Graduação em Comércio Exterior

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Comércio Exterior

  • Modalidade
    Aulas ministradas presencialmente.
  • Duração
    O curso tem duração mínima de 2 anos.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de Graduação em Comércio Exterior
  • Considerações
    O curso de Comércio exterior da PUC SP oferece uma preparação para formar alunos com alto senso de cidadania, e habilitados para atuar como profissionais da área de Comércio Exterior. Visa também suprir a demanda nesse setor, devido o aumento das importações e do crescimento da economia brasileira. A formação ainda tem como proposta aperfeiçoar as habilidades do egresso na utilização de equipamentos e programas de informática voltados a profissionais de Comércio Exterior. Essas ferramentas são dirigidas a montagem de bancos de dados e a criação e desenvolvimento de séries de dados ou conceitos básicos na busca e análise de novos nichos na nessa área.
  • Dirigido a
    Essa formação é voltada a interessados em trabalhar na área de Comércio Exterior e em todas as suas aplicações.
  • Área de atuação
    Esse profissional pode atuar em empresas de importação e exportação, e nas áreas de logística, marketing alimentício nos campos automotivo, frigorífico e de vestuário.

Comentários sobre Graduação em Comércio Exterior - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Objetivos
    A. Objetivos Gerais Contribuir para a formação tecnológica de indivíduos com elevado senso de cidadania, e capacitação para atuação profissional em Comércio Exterior;

    Formar tecnólogos com competência e habilidades para atender às demandas profissionais específicas decorrentes da ampliação da importância das exportações e importações na economia brasileira.

    B. Objetivos Específicos

    Incentivar a compreensão da importância e das oportunidades e riscos associados ao comércio internacional às unidades empresariais e à sociedade brasileira;

    Incentivar o desenvolvimento e a capacidade profissional e da compreensão do processo tecnológico das operações de Comércio Exterior;

    Incentivar a produção e a inovação científica e tecnológica em Comércio Exterior e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

    Desenvolver competências profissionais tecnológicas e específicas em Comércio Exterior que facilitem os intercâmbios comerciais entre residentes e não residentes;

    Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias nas trocas internacionais;

    Incentivar uma postura ética e responsável na elaboração e implementação de contratos comerciais internacionais.
  • Dirigido a
    Egressos do ensino médio interessados na formação tecnológica superior ou profissionais portadores de certificado do ensino médio, que busquem aprimoramento em sua área de atuação.
  • Titulação
    Graduado em Comércio Exterior
  • Conteúdo

    Organização Curricular


    Informações Gerais:

     Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
     Carga Horária: 1768 horas (incluindo TCC, com 136 horas previstas)
     Duração Mínima: 2 anos
     Duração Máxima: 3 anos
     Período: Semestral, início proposto para o 2º semestre de 2006
     Turno de Funcionamento: Noturno
     Número de vagas: 50 semestrais
     Campus: Santana 

    Pressupostos Pedagógicos
    Os referenciais curriculares que norteiam este Curso de Comércio Exterior são extraídos do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores em Tecnologia da PUCSP, pelo que o plano de atividades procura respeitar os quesitos de (i) flexibilidade, (ii) interdisciplinaridade e (iii) atualização/renovação contínua.
    Os diferentes temas previstos para o Curso podem ser organizados em três núcleos didáticos: (i) Transdisciplinar, de (ii) Economia Aplicada, e de (iii) Comércio Exterior.

    Núcleos Temáticos
    No núcleo dos temas transdisciplinares encontram-se as atividades que escapam à caracterização puramente tecnológica, incluindo as componentes de Linguagem, Ética e Teologia, e os conceitos de linguagem matemática e estatística. No núcleo dos temas de Economia Aplicada estão as atividades associadas aos conceitos econômicos fundamentais à compreensão das operações de comércio exterior e de seu relacionamento ou impacto sobre a sociedade, especialmente a brasileira. Finalmente, no núcleo de Comércio Exterior englobam-se os temas jurídicos, fiscais e operacionais que complementam e dão matiz efetivamente tecnológica ao Curso.

    Núcleos Temáticos

    Núcleo Descrição

    Economia Aplicada  Apresentação e análise da metodologia econômica predominante, discussão dos conceitos, modelos e teorias básicas da Microeconomia e da Macroeconomia e Economia do Comércio Internacional.
    Aplicação dos conceitos à experiência brasileira recente,k con ênfase nos aspectos associados ao comércio exterior. 
    Comércio Exterior  Apresentação e análise dos aspectos jurídicos, contábeis e aduaneiros do comércio exterior. Ênfase no embasamento técnico-aplicado da prática do comércio exterior. 
    Transdisciplinar Instrumentalização genérica (transdisciplinar) em métodos quantitativos, de informática e redação. Aspectos ético-morais, sociais e ambientais associados à Economia e Comércio Exterior. 

    O amálgama interdisciplinar e a flexível interface pragmática do programa idealizado encontram suporte firma nas atividades de tutoria, nas práticas de laboratório e no Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, a serem detalhados em seqüência.

    Tutorias
    Desde seu ingresso no Curso, o aluno contará com o suporte de um tutor designado, responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades e interesses específicos do ingresso no decorrer das atividades. Em função dos interesses específicos do aluno e condicionado à disponibilidade de horário e carga de tutorandos, o aluno poderá solicitar à Coordenação do Curso a alteração de tutor, redirecionamento também possível por deliberação do tutor designado e sujeito às mesmas restrições da re-opção discente. Em encontros semanais, os tutores se reunirão com os tutorandos individualmente ou em grupo propondo atividades específicas orientadas à prática do Comércio Exterior e acompanhando sua evolução com avaliação semestral. O estudo de casos e a discussão de matérias de conjuntura ou o acompanhamento da evolução de indicadores de comércio exterior, preferencialmente coordenadas com os trabalhos em laboratório devem compor ao menos 60% da carga horária prevista para esta atividade. Os professores tutores procurarão estar atentos à percepção dos alunos em relação ao curso e comunicar à Coordenação do Curso eventuais insatisfações fundadas ou sugestões de aperfeiçoamento. A interação entre alunos ou grupos de alunos sob distintas tutorias, inclusive com a simulação de estratégias comerciais ou jogos negociais é possível e deve ser estimulada, considerando os interesses revelados pelos alunos matriculados a cada semestre. A carga horária prevista para as atividades de tutoria é de 136 horas para o programa completo, ou de 34 horas por semestre.

    Laboratórios
    As atividades de laboratório envolvem, além do aperfeiçoamento de habilidades no uso de equipamentos e programas de informática de especial utilidade para profissionais de Comércio Exterior, a capacitação na montagem de bancos de dados e a construção/manipulação de séries de dados ou informações básicas na prospecção e análise de oportunidades comerciais. Recomenda-se, no quanto for possível, aos professores responsáveis pelos demais temas cobertos no curso a proposição de exercícios ou coleta de informações que exijam o uso dos laboratórios de informática. Previstas 136 horas de atividades em laboratório durante o curso, com aulas presenciais de pelo menos 50% do total estipulado.

    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste da elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa entregue em versão escrita, sob a orientação de um professor indicado ou escolhido pelo aluno com a anuência da Coordenação do Curso. A escolha do professor orientador deve ser formalizada, junto com uma apresentação sucinta do projeto, metodologia e bibliografia básica até o final do segundo semestre letivo.

    O TCC deve respeitar às regras e normas técnicas aplicáveis, podendo ser preparado individualmente ou em grupo de até cinco alunos. Sua finalidade é estimular os alunos a sistematizar e aplicar de forma competente os conhecimentos com os quais teve contato durante o curso, apontando os caminhos para a produção e disseminação de saberes tecnológicos e científicos.

    O professor orientador poderá cumular a função de tutor, conquanto isto não seja obrigatório. Quando as funções de tutor e de orientador forem preenchidas por professores distintos, cumpre ao orientador exigir a ciência sobre a evolução dos trabalhos do orientando ao final de cada semestre a partir da formalização do projeto.

    A avaliação dos projetos será feita pelo professor orientador e por dois outros professores indicados pela Coordenação sem a intervenção do professor orientador e na modalidade “blind review” (“revisão cega”), em que não se identifica a autoria do trabalho. A nota mínima para aprovação do TCC será igual a 5,0 (cinco), podendo os trabalhos não aprovados serem submetidos a revisão, com os comentários da banca, para reavaliação posterior por banca distinta (exceto o orientador) num prazo máximo de um semestre letivo.

    Caso a banca entenda necessário, a defesa pública com argüição de todos os participantes do grupo é prevista, sendo desta forma possível a atribuição de notas distintas para os diferentes membros do grupo.

    Os três melhores TCCs merecerão reconhecimento público e certificação pela Coordenação, devendo todos os trabalhos aprovados serem encaminhados à Biblioteca para arquivamento e disponibilização pública.

Outro curso relacionado com comércio exterior

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |