Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

Solicite informação sem compromisso FACI – Faculdade Ideal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema - Presencial - Belém - Pará - Pará

  • Conteúdo
    A Faculdade Ideal (FACI) decidiu implantar o Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema para atender a demanda no mercado. Pois, a sociedade, na sua evolução ao longo do tempo, tem demandado profissionais para a execução de tarefas específicas. Na região norte do Brasil, mais especialmente na capital do Estado do Pará, Belém, isso vem acontecendo de forma acelerada pela implantação continuada de novos projetos de investimento, em virtude do deslocamento da fronteira produtiva nesta direção. É nesse contexto que se enquadra a presente proposta de criação do nosso Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tendo em vista que o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema tem de ser um profissional capacitado a suprir as necessidades imediatas da sociedade nessa área, as quais, com o avanço tecnológico, tendem a se multiplicar em curto espaço de tempo. Sua concepção se baseia no fato de que a velocidade do mundo dos negócios exige do profissional dessa área um aperfeiçoamento constante, de modo a oferecer o melhor suporte possível à organização.

    PERFIL 

    O perfil profissional do egresso do curso de Ciências Contábeis deve atender ao que determinam as diretrizes curriculares, tendo formação humanística, técnico-científica e prática, indispensáveis para as atividades nas instituições e nas transformações sociais e, ainda, deve estar dotado de senso ético profissional, associado à responsabilidade social.

    MISSÃO

    O Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema é oferecido com o intuito de preparar o aluno/profissional a realizar atividades de análise, concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, incluindo aspectos organizacionais e humanos, utilizando para isto técnicas de relacionamento interpessoal com o objetivo de obter uma melhor análise do problema a ser solucionados, métodos e técnicas de pesquisa para conseguir através das várias soluções propostas, tanto na literatura nacional quanto na internacional, principalmente as relacionadas à língua inglesa, pensar na melhor solução para o problema, podendo estas soluções ser mensurada quanto a sua eficiência e eficácia através de estudos e cálculos probabilísticos e/ou estatísticos.

    MERCADO

    O Mercado de trabalho para o profissional da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem a possibilidade de atuar em áreas como instituições de ensino, empresas, instituições de educação formal e não formal, organizações sindicais e cooperativas, organizações de comunicação, instituições jurídicas e penais, organizações não governamentais e em todos os espaços onde se desenvolva o processo da conscientização dos valores de tecnologia, da ética, e da cidadania.

    OBJETIVO

    O perfil de conclusão do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é de um especialista sistêmico, um tecnólogo com condições de resolver ou encaminhar a maioria dos problemas do dia-a-dia do seu ambiente de trabalho. Para tanto, durante todo o Curso, são estimuladas as diversas inteligências com destaque para a lógico-matemática, a lingüística, a interpessoal. Ainda se estimula o profissional a agir de forma eficaz em diversas situações, apoiado em conhecimentos adquiridos na sala de aula, mas sem limitar-se somente a eles.

    No que tange especificamente a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o egresso do curso estará apto a realizar as seguintes atividades:

    • Levantamento de requisitos de software relativo a diferentes ramos de negócio, contemplando as especificidades dos vários setores envolvidos.
    • Avaliação dos requisitos e modelagem da solução que melhor atenda às necessidades do negócio.
    • Planejamento de projetos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas envolvendo estimativas de esforço, prazo e custo.
    • Elaboração de projetos lógicos e físicos de sistemas de informação.
    • Implementação e teste de sistemas de informação.
    • Definição das tecnologias em hardware e software mais adequadas para apoiar o funcionamento das diversas classes dos sistemas de informação.
    • Manutenção, evolução e adaptação dos sistemas de informação de acordo com as novas realidades tecnológicas, políticas, econômicas e sociais, nas quais os mesmos se encontram inseridos.
    • Desenvolvimento de aplicações para intranet e internet
    • Planejar, modelar e desenvolver aplicativos, sistemas de informação e banco de dados localmente ou de maneira remota via rede de computadores e/ou internet;
    • Atuar como programador na codificação das soluções computacionais;
    • Atuar como arquiteto de sistemas, utilizando as mais atuais metodologias de Engenharia de Software;
    • Modelar, gerenciar e implantar sistemas que utilizem Bases de Dados localmente ou de maneira remota via rede de computadores e/ou internet;
    • Identificar oportunidades de negócios desenvolvendo a criatividade e inovação para propor soluções na área computacional.
    • Atuar como profissionais aptos a atuar diretamente no mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas áreas de gerência, gestão, planejamento e desenvolvimento.

    DIFERENCIAIS

    O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema tem por diferencial competitivo o apoio da Faculdade, bem como um amplo suporte de auxílio técnico.

    A Faculdade Ideal desenvolveu o curso seguindo a risca todos os aspectos legais e pedagógicos sugeridos pelo MEC e mais. O curso tem a duração de 2,5 anos e que durante todo este período de aprendizado o discente terá a oportunidade de receber certificados técnicos intermediários proporcionando assim a possibilidade dos discentes que, por algum motivo ou questão de concurso e/ou trabalho esteja necessitando de certificação técnica, possa obtê-la de acordo com o andamento da grade curricular. O curso ainda oferece a todos os discentes uma grade curricular durante todo o primeiro ano, integrado totalmente com o curso de Redes de Computadores de tal forma que o discente da FACI, ao término do primeiro ou segundo semestre de ambos os cursos, achem que se sentem mais realizados no outro curso poderão solicitar junto a secretaria acadêmica, a troca de curso sem nenhuma perda financeira e principalmente de tempo.

    O curso está direcionado a todas as pessoas que já atuam no mercado de trabalho e a todos os profissionais e estudantes que tenham interesse pela área de desenvolvimento de sistemas, pois todos os nossos profissionais do corpo docente possuem uma vasta experiência, não só no magistério como profissional, pois atuam também em grandes empresas da região.

    O Curso possibilita ao discente, ao concluir o curso, dar continuidade aos seus estudos mais rapidamente em modalidades como: bacharelado, dependendo do regimento de cada Instituição de Ensino Superior, ou ainda, pós-graduação, tanto na modalidade “Lato Sensu” (especialização), como na modalidade “Stricto Sensu” (mestrado ou doutorado).

    INFORMAÇÕES

    Duração do Curso: 2,5 anos
    Vespertino e Noturno
    Carga horária do Curso: 2160 h/aula
    Vagas anuais ofertadas: 200 ( 50 vagas por semestre e turno)
    Autorização: Portaria nº. 186, de 7 de Fevereiro de 2007, publicada  no DOU 22  de fevereiro de 2007 seção 1, pág. 13

Outro curso relacionado com analista de sistemas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |