Curso de Reciclagem - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (curso por MDI) - A Distância

Solicite informação sem compromisso Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Curso de Reciclagem - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (curso por MDI)

  • Modalidade
    O curso é ministrado à distância.
  • Duração
    A duração total do curso é de
  • Certificado oficial
    Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um certificado.
  • Considerações
    O Curso de Reciclagem - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (curso por MDI)é ministrado na modalidade à distãncia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, onde visa uma total atualização dos profissionais da área de Eletrecidade.
  • Dirigido a
    O curso poderá ser realizado pelos profissionais que possuem o curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - NR 10.
  • Área de atuação
    Poderá trabalhar em companhias elétricas como Light, Ceb e Cesp.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Reciclagem - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (curso por MDI) - Online

  • Objectivos
    Cumprir as exigências legais de capacitação para trabalho seguro em instalações elétricas. Desenvolver uma maior conscientização em relação à segurança nos procedimentos de instalações elétricas, visando prevenir e minimizar os acidentes pessoais no trabalho, danos materiais e prejuízos ao meio ambiente, preservando também a segurança e a vida de usuários e terceiros.
  • Conteúdo
    Metodologia: O curso é realizado por meio de material didático impresso (MDI), onde você estuda na empresa ou em casa, nos horários mais convenientes, pois recebe todo o material via Correios. As leituras, atividades de aprendizagem e desafios extraídos do cotidiano profissional serão realizadas com estudo dirigido. Você será constantemente apoiado pelos professores tutores e pela equipe de Educação a Distância do SENAI por fax, e-mail, carta ou telefone. Após a realização da etapa de estudos à distância, você participará em um único dia na unidade do SENAI-SP (unidade a ser determinada), de práticas presenciais para esclarecimento de eventuais dúvidas dos conteúdos tecnológicos de Riscos Elétricos, de experimentação e vivência prática e conhecimentos teóricos de Primeiros Socorros e de Prevenção e Combate a Incêndio, e fará a Prova Final Presencial.

    Ementa:

    Guia de Atividades – Curso por Material Didático Impresso. Contem as informações necessárias para o entendimento do curso de NR10 à distância por Material Didático Impresso (MDI), conhecendo o programa do curso e orientações gerais sobre as unidades de estudo, desafios, avaliação formativa e atividades presenciais.

    Unidade de Estudo 1 – Prevenção de Riscos. Serão estudados os riscos existentes nos serviços com eletricidade, com foco na identificação dos riscos elétricos, nos locais e ocorrências de arco elétrico, na influencia do campo eletromagnético na rede elétrica, nos riscos adicionais na realização dos serviços, e na prevenção aos efeitos do choque elétrico no corpo humano.

    Unidade de Estudo 2 – Medidas de Controle de Riscos. São abordadas as possibilidades de adoção de medidas de proteção contra o choque elétrico, seja no planejamento e execução de instalações ou nos procedimentos de manutenção dos sistemas de energia. Os focos são na distinção da utilização de medidas de controle em função dos riscos, na seleção de medidas de controle de riscos e na demonstração da operação de medidas de controle de risco.

    Unidade de Estudo 3 – Equipamentos de Proteção. É descrito como selecionar adequadamente os equipamentos de proteção coletiva e individual, interligando-os aos riscos identificados e às medidas de controle de riscos adotados. Será apresentada a identificação de EPIs e EPCs, suas distinções em função das medidas de controle de risco e a manutenção, avaliação e certificação desses equipamentos.

    Unidade de Estudo 4 – Planejamento das Atividades. Trata-se do método de Análise e Prevenção de Riscos – APR, de procedimentos de trabalho que garantem a segurança segundo a orientação de normas técnicas vigentes. O estudo é feito pelo levantamento de informações sobre a área do serviço, da identificação dos riscos graves e iminentes, da elaboração e avaliação da APR e elaboração de procedimentos de rotina.

    Unidade de Estudo 5 – Primeiros Socorros. São abordados os conhecimentos e procedimentos adequados a serem adotados no prestar socorro a vítimas de acidentes com eletricidade. A aprendizagem é orientada na identificação dos sinais vitais e de apoio e as lesões da vítima, na avaliação da necessidade de prestar primeiros socorros, na demonstração dos procedimentos de reanimação cardiorrespiratória (RCP), e de socorro no caso de lesões e na seleção da técnica adequada de remoção e transporte de acidentados. OBSERVAÇÃO: As práticas das demonstrações deverão ser realizadas na unidade escolar do SENAI-SP, conforme o programa.

    Unidade de Estudo 6 – Prevenção e Combate a Incêndios. Serão estudados as medidas de prevenção e os métodos para combater incêndios, abordando a diversidade de materiais e procedimentos utilizados, bem como sua adequação a cada tipo de incêndio. O estudo é orientado na identificação de riscos de incêndio e explosão, na seleção de medidas de prevenção de incêndios compatíveis com os riscos e dos métodos de extinção de incêndios adequados a sua classe, na distinção das diferentes classes de incêndio, na escolha do extintor adequado à classe de incêndio e na demonstração da operação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio. OBSERVAÇÃO: As práticas das demonstrações deverão ser realizadas na unidade escolar do SENAI-SP, conforme programação.

    Pré-requisitos:
    Ser certificado a menos de 2 anos (24 meses) no curso de NR10-Básico.

    Duração / Carga Horária:
    30 dias corridos ou 28 horas (20,0 horas à distância e 8,0 horas presenciais)

    Certificação:
    O SENAI-SP emitirá certificado de Aperfeiçoamento Profissional em Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10-Reciclagem, com duração de 28 horas, aos alunos com aproveitamento igual ou superior a 85% em cada uma das unidades de estudo e que realizarem as atividades presenciais previstas, segundo os padrões especificados e nas datas acordadas.









Outro curso relacionado com instalador eletricista

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |