Curso de Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia - Online

Solicite informação sem compromisso FABEL - Faculdade de Belém

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Curso de Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia

  • Modalidade
    O curso é ministrado online.
  • Duração
    A duração total do curso é de 1 mes.
  • Certificado Oficial
    Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um certificado.
  • Considerações
    O curso de Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia da Faculdade de Belém visa a habilitação de profissionais para trabalharem como responsáveis de compreender um ambiente de trabalho e transformá-lo de maneira que não ocasione danos ergonômicos aos trabalhadores.
  • Dirigido a
    Poderá ser realizado por todos que se interessar na área.
  • Área de atuação
    O profissional poderá trabalhar em fábricas e escritórios em geral.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia - Online

  • Objectivos
    Capacitar interdisciplinarmente os profissionais envolvidos com o campo da saúde do trabalhador e gestão do trabalho para que os mesmos possam aplicar na prática os princípios da Análise Ergonômica do Trabalho, buscando compreender o trabalho para transformá-lo.
  • Dirigido a
    Profissionais das áreas de administração, engenharia de produção, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e ciências sociais, cuidadores, gestores e proprietários de pequenas e médias empresas e demais interessados nesse assunto..... Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
  • Conteúdo
    Curso:    Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia
    Áreas:     Administração.
    Nível:     Qualificação Acelerada.
    Ementa:    Métodos e técnicas utilizados na Análise Ergonômica do Trabalho. Dinâmica da entrevista e observação na AET - entrevistas em autoconfrontação. Princípios da análise biomecânica e cinesiológica e o uso de instrumentos de investigação (vídeo, fotos, etc.). Os limites dos check lists, os princípios das ferramentas mais utilizadas e a importância de saber empregá-las na prática. Entre elas damos destaque ao: EWA (Ergonomic Workplace Analysis), OWAS - Ovako Working Posture Analysis System, RULA (Rappid Upper Limb Assesment), Equação de NIOSH, Moore & Garg e o Método Suzanne Rodgers. Escalas de desconforto (Linkert e questionário bipolar) e aplicabilidade dos questionários de percepção durante todas as etapas da AET. Os procedimentos para avaliação fisiológica de uma atividade de trabalho realizada em altas temperaturas e/ou com altas cargas de trabalho físico. Descrição dos cento e vinte oito pontos de verificação propostos pelo Ergonomic Checkpoints capazes de difundir os preceitos ergonômicos e melhorar as condições de trabalho, saúde, segurança e a eficácia da produção. As contribuições do QFD (Quality Function Deployment) e do 5W1H para etapa da síntese e a construção do caderno de encargos.
    Duração (estimada):     1 mes.
    Carga horária:     40 horas.
    Pré-requisito:     Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
    Autor:    Daniel Perticarrari e Fernanda Cockell.
    Currículo do Autor:    Dra. Fernanda Flávia Cockell Doutora em Engenharia de Produção (Saúde e Trabalho) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2008; Mestre em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2004; Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2001. Desenvolveu pesquisas na área de ergonomia junto à UFMG, FUNEP e UFSCar. Atualmente, participa de projeto de pesquisas na UFSCar e UNICAMP, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Têm experiência em treinamentos, comitês de ergonomia e projetos de intervenção ergonômica nas empresas: UNILEVER, Telemig Celular, Multibrás (Brastemp), SOICOM, CRB, Johnson & Johnson, PMMG, Companhia Mineira de Metais, entre outras. Dr. Daniel Perticarrari Pós-Doutorado pela UNICAMP - Faculdade de Educação; Doutor em Sociologia Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2007; Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, 2003; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, 1999; Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa científica junto à UFSCar, UNICAMP, e Cardiff University - Inglaterra..
    Avaliaçao:     Para cada módulo haverá uma avaliaçao on-line.
    Tutor    Fernanda Flávia Cockell Silva

    Os certificados de Qualificação, assim como de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.

Outro curso relacionado com Ergonomia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |