Home > Cursos > Terapias Alternativas > A Distância > Curso de Formação em Naturopatia - A Distância

Curso de Formação em Naturopatia - A Distância

Solicite informação sem compromisso Escola Ana Neri de Acupuntura e Massoterapia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Formação em Naturopatia - Online

  • Conteúdo
    Naturopatia Formação.

    Duração. 18 meses
    Carga horária
    . 950 horas

    Em regime de ead (ensino a distância)e semi presencial

    Curso semi presencial. sexta das 09:00h ás 22:00 horas – sábado das 09:00 ás 17:00 horas

    O Curso de Formação Livre em Naturopatia, foi criado com o objetivo de melhorar o aprendizado aluno escola, para que essa ideia se tornasse realidade a EANAM buscou uma metodologia diferencia já aceita no Brasil pelo Ministério da Educação. O PBL (Problem Based Learning) que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas, um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores – principalmente em faculdades de medicina.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL  é um recurso didático, uma estratégia pedagógica inovadora, que vem conquistando muitos aliados. A Universidade McMaster, no Canadá, e a de Maastricht, na Holanda, foram as primeiras a adotá-lo, lá em 1969.  Desde então, ele vem sendo implantado em importantes escolas de diversas áreas mundo afora. No Brasil, a Aprendizagem Baseada em problemas PBL chegou através da Faculdade de Medicina de Marília (SP) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, e já está presente em várias outras.

    Essa metodologia quebrou o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras e o controle de presença e provas: nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades. Na aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. Esses grupos são formados por no máximo 10 alunos, e não mais por turmas enormes de até 100 estudantes. Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL traz para a sala de aula a interdisciplinaridade, seguindo a concepção de ensino atual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A PBL também segue as novas diretrizes e parâmetros curriculares da educação básica, reduzindo a distância entre o aprendizado da teoria e a prática. Com a PBL, o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores.

    VANTAGENS DA PBL.

    1. Aumento do senso de responsabilidade dos estudantes, que agora precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender por conta própria.
    2. Estimulo a leitura, ao emprego do raciocínio lógico e as discussões.
    3. Incentivo aos estudantes para que investiguem mais a fundo os problemas apresentados a fim de encontrar soluções práticas para eles.
    4. Estimula e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe através dos grupos de discussão.
    5. Permite a interlocução das disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.
    6. E, talvez a mais importante de todas as vantagens, o acesso precoce dos estudantes ao meio prático da profissão escolhida, formando novos profissionais mais motivados e mais humanizados, já que os estudantes podem ver de perto o resultado prático de suas investigações.
    7. Curso de Formação Livre em Naturopatia com Proficiência para a Pós-Graduação em Naturopatia Lato Sensu Ambiente Praticas Integrativas e Complementares (PICs).
     

    INTRODUÇÃO:

    O aluno formado no curso de formação livre em naturopatia com o aproveitamento de disciplinas pode se pós graduar em NATUROPATIA, também chamado de Naturopata é o profissional da Saúde com competência para utilizar, indicar e ensinar o uso dos recursos naturais de prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde.

    OBJETIVOS DO CURSO:

    1. Aplicar princípios, métodos e técnicas das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES com a finalidade de manter, promover ou restabelecer a Saúde do indivíduo.
    2. Atuar nos sistemas de saúde público e privado desenvolvendo programas preventivos ou curativos nos campos das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: isto é Fitoterapia, Florais, Geoterapia, Naturoterapias e Terapias Energéticas.
    3. Formar e capacitar recursos humanos especializados no emprego de métodos e técnicas das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.
    4. Realizar, promover e divulgar estudos e pesquisas científicas na área das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.
    5. Formar e capacitar profissionais de saúde em NATUROPATIA: TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES de nível de formação livre, habilitados a atuarem em equipes de saúde transdisciplinar, na pesquisa e no ensino, na área das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.
    6. Promover o desenvolvimento de atitude ética e critica compatíveis e desejáveis a natureza do trabalho profissional na área das TERAPIAS NATURAIS, INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.
    QUADRO CURRICULAR.

    • Teorias Bioenergéticas (Lian Gong) aplicadas a Naturopatia = 45 horas
    • Cinesiologia aplicada a Acupuntura = 30 horas 
    • Avaliação Diagnóstica Energética (Fisiognomonia, Hara, Esfigmologia e Yin Yang) = 45 horas
    • Iridologia Americana e Diatésica= 45 horas
    • Terapia Vibracional I: Essências Florais = 45 horas
    • Hidroterapia e Geoterapia (Banhos e Cristais) = 30 horas
    • Terapia Vibracional II: Cromoterapia = 30 horas
    • Terapia Quântica Aplicada (Florais) = 45 horas
    • Metodologia Científica = 25 horas
    • Fitoterapia Aplicada = 45 horas
    • Auriculoterapia = 30 horas 
    • Termoterapia: (Moxabustão)= 20 horas
    • Craneopuntura = 30 horas
    • Terapia da Dor: Espiral Bandagem Terapeutic Taping = 30 horas
    • Terapia Vibracional III: Aromoterapia = 30 horas
    • Meditação Dinâmica: Tai Chi e Qi Gong = 60 horas
    • Reflexoterapia Podal: 45 horas
    • Prática Clinica: 320 horas
    Total de horas/aula = 630 + Prática Clínica = 320 horas = 950 horas aula.

    PÚBLICO ALVO.

    A Formação Livre ou Pós-Graduação em NATUROPATIA destina-se a profissionais de nível superior, com formação em Terapias Naturais e boa experiência profissional, que desejam aprofundar e construir uma carreira de sucesso. Após a conclusão das práticas clínicas e entrega do trabalho de conclusão de curso, o aluno recebera a titulação de Especialista ou Pós Graduado em Naturopatia.

    CONCEPÇÃO DO PROGRAMA.

    O curso tem duração de um ano e meio (18 meses) de aulas teórico/prático, após a conclusão do curso livre o aluno receberá um certificado de CURSO LIVRE EM NATUROPATIA, o certificado do curso livre e for graduado em qualquer área do saber ele poderá fazer aproveitamento de estudos conforme legislação vigente, cursar outro semestre (6 MESES) a titulo de proficiência em pós graduação em naturopatia, recebendo no final certificado pela FACEI Faculdade Einstein de Salvador (Bahia) o Certificado de PÓS GRADUAÇÃO EM NATUROPATIA; obtendo o título de NATUROPATA.

    O curso foi concebido no contexto da promoção e restabelecimento da saúde Bioenergética. Ao mesmo tempo, o curso propõe uma reflexão acerca dos diversos ramos de Terapias Naturais e habilitação técnica e científica de profissionais da área, tem representado um desafio muito grande para as pessoas que procuram por tais tratamentos. A estrutura programática e pedagógica baseado no ensino práxico assegura a absorção de conceitos que potencializam o desenvolvimento de práticas integradas e inovadoras.

    PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO:

    O Especialista em NATUROPATIA é o profissional da Saúde com competência para utilizar, indicar e ensinar o uso dos  recursos naturais de prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde.
    É um profissional com uma concepção Holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da Integração Terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

    É um profissional que se utiliza das formas associadas de métodos antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e recuperação da Saúde, visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano com o meio ambiente.
    As técnicas utilizadas pelas terapias naturais, integrativas e complementares são muitas e se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo, como forma de manter seu estado de equilíbrio, ou mesmo para quem necessita reorganizar suas funções vitais e combater dores ou disfunções orgânicas. Essas técnicas maximizam a circulação da energia vital pelo corpo, condição necessária para o combate a diversos sintomas como dores, tensões e stress e principalmente na prevenção das doenças.

    As terapias naturais, integrativas e complementares são formas de cuidar da saúde com o apoio do toque físico, tão importante quanto raro em nossa civilização urbana e globalizada.
    Fazer e aplicar a terapia natural também significa acalmar, na busca do equilíbrio físico, mental e energético. Os movimentos e técnicas são de diversos tipos como florais, Reflexoterapia, Fitoterapia, Geoterapia, Auriculoterapia e Iridologia dentre outras.

    OBSERVAÇÕES.

    Ao final de cada módulo o aluno, fará sua rematricula comprando o módulo seguinte, junto com a compra o aluno deverá baixar a FICHA DE INSCRIÇÃO E O CONTRATO DE ADESÃO preencher corretamento sem rasuras e envia-los para a instituição de ensino, só após o recebimento e a confirmação pelo PagSeguro da compra do módulo (semestre) o acesso a plataforma de ensino será liberado.

    Esse Curso NÃO é de PÓS GRADUAÇÃO EM NATUROPATIA E SIM CURSO DE FORMAÇÃO LIVRE EM NATUROPATIA COM PROFICIÊNCIA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM NATUROPATIA LATO SENSU AMBIENTE TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.

    O Curso de Formação Livre em Naturopatia foi concebido com o objetivo de facilitar o acesso aos egressos do ensino médio e todos os profissionais da área da saúde, para a sua inserção nas práticas integrativas e complementares assim sendo com o sistema PBL o aluno fará a parte teórica e pratica quase que concomitantemente, para tanto ele deverá buscar em sua cidade clinicas ou escolas que atuam com as chamadas práticas integrativas e complementares (medicina alternativa) e encaminhar os dados cadastrais dessas empresas ou instituições para que elas sejam inclusas em nosso banco de dados e assim a prática ou qualquer atividade relacionada a formação do aluno possa ser reconhecida e aceita pela EANAM e toda carga horária obtinha com essas práticas contarão como parte da formação clinica, até 320 horas de prática em Naturopatia.

    Obs. Toda prática clínica realizada pelo aluno e enviada para conferencia ao departamento de cursos da EANAM, deverão ser registrada em ficha própria enviada ao aluno do departamento de cursos da eanam, devendo conter o carimbo da clinica ou escolas, assinatura do coordenador da mesma com firma reconhecida em cartório e assinada pelo aluno também com firma reconhecida em cartório, só assim a mesma terá validade junto a eanam.

    REQUISITOS.

    Para que seja feita e aceita a inscrição (matrícula) do aluno para o seu ingresso no Curso Livre ou de Pós Graduação em Naturopatia ele deverá apresentar os seguintes documentos:

    1. Ficha de Matricula.
    2. Contrato de adesão.
    3. Comprovante de residencia.
    4. RG.
    5. CPF.
    6. Titulo eleitoral.
    7. Certidão de Nascimento ou Casamento.
    Obs. Com exceção da Ficha de Matricula e Contrato de adesão que deverão ser autenticadas e enviadas digitlmente, os demais documentos podem ser fotocópias.

Outro curso relacionado com Terapias Alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |