Curso de Quiropraxia

Solicite informação sem compromisso Escola Ana Neri de Acupuntura e Massoterapia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Quiropraxia - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Conteúdo
    Quiropraxia.

    Duração: 12 meses
    Carga horária: 740 horas

    Semi Presencial
    Presencial

    Curso, Presencial – Semi-Presencial com apoio de aulas teóricas em regime de EAD (ensino a distância)

    O curso:

    Curso de Especialização e Curso Livre de Quiropraxia

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

    Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

    A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

    Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

    O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.


    Objetivo:

    Capacitar alunos egressos do ensino médio e profissionais da saúde em nível médio ou de graduação superior, ambientando-os no uso de técnicas sistêmicas e micro-sistêmicas de recuperação, promoção e proteção da saúde, no trabalho, na prática esportiva, no lazer, enfim, na vida diária do individuo, e desta forma preencher a lacuna existente no mercado existente.

    Características:

    O Curso de Formação Livre em Quiropraxia, foi criado com o objetivo de melhorar o aprendizado aluno escola, para que essa ideia se tornasse realidade a EANAM buscou uma metodologia diferencia já aceita no Brasil pelo Ministério da Educação. O PBL (Problem Based Learning) que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas, um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores – principalmente em faculdades de medicina.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL é um recurso didático, uma estratégia pedagógica inovadora, que vem conquistando muitos aliados. A Universidade McMaster, no Canadá, e a de Maastricht, na Holanda, foram as primeiras a adotá-lo, lá em 1969. Desde então, ele vem sendo implantado em importantes escolas de diversas áreas mundo afora. No Brasil, a Aprendizagem Baseada em problemas PBL chegou através da Faculdade de Medicina de Marília (SP) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, e já está presente em várias outras.

    Essa metodologia quebrou o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras e o controle de presença e provas: nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades. Na aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. Esses grupos são formados por no máximo 10 alunos, e não mais por turmas enormes de até 100 estudantes. Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação.

    A Aprendizagem Baseada em problemas PBL traz para a sala de aula a interdisciplinaridade, seguindo a concepção de ensino atual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A PBL também segue as novas diretrizes e parâmetros curriculares da educação básica, reduzindo a distância entre o aprendizado da teoria e a prática. Com a PBL, o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores.

    Vantagens da PBL

    Aumento do senso de responsabilidade dos estudantes, que agora precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender por conta própria.

    Estimulo a leitura, ao emprego do raciocínio lógico e as discussões.

    Incentivo aos estudantes para que investiguem mais a fundo os problemas apresentados a fim de encontrar soluções práticas para eles.

    Estimula e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe através dos grupos de discussão.

    Permite a interlocução das disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.

    E, talvez a mais importante de todas as vantagens, o acesso precoce dos estudantes ao meio prático da profissão escolhida, formando novos profissionais mais motivados e mais humanizados, já que os estudantes podem ver de perto o resultado prático de suas investigações.

    O Curso é oferecido em duas modalidades pedagógicas:

    MODALIDADE 1 (SISTEMA SEMI PRESENCIAL) :

    1º – É feito um primeiro encontro para a apresentação do Curso e Sistema Pedagócio.

    2º – No segundo mês o aluno estuda em regime de EAD (Ensino a Distância) com a presença do Tutor (Docente) em Video Conferencia todas Terças Feiras de cada semana das 19:00 ás 22:00 horas.

    3º – No terceiro mês aula presencial com o Tutor (Docente) para sanar dúvidas dos alunos inscritos no Curso.

    4º – No quarto e quinto mês o aluno estuda em regime de EAD (Ensino a Distância) com a presença do Tutor (Docente) em Vídeo Conferencia um dia da semana à ser marcado com os alunos matriculados, das 19:00 ás 22:00 horas.

    5º – No terceiro mês aula presencial com o Tutor (Docente) para sanar dúvidas dos alunos inscritos no Curso e encerramento do mesmo com entrega dos certificados da Instituição de Ensino.

    MODALIDADE 2 (SISTEMA DE IMERSÃO):

    1 – As aulas acontecem em 3 etapas de 5 dias sendo cada etapa uma vez por mês de Segunda à Sexta feiras das 09:00 às 17:00 horas.

    2 – O aluno terá acesso no restante das disciplinas e supervisão através de Vídeo Conferencia a ser combinado com os alunos matriculados no curso um dia de cada semana das 19:00 ás 21:00 horas.

    Disciplinas:

    • História da Quiropraxia.
    • Anatomia Humana.
    • Neuroanatomia.
    • Fisiologia Humana.
    • Patologias relacionadas à Coluna Vertebral.
    • Avaliação Neuroanatômica da Coluna Vertebral.
    • Avaliação Cervical.
    • Avaliação Torácica.
    • Avaliação Lombar.
    • Avaliação Sacro-Coccigeana.
    • Manobras Cervicais.
    • Manobras Torácicas.
    • Manobras Lombares.
    • Manobras Sacro/Coccxi.
    • Manobras de Extremidades MMSS.
    • Manobras de Extremidades MMII.
    • Posturologia voltada ao Equilíbrio do Eixo Gravitacional.
    • Encerramento com entrega de Certificado.

    Pré Requisitos:

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    • 02 Fotos 3X4
    • Fotocópia Autenticada do Diploma e Histórico do Curso de Nível Superior ou Nível Médio.
    • Fotocópia da Identidade, RG, CPF, TE, Comprovante de Endereço.
    • Via original da Ficha de Inscrição e do Contrato de Adesão assinado pelo aluno.

    Carga Horária:

    A Carga Horária do Curso de Qualificação Profissional em Quiropraxia.

    Código de Ocupação do Ministério do Trabalho Quiropraxista nº 2261-05

    CARGA HORÁRIA: Prático / Teórico. 156 horas aula.

    EAD ON LINE: 192 horas aula.

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 384 horas aula.

    TOTAL: 740 horas aula.

    Para mais informações entre em contato

Outro curso relacionado com massagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |