Curso de Hebraico Bíblico – Nível B - Online

Solicite informação sem compromisso Israel Institute of Biblical Studies

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Curso de Hebraico Bíblico – Nível B

  • Modalidade
    O curso é ministrado na modalidade on line.
  • Duração
    A duração do curso é de 9 meses.
  • Certificado oficial
    Após o curso será expedido o certificado pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
  • Considerações
    O curso de Hebraico Bíblico tem como foco principal o estudo e ensino da língua hebraica através de conteúdos e histórias famosas da Bíblia. Durante o nível B, o aluno se dedica a aprendizagem e compreensão da morfologia dos substantivos e verbos, estruturas gramaticais, além de expandir seu vocabulário e leitura da Bíblia Hebraica. O curso é integralmente on line e conta com apoio de professores qualificados que uma vez por semana, enviam exercícios para a turma de alunos.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a pessoas com interesse em aprender a língua hebraica e que tenham realizado o nível A do mesmo curso.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Hebraico Bíblico – Nível B - Online

  • Conteúdo
    Hebraico Bíblico – Nível B.

    Aproxime-se das escrituras sagradas como foram escritas originalmente, observando o verdadeiro significado por trás de cada palavra e história bíblica.

    Descrição do curso:

    Este curso é focado na leitura da Bíblia Hebraica em seu idioma original, construindo bases fortes para que o aluno desenvolva novas habilidades em Hebraico Bíblico.

    Resumo do programa:

    1. Introdução: Jonas

        Bem-vindos ao Curso B! Nesta unidade leremos versículos selecionados do primeiro capítulo do livro de Jonas. Estes versículos nos ajudarão a rever alguns temas importantes do Curso A. Além dos temas gramaticais como as construções, o artigo definido, os verbos, etc., comentaremos o marco geográfico, cultural e histórico deste livro.
       
    2. Jonas, continuação

        Nesta unidade seguiremos lendo e comentando o livro de Jonas. Além da revisão de importantes temas gramaticais como os sufixos pronominais, a estrutura das palavras hebraicas, etc., aprenderemos também algo novo sobre a preposição מִן (“de/desde”). Ao discutir o fundo cultural e histórico do texto analisaremos alguns aspectos da poesia hebraica.
       
    3. Jonas em Nínve

        Nesta unidade continuaremos nossa leitura do livro de Jonas e veremos a relação das pessoas de Nínve à advertência de Deus. Comentaremos também como a história de Jonas está relacionada com outros textos bíblicos. Durante a leitura faremos uma revisão do vocabulário hebraico relacionado a temas como: reinos, partes do corpo, grupos de animais, etc.
       
    4. Oriente de Nínve

        Nesta unidade terminaremos a leitura do livro de Jonas e discutiremos o motivo pelo qual a linguagem usada neste capítulo nos recorda outras passagens do mesmo livro. Faremos uma revisão sobre importantes conceitos referentes a substantivos e adjetivos em hebraico usando exemplos do capítulo 4. Por último aprenderemos conceitos hebraicos sobre a natureza.
       
    5. Particípios

        Nesta unidade aprenderemos a forma hebraica do particípio. Leremos alguns textos bíblicos para ver como o particípio pode ser usado como substantivo, adjetivo ou verbo. Comentaremos também a função do particípio dentro do sistema verbal hebraico.
       
    6. Imperativos

        Nesta unidade aprenderemos a forma do imperativo em hebraico. Também leremos versículos da Bíblia para ver como o imperativo pode expressar a vontade do orador em diferentes formas: ordem direta, permissão, solicitação, etc.
       
    7. O Nascimento de Moisés

        Nesta unidade leremos versículos selecionados que se referem ao nascimento de Moisés e discutiremos o fundo cultural e histórico do texto. Usaremos estes versículos para fazer uma revisão de temas gramaticais, especialmente o particípio e o imperativo.
       
    8. O Infinitivo Construto

        Nesta unidade aprenderemos sobre uma forma nominal do verbo chamada “o infinitivo construto”. Veremos como se usa esta forma com preposições e sufixos. Durante a aula leremos textos sobre Abraham, Josafat e outros personagens e veremos como o infinitivo construto é usado no hebraico bíblico.
       
    9. O Infinitivo Absoluto

        Nesta unidade conversaremos sobre a forma “absoluta” do infinitivo em hebraico. Aprenderemos como é e em que se diferencia do infinitivo construto. Exploraremos alguns dos usos comuns do infinitivo absoluto em hebraico e examinaremos textos dos três grupos da literatura bíblica: a Torá, os Profetas e os Hagiógrafos.
       
    10. José e seus Irmãos

        Nesta unidade iniciaremos a leitura da história da reunião de José com seus irmãos no Egito. Conversaremos sobre as habilidades retóricas de Judá e como usa as ferramentas do “hebraico polido” para que José preste atenção no seu discurso. Aprenderemos como se expressa no hebraico uma proibição imediata (Não faça!).
       
    11. Sufixos Pronominais com Substantivos no Plural

        Nesta unidade faremos uma revisão dos sufixos pronominais que estudamos no curso A e aprenderemos a forma dos sufixos quando são anexados a substantivos no plural. Leremos os textos bíblicos, veremos exemplos destes sufixos e descobriremos que podem também aparecer com preposições.
       
    12. Sufixos de Objetos para Verbos

        Nesta unidade aprenderemos que se um pronome é objeto direto de um verbo, pode ser anexado a este verbo como sufixo. Examinaremos estes sufixos do objeto e veremos exemplos de seu uso no texto bíblico. Também compararemos a outros tipos de sufixos que aprendemos nas unidades anteriores.
       
    13. José se Revela

        Nesta unidade continuaremos a discussão da reunião de José com seus irmãos no Egito. Encontraremos uma forma especial do verbo Qatal ao examinarmos a forma de várias preposições com sufixos nominais. Discutiremos também novas expressões idiomáticas hebraicas.
       
    14. O Sistema Verbal Hebraico

        Nesta unidade apresentaremos o sistema verbal hebraico de forma geral. Veremos que em hebraico os verbos, assim como os substantivos, são estruturados por uma raiz e um padrão de vogais que nos ajuda a entender o seu significado. Discutiremos a relação entre os diferentes padrões (os binyanim) que aprenderemos nas próximas unidades.
       
    15. O Verbo Piel

        O tema desta unidade é o verbo no Piel, o binyán ativo com daguesh forte na segunda letra da raiz. Aprenderemos as diferentes conjugações do verbo em Piel (Qatal, imperativo, etc.) assim como fizemos com o binyán Qal. Durante a discussão leremos versículos do livro de Gênesis para dar exemplos de ações em Piel.
       
    16. O Verbo Pual

        O tema desta lição é o verbo no Pual, o binyan passivo do grupo de binyanim com daguesh forte na segunda letra da raiz. Aprenderemos a forma verbal em suas diferentes conjugações (Qatal, Yiqtol, etc.) e leremos versículos sobre Jó e Sansão, nos quais poderemos comparar as formas dos verbos em Piel, Pual e Qal.
       
    17. Os filhos de Judá

        Nesta unidade iniciaremos a leitura da história de Judá e Tamar em Gênesis 38. Conversaremos sobre o contexto cultural da narrativa e sua relação com a história de Rute. Durante a leitura, faremos uma revisão do material estudado, como os sufixos de objetos e os verbos nos binyanim Piel e Pual. Aprenderemos também como as letras guturais podem afetar as formas dos verbos no Piel e Pual.
       
    18. O verbo Nifal

        Nesta unidade nos dedicaremos ao binyan Nifal, sua raiz se caracteriza com o prefixo da letra נ. Aprenderemos as formas do verbo Nifal nas diferentes conjugações (Qatal, imperativo etc.). Nos exercícios de classe e nos versículos bíblicos que leremos, veremos como o verbo no Nifal expressa a voz passiva, recíproca ou reflexiva.
       
    19. O verbo Hitpael

        Nesta unidade aprenderemos o binyan Hitpael, o terceiro no grupo dos binyanim cuja segunda letra da raiz se duplica com um daguesh forte. Comentaremos suas duas vozes principais, a reflexiva e a recíproca, e estudaremos a forma do verbo em suas diferentes conjugações. Utilizaremos exemplos deste verbo em versículos sobre Avraham, Jacob e Isaías.
       
    20. Judá e Tamar

        Nesta unidade continuaremos lendo a história de Judá e Tamar em Gênesis 38, e estudaremos o uso das palavras na narrativa. Encontraremos exemplos de verbos em todos os binyanim que aprendemos até o momento, descobriremos que podemos identifica-los mesmo se uma das letras da raiz for gutural e esteja levemente alterada em sua forma.
       
    21. O verbo Hifil

        Nesta unidade, voltaremos a estudar o sistema verbal hebraico e aprenderemos o verbo no Hifil, do binyán ativo e causativo. Ao estudarmos a morfologia especial deste verbo, compararemos sua forma a outros binyanim que estudamos. Leremos alguns exemplos de Hifil em textos bíblicos e veremos o quanto somos capazes de traduzir.
       
    22. O verbo Hufal

        Nesta unidade finalizamos nossa aprendizagem da morfologia e das vozes dos verbos hebraicos estudando o binyan Hufal, o membro passivo do grupo de verbos com daguesh forte na 2ª letra da raiz. Leremos textos bíblicos e encontraremos exemplos do verbo no Hufal, e também o compararemos com a forma ativa, Hifil e com outros binyanim.
       
    23. Tamar acerta

        Nesta unidade continuaremos lendo a história de Judá e Tamar. No texto encontraremos exemplos dos diferentes verbos que estudamos e faremos uma revisão das características dos sete binyánim. Também comentaremos algumas peculiaridades do idioma hebraico: Uma raiz tem sempre o mesmo significado? O binyan Hifil pode ter outra forma passiva que não seja Hufal?
       
    24. Particípios, continuação

        Enquanto terminamos de ler a história de Judá e Tamar nesta unidade, encontraremos o particípio em algumas formas desconhecidas. Descobriremos como o particípio aparece em cada um dos novos binyanim que havemos estudado. Leremos também os últimos versículos de Gênesis 38 e veremos como os personagens e os motivos se relacionam à história desde Abraham até David.
       
    25. Advérbios em hebraico

        Que forma possuem os advérbios em hebraico? Nesta unidade aprenderemos as diferentes maneiras que tem o hebraico para formar advérbios. Encontraremos exemplos no texto bíblico para cada tipo de advérbio. Os exemplos se encontram em alguns versículos que lemos no Curso A, e agora possuímos o conhecimento para podermos ler, entender e traduzir estes advérbios.
       
    26. David, Nabal e Abigail

        Nesta unidade leremos e comentaremos a história de David, Nabal e Abigail em Samuel 1, 25. Aparecem várias técnicas literárias, como o jogo de palavras, a caracterização e a habilidade retórica. Durante o estudo reverem os algumas formas verbais que havemos estudado até agora. Aprenderemos também como o hebraico converte o particípio em Qal à forma passiva.
       
    27. Orações relativas

        Nesta unidade aprenderemos como entender “as orações relativas”, frases que descrevem um substantivo tal como faz o adjetivo. Compararemos a sintaxe em hebraico com a sintaxe em português para saber como traduzir estas orações. Leremos exemplos do texto bíblico para examinar como são usadas as orações relativas em diversos contextos hebraicos.
       
    28. A forma dual e os números

        Nesta unidade estudaremos a forma dos números hebraicos em ambos gêneros, masculino e feminino. Descobriremos também que o hebraico usa um sufixo especial para indicar pares de substantivos. Exploraremos diferentes situações nas quais esta “forma dual” aparece e leremos exemplos no texto bíblico.
       
    29. A criação e os sufixos pronominais

        Nesta unidade leremos e conversaremos sobre a história da criação em Gênesis 1 e 2, especialmente dos versículos que falam da criação da mulher. Apresentaremos alguns midrashim (comentários que interpretam o texto bíblico). Durante a leitura encontraremos diferentes tipos de sufixos pronominais e aprenderemos como são os sufixos dos substantivos plurais femininos.
       
    30. O caminho percorrido

        Veja até onde chegamos! Iniciaremos esta aula lendo alguns versículos (sem tradução) do patriarca Isaque. Faremos uma revisão de temas gramaticais que havemos estudado neste semestre. Em seguida retornaremos aos versículos e traduziremos usando os conhecimentos adquiridos.

    Este curso é inteiramente reconhecido pela Universidade Hebaica

    • Obtenha crédito acadêmico completo para este curso da Universidade Hebraica de Jerusalém
    • Válido em qualquer instituição acadêmica que reconheça crédito da Universidade Hebraica de Jerusalém
    • Receba um certificado oficial do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel ao completar este curso

Outro curso relacionado com hebraico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |