Curso de Itinerários de Leitura em Francês - A Distância

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Itinerários de Leitura em Francês

  • Modalidade
    Modalidade a distância para as aulas desse curso.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O aluno obterá um Certificado de conclusão em Itinerários de Leitura em Francês.
  • Considerações
    O Curso de Itinerários de Leitura em Francês da PUC SP tem como proposta desenvolver e habilitar os participantes para uma ágil leitura de textos escritos em francês. Na formação são utilizados conceitos e metodologias de leitura intuitiva, sempre considerando as regras gramaticais mais importantes para o entendimento do texto. Durante o curso, também são inseridas na formação, novas formas de estudar e entender o texto em francês. A formação é dividida em 3 módulos. O primeiro é voltado as pessoas que nunca estiveram em contado com o francês. No segundo é dirigido aos que fizeram o Modulo I, ou que já tem contato com a língua e possuem habilidades de leitura. Já o terceiro módulo se volta aos que cursaram o segundo módulo e já tiveram um contato com a língua francesa e desejam uma aprofundamento maior nos estudos.
  • Dirigido a
    Se destina a interessados em desenvolver a habilidade de leitura de textos em francês.
  • Área de atuação
    Essa formação é complementar ao curso de letras/Francês e de idiomas em geral. As vagas para essa área estão no ensino público e particular de idiomas.

Comentários sobre Curso de Itinerários de Leitura em Francês - Online

  • Objectivos
    Este curso se destina a interessados em desenvolver rapidamente a habilidade de leitura de textos escritos originalmente em língua francesa, por prazer pessoal e/ou por necessidade profissional (estudos ou trabalho). Para desenvolver a habilidade de compreensão escrita, são utilizadas estratégias de leitura intuitivamente aplicadas em língua materna, além de outras, apresentadas e desenvolvidas durante o curso, levantando-se também aspectos gramaticais diretamente relevantes para a compreensão textual. Os objetivos do curso são: - desenvolver a habilidade de compreensão de textos de diversas áreas do conhecimento escritos em língua francesa, utilizando, para isso, estratégias de leitura, tanto as intuitivamente aplicadas em língua materna, quanto outras, propostas durante o curso - sensibilizar o público ao processo de leitura assim como aos diferentes níveis de compreensão textual - propiciar o desenvolvimento da autonomia do leitor adulto
  • Dirigido a
    Módulo I: interessados em geral, que nunca tiveram contato com a língua francesa. Módulo II: interessados que cursaram o "Módulo I" ou que ingressaram no módulo por meio do resultado do questionário preenchido no processo de inscrição, que já tiveram contato com a língua francesa e conseguem ler pequenos textos em francês. Módulo III: interessados que cursaram o "Módulo II" ou que ingressaram no módulo por meio do resultado do questionário preenchido no processo de inscrição, que já tiveram contato com a língua francesa e desejam aprofundar seus conhecimentos em leitura em francês. Este módulo é voltado para uma compreensão mais aprofundada de textos de diversas áreas do saber. Módulo Textos Acadêmicos: é específico e destinado aos interessados que já cursaram o "Módulo III" ou que ingressaram no módulo por meio do resultado do questionário preenchido no processo de inscrição. Os objetivos deste módulo residem em aprofundar e desenvolver os conhecimentos de leitura em francês, com vistas a prestar Exame de Proficiência e/ou aperfeiçoar suas habilidades em leitura de textos acadêmicos. Módulo Textos Literários: destina-se aos interessados que já cursaram o "Módulo III" ou que ingressaram no módulo por meio do resultado do questionário preenchido no processo de inscrição. Os objetivos residem em aprofundar e desenvolver seus conhecimentos em leitura em francês, com vistas a prestar Exame de Proficiência e/ou a melhorar sua leitura em francês em textos literários.
  • Titulação
    Certificado de conclusão- Itinerários de Leitura em Francês
  • Conteúdo
    Conteúdo
    - o processo de leitura e compreensão em língua materna e estrangeira
    - as estruturas lingüísticas e textuais em língua francesa
    - os elementos lingüístico-discursivos
    - a noção de texto como um todo, coeso e coerente
    - as unidades diafóricas e catafóricas
    - os componentes temáticos

    Metodologia
    A metodologia baseia-se na abordagem instrumental do ensino de línguas, que atribui importância fundamental à participação ativa do leitor no processo de construção do sentido. Além disso, em consonância com nossa concepção de Educação a Distância (EaD), o grupo será constantemente estimulado a trocar mensagens no fórum Interventions, de modo a constituir uma comunidade virtual de aprendizagem, voltada ao desenvolvimento de novos hábitos de leitura, fator decisivo para seu bom desempenho no curso.

    As atividades serão desenvolvidas a partir da observação do texto como um todo, do qual apreende-se o significado de forma global. Concluída essa etapa, proceder-se-a à leitura em seus diferentes níveis, até que se atinja o nível de compreensão desejado, segundo o objetivo e o interesse de cada leitor.

    A abordagem gramatical utilizada é de natureza textual. A principal diferença entre uma gramática tradicional e esta é que esta registrará apenas o significado de termos ou expressões conforme o sentido que estabeleceram em determinado contexto e não de forma isolada.

    O uso de links e hipertextos reforçarão a navegação associativa não-linear que, por sua vez, favorecerá a sensibilização às diferentes "entradas" possíveis para a leitura de um texto.

    Estrutura e Funcionamento
    Os espaços em que o curso se desenvolve são públicos, isto é, todos os dados podem ser lidos por todos os participantes.

    Os módulos I, II e III serão desenvolvidos por meio de três bancos:

    · Textes
    · Suppléments
    · Fichier

    E dois fóruns:
    · Interventions
    · Cafétéria

    Textes
    É no banco Textes que o aluno deverá acessar, conforme o nome indica, todos os textos que serão trabalhados durante o curso. A maioria remete a uma página web na internet, a partir da qual poderá ser feito o seu download.

    Suppléments
    Neste banco serão disponibilizados textos e atividades suplementares para os alunos que, dispondo de um pouco mais de tempo, quiserem praticar suas novas habilidades de leitura com outro material, além do proposto durante as aulas.

    Fichier
    O principal objetivo deste banco é registrar progressivamente a sistematização gramatical realizada durante a leitura dos textos estudados no curso. Esse registro possibilitará a organização das estruturas, facilitando sua memorização e reconhecimento em leituras posteriores.

    Quem nunca estudou uma determinada língua estrangeira considera todas as palavras dessa língua desconhecidas. No entanto, o entendimento depende de uma série de fatores e não apenas do conhecimento do sentido das palavras de forma isolada. Assim, se todas são desconhecidas, que palavras guardarem no Fichier? Que critério adotar para selecionar esses termos? Serão colocadas no Fichier essencialmente as palavras que podem aparecer em textos de qualquer área, as que não mudam de uma área para outra, as que determinam algum tipo de relação entre as várias palavras, frases, parágrafos etc.

    Os diferentes arquivos deste banco corresponderão a várias seções (como se fossem gavetas de um móvel), com o respectivo título, como: negação, oposição, conclusão, exemplificação, definição, restrição etc. Esses títulos devem ser interpretados como formas lingüísticas que expressam negação, oposição, exemplificação etc. Cada expressão registrada será acompanhada da referência do texto do qual foi extraída e sua tradução.

    Os textos estudados não terão seus elementos classificados exaustivamente, pois a atividade se torna cansativa e não se consegue atingir os objetivos desejados. No entanto, a qualquer momento do curso, os professores podem se referir a trechos de textos já vistos anteriormente.

    Os arquivos do Fichier serão atualizados progressivamente e o aluno sempre será avisado quando novos dados forem acrescentados, para que verifique um arquivo novo ou a última versão (portanto, atualizada) de um arquivo antigo.

    Também serão feitos comentários sobre a construção do Fichier por meio de mensagens, em sala de aula, isto é, no Fórum Interventions.

    Interventions

    Este é o principal espaço do curso. É a sala de aula digital. Trata-se do fórum onde acontecerão as intervenções dos alunos, da professora e monitor(a), relativas ao curso (perguntas, respostas, dúvidas, orientações, comentários, esclarecimentos etc.). Essas intervenções podem ser de aluno(s) para professora e/ou monitora, de professora e/ou monitora para aluno(s), de aluno(s) para aluno(s) etc. O aluno pode editar o conteúdo de sua intervenção off-line por meio do programa com o qual está acostumado e copiá-lo no campo deste fórum destinado a esse fim.

    Cafétéria
    Caso o aluno queira trocar mensagens sobre assuntos diversos, não necessariamente relativos ao próprio curso, com seus colegas, sua professora e/ou monitora, deve utilizar este espaço.

    Duração do Curso e Dedicação do Aluno

    Os módulos do curso "Itinerários de Leitura em Francês" têm a duração de seis semanas cada um.

    A dedicação mínima esperada de um aluno inscrito neste curso é de seis horas semanais. Todavia, até certo ponto, esse é um número relativo, pois depende de muitas variáveis inerentes a cada leitor, como, por exemplo, sua motivação, seus hábitos anteriores de leitura em língua materna e em outras línguas estrangeiras.

    São elementos fundamentais para o bom aproveitamento do curso: disciplina, gosto por trabalho individual, experiência em comunicação mediada por computador, especialmente por meio de mensagens eletrônicas. A participação efetiva é muito importante para obter bons resultados.

    Assim, solicita-se aos participantes:

    - Ler os avisos disponibilizados no painel
    - Ler e responder as mensagens dos fóruns
    - Participar das discussões do Fórum Interventions sobre o conteúdo dos textos, questões metodológicas, lingüísticas, gramaticais e culturais que se apresentarem
    - Enviar a resolução das atividades propostas nas datas estabelecidas pelo professor
    - Envolver-se no processo de sua própria avaliação
    - Ter equipamento adequado, como, por exemplo, um computador tipo PC ou Macintosh, navegador Internet Explorer ou Mozilla Firefox atualizados; acesso à internet, caixas de som e microfone.

    Importante: os participantes contarão com suporte técnico. O suporte técnico aos alunos soluciona problemas de navegação, configurações e acesso ao curso. O aluno poderá comunicar-se com a equipe do suporte técnico por meio dos seguintes canais: fórum específico dentro do curso, e-mail ou telefone.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber quanto custa esse curso de francês que vocês estão oferecendo? Qual o tempo do curso? Como seria o certificado de conclusão? Eu gostaria que vocês me dessem mais detalhes sobre esse curso. "

Reinaldo para Curso de Itinerários de Leitura em Francês

Bahia

"Eu preciso dominar a leitura do francês para concorrer à seleção de mestrado. Eu não tenho condições de pagar por um curso presencial, e talvez nem a distância, peço que me enviem o valor e se possivel alguma forma de abatimento ou isenção de custos. "

Ikaro para Curso de Itinerários de Leitura em Francês

Paraná

"Gostaria de informações sobre o curso de francês a distância e sobre as áreas de atuação pós-formada. Existe graduação na área a distância? como letras com enfase em francês ou qualquer outro curso que me permita trabalhar como tradutora. Eu sou formada em jornalismo, então talvez possa aproveitar matérias. "

Georgia para Curso de Itinerários de Leitura em Francês

Rio Grande do Sul

"Gostaria de ter informações sobre curso a distância de francês. "

Angela para Curso de Itinerários de Leitura em Francês

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com francês

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |