Curso de Especialização em Reumatologia

Solicite informação sem compromisso USP - São Carlos

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Curso de Especialização em Reumatologia

  • Modalidade
    O Curso de Especialização em Reumatologia tem suas aulas ministradas presencialmente.
  • Duração
    O curso conta com uma carga horária total de 3.600 horas, sendo 24 meses com 40 horas semanais.
  • Certificado oficial
    Especialista em Reumatologia pela FMUSP.
  • Considerações
    O Curso de Especialização em Reumatologia da USP tem como objetivo preparar os alunos para realizar anamnese de modo a obter dados objetivos do paciente, executar o exame físico do aparelho locomotor, conduzir um caso reumatológico, incluindo suspeitas diagnósticas, indicação e interpretação de exames complementares, compreender fisiopatologia, prestar acompanhamento clínico e do uso das drogas empregadas, preescrever fisioterapia e órteses e exercícios físicos para condicionamento. Este curso objetiva a aprovação dos alunos na Prova de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
  • Dirigido a
    O curso de Especialização em Reumatologia é dirigido a médicos com certificado de 24 meses em residência médica ou estágio em clínica médica em Hospital com CRM reconhecido pelo MEC.
  • Área de atuação
    Os alunos aprovados poderão trabalhar como especialistas em reumatologia em hospitais, centros de saúde, clínicas particulares.

Comentários sobre Curso de Especialização em Reumatologia - Presencial - São Carlos - São Paulo - São Paulo

  • Objectivos
    Ao final da programação didática o aluno deve estar apto a:

    * Realizar anamnese de modo a obter dados objetivos do paciente
    * Executar o exame físico do aparelho locomotor
    * Conduzir um caso reumatológico, incluindo:
    o suspeitas diagnósticas
    o indicação e interpretação de exames complementares (laboratório geral, exames específicos de Reumatologia, imagem)
    o compreensão da fisiopatologia
    o escolha da melhor terapêutica medicamentosa
    o seguimento clínico
    o acompanhamento do uso das drogas empregadas
    o prescrição de fisioterapia e órteses
    o prescrição de exercícios físicos para condicionamento

    - Ser aprovado na Prova de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
  • Dirigido a
    Médicos com certificado de 24 meses em residência médica ou estágio em clínica médica em Hospital com CRM reconhecido pelo MEC. Término de clínica médica no máximo em 31/01/2010.
  • Conteúdo
    Conteúdo Programático
    1. Atividades Teórico-Práticas Obrigatórias: (40 horas/semanal ou 1.800 horas/ano)
    • Atividades de Ensino: aulas e seminários sobre as diversas doenças reumatológicas, com ênfase na propedêutica, diagnóstico clínico-laboratorial, fisiopatologia, tratamento; discussão de artigos científicos (semanal); reunião de preparo com apresentação de casos reumatológicos da enfermaria; curso de ressonância nuclear magnética (semanal); aula com convidado externo. 
    • Atividades Assistenciais: acompanhamento e visita diária aos pacientes internados, em um rodízio trimestral, no 1° ano do curso. No 2° ano, em um período único bimestral (interconsultas, supervisionamento de pacientes internados no pronto atendimento do Instituto Central do Hospital das Clínicas, interconsultas, assistência aos pacientes para infusão de medicamentos biológicos e imunossupressores – no leito dia da enfermaria ou do centro de infusão (CEDMAC)); atendimento a pacientes ambulatoriais e do laboratório de Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE). 
    • Atividade de pesquisa: realização de trabalho científico para posterior publicação em revista médica nacional e internacional, apresentação de trabalhos em congressos nacional e internacional em Reumatologia.

    1.1.   Seminários (programa e carga horária) - Auto-anticorpos, imunologia básica, drogas utilizadas em Reumatologia, exames gerais (complementares e laboratoriais em Reumatologia), Lúpus eritematoso sistêmico, Esclerose sistêmica, Vasculites, Coluna, Fibromialgia, Dermatomiosite / Polimiosite, Síndrome antifosfolípide, Microcristalinas, Síndrome de Sjögren, Espondiloartrites, Artrites infecciosas, Osteonecrose asséptica, Doenças reumatológicas iniciadas na infância, Osteometabólicas, Artrite reumatóide, Osteoartrites, Reumatismo de partes moles, Miscelâneas, enfocando conceito, epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, diagnósticos diferenciais, exames complementares, tratamentos medicamentosos e não medicamentosos.

    1.2.   Outras Atividades Programadas  – Seminários de Medicina baseada em evidências: critérios das principais doenças reumatológicas, uso de medicamentos anti-reumáticos, prognóstico das principais doenças reumatológicas.
    1. Atividades optativas (2 horas)
    • Fórum de debates da Sociedade Paulista de Reumatologia (primeiras 4ª feiras do mês)
    1. Cursos em serviço (104 horas)
    • Grupo de Fisioterapia aplicada em Reumatologia Reumatologia – HCFMUSP / UNICID (Responsável: Profa. Andréa Lopes Galinaro); duração de 1 mês, no 2° ano do Curso; carga horária: 32 horas; participação no atendimento de pacientes. 
    • Grupo do Departamento de Dermatologia  – HCFMUSP (Responsável: Prof. Dr. Evandro Rivitti); duração de 1 mês, no 2° ano do Curso; carga horária: 16 horas; participação no atendimento de pacientes com colagenoses e vasculites.
    • Laboratório de Investigação Médica da Disciplina de Reumatologia  – FMUSP (Responsável: Profa. Dra. Eloísa Bonfá); duração de 3 dias no 2° ano do Curso; carga horária: 24 horas; conhecimento das técnicas laboratoriais em auto-imunidade, inflamação, doença de Lyme, metabolismo ósseo e capilaroscopia, ultra-som das articulações 
    • Grupo de Ortopedia – IOT/FMUSP (Responsável: Dr. Marco Sasaki); duração de 1 mês no 2° ano do Curso; carga horária: 32 horas; participação no atendimento de pacientes ambulatoriais.
    1. Trabalho de Campo (100 horas)
    • Atividade de Ensino: 2~4 aulas / seminários, por semana, sobre as diversas patologias reumáticas. Discussão de imagens (radiografia simples e tomografia computadorizada de pacientes reumatológicas) semanalmente; visita geral na enfermaria 2 vezes por semana.
    • Atividade assistencial: visita aos pacientes internados diariamente, sendo de acompanhamento geral, 2 vezes por semana; apresentação de casos reumatológicos internados na enfermaria do Serviço ou de interconsultas.

Outro curso relacionado com reumatologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |