Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

  • Modalidade
    Aulas realizadas presencialmente.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado Oficial
    O aluno recebe um Certificado de conclusão do Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica.
  • Considerações
    O Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica da PUC SP busca promover um olhar global sobre essa nova área, analisando o comportamento econômico das pessoas, sob uma visão psicológica. Esse tipo de estudo ainda é bem fraco no Brasil, e a instituição visa ser pioneira ao oferecer um curso voltado a essa área. No conteúdo da formação, será traçado um mapa do que é produzido no Brasil, com a finalidade de discutir de que forma se pode contribuir a economia brasileira. O aprofundamento nesse tema trará profundas reflexões do assunto Psicologia Econômica atualmente necessárias na sociedade.
  • Dirigido a
    Curso voltado a profissionais e estudantes de Psicologia e Psicanálise, Economia, Administração, Serviço Social, Meio-Ambiente, Marketing, Publicidade, Direito, História, Sociologia, Antropologia e Neurociência interessados no assunto.
  • Área de atuação
    Essa formação permite a atuação em pesquisas para publicidade e mensurações de cunho econômico.

Comentários sobre Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Consolidada em diversos países da Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Israel, Nova Zelândia e Austrália, a Psicologia Econômica é uma área ainda incipiente no Brasil. O pioneirismo do curso não está apenas na proposta de estudar a temática e adaptá-la à realidade do país, mas também no seu enfoque psicanalítico, novidade igualmente em produções internacionais. Trata-se de um curso inédito, cujo objetivo é oferecer uma visão geral da área, a partir da análise do comportamento econômico dos indivíduos, tanto sob a ótica da Economia quanto da Psicologia, como foco sobre tomada de decisões. Essa interface surgiu a partir do questionamento sobre a eficiência das teorias econômicas tradicionais para explicar determinados fatos da realidade cotidiana, longe das fórmulas matemáticas e modelos teóricos normalmente desenvolvidos por economistas. Os estudos no campo da Psicologia Econômica só ganharam impulso no Brasil a partir desta década, apesar do histórico no país de sucessivos planos econômicos, mudanças de moeda, problemas com inflação, desemprego, previdência social, empreendedorismo, desconhecimento de conceitos econômicos, ausência do hábito da poupança e até os problemas mais individualizados, como o endividamento, a falta de preparo para evitar aplicações duvidosas e golpes na área econômico-financeira. Todas estas variáveis trouxeram implicações e tiveram efeitos sobre o comportamento econômico e social, sobretudo nas questões macroeconômicas. A Psicanálise surge para investigar o comportamento psíquico dos indivíduos na tomada de decisões por meio de análises de impulsos, operações e mecanismos psicológicos, tanto no âmbito da realidade psíquica como da realidade externa. O aprofundamento em uma temática como esta no país deverá provocar uma reflexão sobre a natureza da Psicologia Econômica que se deseja e de que se necessita no Brasil. O conteúdo apresentará um mapeamento da produção brasileira para discutir possíveis contribuições à realidade econômica do país.
  • Dirigido a
    Profissionais e estudantes de Psicologia e Psicanálise, Economia, Administração, Serviço Social, Meio-Ambiente, Marketing, Publicidade, Direito, História, Sociologia, Antropologia e Neurociência interessados no assunto.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático:

    - Psicologia Econômica: origens; objeto de estudo; linhas de pesquisa; produção; estado do conhecimento; outras ramificações
    - Áreas de fronteira: Psicologia; Economia; Economia Comportamental; Sócio-Economia; Finanças Comportamentais; Neuroeconomia
    - O objeto de estudo e o sujeito na Economia, na Psicologia, na Psicologia Econômica, na Psicanálise
    - Psicanálise: funcionamento mental; impulsos e mecanismos; realidade psíquica e realidade externa; mundo emocional; teoria do pensar
    - Diálogo entre Psicanálise e Psicologia Econômica
    - Os modelos de investigação da Psicanálise e da Psicologia Econômica: visão de mundo; objetivos; método
    - Tomada de decisão: modelo de investigação da Psicanálise Tomada de decisão: modelo de investigação da Psicologia Econômica
    - Áreas de investigação e aplicação: exemplos de estudos
    - Psicologia Econômica e o Brasil: questões brasileiras; é possível contribuir? exemplos de temas de investigação e aplicação
    - Produção e perspectivas da Psicologia Econômica no Brasil
    - Esclarecimento do público sobre comportamento psíquico e comportamento econômico: uma proposta de emancipação

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber o que precisa para fazer o curso e qual e o preço do curso se puderem me enviar o preço e a região que tem esse curso na zona leste eu agradeço. "

Katia para Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

São Paulo

"Eu gostaria de estar recebendo informação sobre o curso de psicanálise e valores e horários. Eu sou estudante de psicologia pela UNIP e estou atrás de me aperfeiçoar mais e mais. O meu maior interesse é saber sobre o curso por completo e os seus valores. "

Michel para Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

São Paulo

"Gostaria de receber mais informações a cerca do processo de inscrição/seleção para este curso e também, gostaria de solicitar um possível catálogo com maiores detalhes sobre o curso - docentes, disciplinas abordadas, carga horária, entre outros. "

Jose para Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

Bahia

"Gostaria de saber qual a data de realização do curso de psicanálise e psicologia econômica. Eu gostaria de receber informações também sobre cursos de extensão em psicologia nos finais de semana e nas férias de julho (pois sou de curitiba). "

Camila para Curso de Psicanálise e Psicologia Econômica

Paraná

Outro curso relacionado com Psicologia - Todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |