Home>Extensão Universitária>Design de Interiores>Rio de Janeiro Capital>Curso de Extensão em Design Process - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

Curso de Extensão em Design Process

Loading...

Solicite informação sem compromisso
IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Curso de Extensão em Design Process - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro:
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Curso de Extensão em Design Process - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre Curso de Extensão em Design Process - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
Curso de Extensão em Design Process

Módulo 1: Pesquisa Criativa*
Escola: Design
Horas: 60 horas
Idioma: Português
Início: Março de 2014
Término: Maio de 2014
Aulas: Segundas e Quartas-feiras das 19h30 às 22h30
*O curso de extensão em Design Process é composto por 4 módulos:
1.Pesquisa criativa, 2.Co-criação, 3.Prototipação e 4.Registro do processo. Os módulos podem ser feitos em sequência ou separadamente de acordo com o interesse e as necessidades específicas de cada aluno.

Público-alvo

O curso é destinado a designers, pesquisadores, profissionais de Marketing, empreendedores, estudantes, publicitários e profissionais da indústria criativa.

Objetivo

O curso tem por objetivo mostrar o processo de pesquisa a partir da ótica do Design estimulando os profissionais a utilizar métodos de pesquisa para fomentar a criatividade. Pretende-se capacitar o aluno a estruturar, conduzir e apresentar projetos de pesquisa em Design. O programa de estudo apresenta as fases da pesquisa, a partir da definição dos seus objetivos, selecionando as ferramentas mais adequadas a necessidade de cada caso, gerando a compreensão dos significados do comportamento do público alvo. O curso imerge nos processos de geração de conhecimento através da pesquisa de campo e da definição do escopo de trabalho construindo conhecimento a partir das interações com o público alvo, baseado nas suas ações, comunicação e objetos.

Coordenação

Eduardo Pucu de Araújo, MSc
Graduado em Desenho Industrial e mestre em Design pela PUC-Rio, mestre em Design Estratégico pelo Politecnicodi Milano e com experiência profissional no Brasil e no Exterior. Iniciou sua carreira na Intelbras como Designer de produtos e desenvolveu conhecimentos em estratégia na ContinuumInnovation. Já trabalhou para clientes como Philips, P&G, Unilever, Gaggia, AllSteel e Supervia Johnson &Johnson. Hoje é Gerente de Projetos da Interação Pesquisa – empresa na qual implementou a área de Pesquisa Criativa, metodologia que potencializa a pesquisa qualitativa através do Design Thinking.

Fernando Felicio Dos Santos De Carvalho, MFA
Mestre em Desenho Industrial pela UniversityofNotreDame, EUA. Graduado em Projeto de Produto e Comunicação Visual pela PUC-Rio. Recebeu o Dr. Jacob BolotinAward de inovação em produtos e tecnologias para pessoas portadoras de deficiência, conferido pela NationalFederationoftheBlind, EUA (2008) e Menção Honrosa do Ministério da Cultura da Espanha, pelo projeto Cama Puerto (2010). Participou de exposições, ministroupalestras e conferências no Brasil, Espanha e Estados Unidos. Atua principalmente nos campos de design estratégico e de produtos, educação e abordagens críticas em design.

Áreas de estudo

Entendimento do problema
- Planejamento de projetos de pesquisa em Design
- Definição de Briefing e montagem de contra-briefing
- Gestão de projetos de pesquisa
Imersão
- Condução de pesquisas para a Inovação
- Identificação de ferramentas adequadas de acordo com a tipologia de pesquisa
- Uso de ferramentas de pesquisa: técnicas investigativas
Do insight à ideia
- Análise dos achados de campo
- Transformar um insight em uma ideia: prática da co-criação
- Criação de cenários a partir de ideias
Laboratório de projeto
- Execução de um projeto guiado, baseado nos princípios apresentados nasaulas de conteúdo. Os alunos serão estimulados a realizar um projeto de pesquisa criativa. As oficinas serão realizadas com pesquisas, imersões, debates e workshops ao longo do curso.
Outro curso relacionado com Extensão Universitária de Design de Interiores: