opções:

    A.  Curso Completo de Formação Profissional (contendo todas as disciplinas),

    B.  Disciplinas cursadas individualmente, na forma de cursos completos, conforme abaixo.

        Curso de Anatomia e Fisiologia Humana
        Curso de Florais  de Bach
        Curso de Fitoterapia
        Curso de Cromoterapia
        Curso de Fundamentos da Naturopatia
        Curso de Técnicas e Práticas de Atendimento

    4.1.  CURSO COMPLETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

    O curso completo é formado pela somatória dos cursos constantes da grade abaixo, perfazendo um total de no mínimo 500 h/a, mais o estágio supervisionado.
    Em cada curso é ministrado o conteúdo teórico prático necessário para habilitar o aluno a aplicar a técnica profissionalmente, sendo que a formação completa do profissional depende da integração dos cursos básicos.

    O Curso completo tem uma carga horária de 500 h/a, habilitando o aluno a filiar-se aos sindicatos da categoria, cadastrar-se como autônomo na prefeitura de sua cidade e declarar seu Imposto de Renda utilizando-se do código de Terapeuta Holístico da Receita Federal.

    Você poderá cursar os cursos na ordem de sua preferência, sendo que para receber o diploma de conclusão do CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM NATUROPATIA  será necessário ter cumprido toda a grade curricular obrigatória  (500 h/a) mais o estágio de 60 h.  

    4.2.  DURAÇÃO DO CURSO:

    A duração do curso é flexível e depende do ritmo e tempo disponível do aluno.

    Para uma assimilação adequada de todo o conteúdo programático, o tempo ideal para a conclusão do curso com 500 h/a é de 20 meses, considerando uma média de 25 horas de estudo ao mês, podendo variar para mais ou para menos conforme a disponibilidade de tempo de cada aluno. Cabe ressaltar, que o tempo máximo para a conclusão do curso completo é de 30 meses a contar da data da matrícula no curso completo, ou no primeiro curso avulso. 

    4.3.   CURSOS AVULSOS:

    Todos os cursos poderão ser cursados de forma isolada. A orientação pedagógica é de que somente um curso isolado permite ao aluno um conhecimento da técnica, mas não é suficiente para uma formação profissional completa.

    Entretanto, existem casos em que o aluno já tem formação em áreas afins e deseja acrescentar ao seu trabalho outras técnicas. Nesse caso haverá um bom aproveitamento do estudo. 

    4.4.  SISTEMAS DE AVALIAÇÃO:

    Tanto na modalidade de formação completa como nos cursos avulsos, o aluno será avaliado. A média mínima para aprovação nas disciplinas é de seis pontos de um total de dez. A média pode ser composta por uma ou mais provas, um ou mais trabalhos, e questionários que terão peso menor, mas irão auxiliar na composição da nota final do aluno. O critério de avaliação de cada disciplina será informado ao aluno no início de cada curso, de acordo com a necessidade que a técnica exige. O aluno reprovado em um ou mais módulos terá direito a uma nova prova.

    4.5. CERTIFICAÇÃO:

    O aluno que cumprir com aprovação minimamente 500 h/a mais as 60 h de estágio supervisionado obrigatório receberá um Diploma de Conclusão do Curso de Formação Profissional em Naturopatia emitido pelo Instituto de Naturopatia Ponto de Luz. No verso do diploma constarão as técnicas cursadas pelo aluno e sua respectiva carga horária.

    Para alunos que desejarem cursar somente um ou mais cursos será emitido um certificado da técnica  cursada com sua respectiva carga horária. 

Outro curso relacionado com terapias alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |