Licenciatura em História

Solicite informação sem compromisso ESMAC - Escola Superior Madre Celeste

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Licenciatura em História - Presencial - Ananindeua - Pará

  • Objectivos
    OBJETIVO

    Propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para que eles possam interferir na construção social da memória, através de uma produção histórica bem fundamentada metodologicamente, fazendo a utilização crítica de instrumentos de comunicação indisciplinar.
  • Conteúdo
    O Curso de Bacharelado e Licenciatura em história contempla em sua estrutura curricular, disciplinas que estão de acordo com as disposições curriculares do MEC. Têm como enfoque temático a História nas suas múltiplas ingerências na vida da sociedade, suas interpelações no “fazer história”com a consciência que ela rege o destino da humanidade.
    Os conteúdos disciplinares garantirão a formação do historiador, que além das disciplinas obrigatórias incluem os conhecimentos complementares, que a título de optativo, contribuem para reforçar e enriquecer o currículo do curso.
    Tem como vertentes as linhas históricas tradicionais e os conhecimentos regionais, enfatizando a história da Amazônia como eixo de formação do historiador e professor contemporâneo, temporizado.
    Como parte da formação específica do professor, está distribuída ao longo do curso, as disciplinas de caráter pedagógico como formadoras do docente.



    PERFIL DO PROFISSIONAL

    O profissional egresso do curso de História deve pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais da produção e difusão do mesmo;
    Nosso egresso precisa estar capacitado a elaborar projetos de preservação do patrimônio histórico, bem como a orientar entidades públicas e privadas nos desdobramentos e propostas culturais, artísticas, turísticas.
    Não obstante, ele deve estar pronto para entender e intervir criticamente nas mais diversas formas de constituição da memória social, reconhecendo que os mídia, as artes, a arquitetura, os monumentos, a vivência cotidiana, as tradições, a oralidade, são todos condicionantes da transmissão da memória social. Como tal, ele deve ser criativo para propor diferentes abordagens no momento de contextualizar um determinado fenômeno em seu período histórico, bem como para relacioná-lo de forma conseqüente com o presente, entendendo suas continuidades e descontinuidades.

    MERCADO DE TRABALHO

    As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a alterações na Legislação da Educação Brasileira (LDB, Lei no 9394/96), que exige que a formação de docentes para atuar na educação básica seja realizada em nível superior, assim como as novas tarefas que passam a se colocar à educação formal ou não formal, novas tarefas igualmente se apresentam para os docentes na promoção e desenvolvimento da aprendizagem humana de um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas, da produção do conhecimento, tecnologia, cultura, os quais vêm exigindo da História uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
    O profissional de historia tem mercado de trabalho na área de ensino e pesquisa como professor, historiador, Pesquisador, nas Secretaria de Cultura para elaborar e programar projetos de gestão do patrimônio cultural; assessor.



Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |