Curso de Formação Livre em Massoterapia

Solicite informação sem compromisso Escola Ana Neri de Acupuntura e Massoterapia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Formação Livre em Massoterapia - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Conteúdo
    Formação Massoterapia.

    Duração: Cinco (5) Semestres (30 Meses)
    Carga horária: 1.320 horas

    PRESENCIAL
    Semi-Presencial

    Curso Presencial de Segunda à Sexta
    Faça Já Sua Matrícula

    O curso:

    O Curso de Formação Livre e Técnica em Massoterapia, foi criado com o objetivo de melhorar o aprendizado aluno escola, para que essa ideia se tornasse realidade a EANAM buscou uma metodologia diferencia já aceita no Brasil pelo Ministério da Educação. O PBL (Problem Based Learning) que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas, um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores – principalmente em faculdades de medicina.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL é um recurso didático, uma estratégia pedagógica inovadora, que vem conquistando muitos aliados. A Universidade McMaster, no Canadá, e a de Maastricht, na Holanda, foram as primeiras a adotá-lo, lá em 1969. Desde então, ele vem sendo implantado em importantes escolas de diversas áreas mundo afora. No Brasil, a Aprendizagem Baseada em problemas PBL chegou através da Faculdade de Medicina de Marília (SP) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, e já está presente em várias outras.

    Essa metodologia quebrou o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras e o controle de presença e provas: nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades. Na aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. Esses grupos são formados por no máximo 10 alunos, e não mais por turmas enormes de até 100 estudantes. Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL traz para a sala de aula a interdisciplinaridade, seguindo a concepção de ensino atual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A PBL também segue as novas diretrizes e parâmetros curriculares da educação básica, reduzindo a distância entre o aprendizado da teoria e a prática. Com a PBL, o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores.

    Vantagens da PBL

    Aumento do senso de responsabilidade dos estudantes, que agora precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender por conta própria.

    Estimulo a leitura, ao emprego do raciocínio lógico e as discussões.

    Incentivo aos estudantes para que investiguem mais a fundo os problemas apresentados a fim de encontrar soluções práticas para eles.

    Estimula e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe através dos grupos de discussão.

    Permite a interlocução das disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.

    E, talvez a mais importante de todas as vantagens, o acesso precoce dos estudantes ao meio prático da profissão escolhida, formando novos profissionais mais motivados e mais humanizados, já que os estudantes podem ver de perto o resultado prático de suas investigações.

    CURSO TÉCNICO EM MASSOTERAPIA

    A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde para muita gente, principalmente no mundo estressante como é aquele em que vivemos hoje. A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem estar e também melhorar a qualidade de vida.

    O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direcionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes.

    O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sítios. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela seleção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

    A massoterapia engloba os mais diversos tipos de massagens, tanto de origem ocidental como oriental. Algumas das técnicas utilizadas na massoterapia são: A Drenagem Linfática, o Shiatsu, a Reflexologia Podal, o Do-in, o Tuiná, a Aiurvédica, a Massagem Relaxante, a Massagem Sueca entre outras.

    A freqüência mínima é de 75% de presença.

    (a) Com o seguinte sistema pedagógico, presencial de segunda a sexta feiras das 19:00 ás 22:00 horas.

    (b) Semipresencial sendo um (1) encontro mensal na sexta feira das 19:00 ás 22:00 horas e no sábado das 09:00 ás 17:00 horas.

    As aulas práticas terão início no segundo módulo do curso e serão realizadas em diversos ambulatórios credenciados pela EANAM, da cidade de Ribeirão Preto e região.

    A avaliação do aprendizado será feita por meio de provas teóricas ao final de cada matéria. No término, haverá Prova Final Teórica e Prática. A média mínima que deverá ser alcançada como nota para aprovação é de cinco pontos.

    Ao final da primeira fase do curso, os alunos que não obtiverem média cinco, não terão acesso à segunda fase.

    Objetivos:

    O Curso prepara profissionais da saúde para o exercício da Massoterapia (massagem), proporcionando ao aluno uma visão bem clara de como é a estrutura da Escola Médica Ocidental e Oriental.

    Pré Requisitos:

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
    • 02 Fotos 3X4
    • Fotocópia Autenticada do Diploma e Histórico do Curso de Nível Médio.
    • A freqüência mínima de 75% de presença.
    • Fotocópia do RG, CPF, Titulo Eleitoral, Comprovante de residencia e Certidão de Nascimento ou Casamento.
    • Via original da Ficha de Inscrição e do termo de Contrato assinado pelo aluno.

    Características do Curso:

    O Curso de Tecnico em Massoterapia idealizado no presente projeto pedagógico pretende certificar uma formação em Massoterapia, com carga horária de (1.320) três mil e seiscentas horas, das quais 1/3 (um terço) constituem-se de atividades teóricas. O curso tem, portanto, 30 (trinta) meses, com disciplinas voltadas para a aquisição de competências e habilidades em Massoterapia. Tal aquisição baseia-se no fato de vivermos em uma época de transição entre os paradigmas da “ciência oriental” e os paradigmas da chamada “ciência moderna”. É importante salientar que o currículo do Curso de Tecnico em Massoterapia da Escola Ana Neri de Acupuntura e Massoterapia busca a excelência da qualificação, mas sem esquecer-se de formar profissionais incutidos de benevolência, ética e profundo senso humanitário. Enfatiza-se que a existência da formação procura atender às tendências locais e regionais do mercado de trabalho de Ribeirão Preto e sua Região Metropolitana de Ribeirão Preto no dia 13 de agosto de 2003, compreendida pelo agrupamento dos municípios.

    Região essa com aproximadamente, 1.560.000 habitantes.

    A estrutura do curso foi elaborada almejando-se preservar a formação global do futuro Tecnico em Massoterapia, basicamente como um estudioso da vida e de suas mais diversas manifestações.

    A Massoterapia tem despontado como uma das áreas de atuação mais promissoras em termos de avanços científicos e mercadológicos, a ponto de se dizer que o século XXI há de ser o dessa terapia, tida como recurso indispensável ao profissional de saúde, dado às perspectivas de descobertas revolucionárias nesta área do conhecimento humano, que já se anunciaram com repercussões sobre a vida do cidadão comum.

    Efetivamente, os avanços relativos aos Profissionais de saúde têm tido grandes desdobramentos técnico-científicos sobre as mais diversas áreas terapêuticas, com reflexos sobre a atuação do profissional como agente promotor da saúde do indivíduo.

    Na década de setenta, os estudos da Massoterapia, propiciou inúmeros debates, questionamentos e pesquisas sobre sua eficácia e quais mecanismos neurofisiológicos regiam seus efeitos. A partir deste momento, a Massoterapia disseminou-se pelo Ocidente, dando novo impulso às pesquisas sobre mecanismos neurofisiológicos e a filogênese do sistema nervoso.

    Paralelamente a todas estas perspectivas e realidades pertinentes à Massoterapia, o Brasil, como país do chamado terceiro mundo, não pode prescindir do grande potencial representado por este recurso terapêutico natural e de baixo custo operacional.

    Este patrimônio da humanidade constitui-se de um rico banco de conhecimentos próprios, englobado sob o nome de Massoterapia, sobre o qual pairam olhares diversos, inclusive o olhar daqueles defensores de interesses neoliberais difusores de políticas perversas que excluem do povo brasileiro de classes desfavorecidas dos benefícios desta milenar técnica de tratamento.

    Neste panorama, reunindo-se várias condições de representatividade, não podemos nos esquivar da responsabilidade de difundir o estudo da Massoterapia e capacitar o profissional de saúde a atuar nesta área.

    Adicionalmente, a este momento de profunda reflexão social agrega-se o irrefutável fato de que um país como o Brasil não pode prescindir de pessoal capacitado para exercer com eficiência as atividades de promoção da saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

    Assim, a criação do Curso de Tecnico em Massoterapia da ESCOLA ANA NERI DE ACUPUNTURA E MASSOTERAPIA deve-se não somente à compreensão da relevância da atividade do para Massagistas, Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Educadores Físicos e alunos egressos do 2º Grau, e demais profissionais graduados na área da Saúde, mas também da necessidade de profissionais especializados que atuem na área.

    Neste contexto, a Tecnico em Massoterapia não se apresenta como estudo acessório, mas como importante instrumento para a compreensão e conquista de uma melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação cidadã. O momento presente pede a formação do Tecnico em Massoterapia que não somente ajude a desvendar os “segredos da vida”, mas que promova uma educação que permita aos indivíduos um olhar crítico sobre a atividade humana e seus impactos sobre o homem e a sua saúde.

    Deve-se ressaltar, além disso, o número reduzido de Profissionais Graduados na área da Saúde Tecnico ou Tecnólogos em Massoterapia em atuação, insuficientes para suprir a crescente demanda promovida pelo aumento da população.

    A ESCOLA ANA NERI DE ACUPUNTURA E MASSOTERAPIA é uma Instituição mediadora do conhecimento que por meio da qualificação profissional apresenta condições de minimizar o hiato social entre a saúde e a população do país.

    Disciplinas:

    – Educação para a Saúde.
    – Educação para o autocuidado.
    – Promoção da Educação Postural.
    – Anatomia Humana.
    – Fisiologia Humana.
    – Neuroanatomia.
    – Patologia.
    – Etiopatogenia.
    – Proteção e Prevenção.
    – Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho.
    – Biossegurança nas ações de Saúde.
    – Prevenção de Sequelas.
    – Recuperação/Reabilitação.
    – Prestação de Primeiros Socorros.
    – Reabilitação.
    – Cinesiologia.
    – Patologias aplicada a Reabilitação.
    – Reflexologia Podal.
    – Massoterapia.
    – Shiatsu.
    – Drenagem Linfática.
    – Massagem Terapêutica.
    – Gestão em Saúde.
    – Organização do Processo de Trabalho em Saúde.
    – Organização do Processo de Trabalho em Reabilitação.
    – Administração Geral e Financeira dos serviços de Reabilitação.
    – Estágio Supervisionado em Ambulatórios próprias da Instituição.


    Para mais informações entre em contato

Outro curso relacionado com Massagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |