Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais

Solicite informação sem compromisso Faculdade Ipiranga

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais - Presencial - Belém - Pará - Pará

  • Conteúdo
    O curso proposto, de graduação de Tecnólogo em Processos Gerenciais, atende, entre outras, a necessidade de compreensão da organização empresarial no desenvolvimento de competências que capacite a dirigir uma empresa, ou, pelo menos, no caso de empresas de grande porte, uma ou mais unidades de negócios das mesmas.
     
    Vagas Iniciais:
    Vespertino: 50
    Noturno: 50
    Carga Horária:
    1.600 horas
    Duração do Curso:
    2 anos

    Perfil:
    Perfil do profissional

    O Gestor Empresarial deve, ao longo do curso, constituir seu perfil profissional com competências relativas a:
    -          processo e ciclo completo da Administração, compreendendo o planejamento, a organização, a liderança e o controle e avaliação;
    -          estrutura macro-econômica brasileira e a sua inserção na economia global;
    -          estrutura do setor produtivo e suas interfaces;
    -          tecnologia da informação aplicada às funções da empresa;
    -          cultura organizacional e estilo de administração;
    -          comportamento e relacionamento humano nas organizações;
    -          características psicológicas das pessoas reunidas em grupos de trabalho ou em equipes;
    -          modelos do pensamento administrativo;
    -          análise, estrutura e desenho organizacional
    -          normas e valores que regem o comportamento, práticas profissionais individuais e relações interpessoais;
    -          atos jurídicos e relações contratuais da empresa com seus clientes, fornecedores, governo e terceiros;
    -          aplicação da estatística nas diversas funções empresariais;
    -          administração dos recursos financeiros correspondentes às receitas e despesas da empresa;
    -          contabilidade, gestão contábil e planejamento financeiro;
    -          gestão:
    -          estratégica,
    -          de pessoas,
    -          de bens e do patrimônio,
    -          de marketing,
    -          de vendas;
    -          empreendedorismo.
     
     
    JUSTIFICATIVA:
    O Curso de Processos Gerenciais inscreve-se na modalidade de Educação Profissional de Nível Tecnológico, integrando a área de Gestão. É estruturado para atender a este conjunto de atividades profissionais e empresariais, e conferirá aos seus concluintes o respectivo Diploma de Tecnólogo.
    Em decorrência da diversidade e a dinâmica dos processos produtivos de bens, serviços e conhecimentos, bem como da crescente urbanização e da globalização, vêm sendo criados novos padrões de relações econômicas, de organização da produção e do trabalho, bem como padrões culturais, de convívio social e de comportamento. As ofertas de educação superior para as profissões e carreiras tradicionais já não bastam para atender às demandas das pessoas, das empresas e organizações e da sociedade, que solicitam profissionais com formação com foco em atividades especializadas, entre as quais a de Processos Gerenciais.
    O curso proposto, de graduação de Tecnólogo em Processos Gerenciais, atende, entre outras, a necessidade de compreensão da organização empresarial como um todo, o que implica no desenvolvimento de competências que capacite a dirigir uma empresa, ou, pelo menos, no caso de empresas de grande porte, uma ou mais unidades de negócios das mesmas.
    O campo de trabalho deste profissional é amplo, pois está inserido no processo de desenvolvimento de todo e qualquer empreendimento, de todos os setores produtivos, até mesmo os de natureza e fins não lucrativos.

    FINALIDADES:
    As empresas têm necessidade de gestão eficaz, inclusive para acompanhar e responder à mutabilidade do sistema produtivo, o qual sofre transformações contínuas. São necessários gerentes ou gestores capazes de eliminar hierarquias, de simplificar e reduzir estrutura, e de substituir normas rígidas por uma configuração gerencial e, até ética, mais flexível e humana.
    Este curso superior de Tecnologia, além do desenvolvimento das competências específicas da Processos Gerenciais, pressupõe a formação de profissionais competentes para sintonizar, competitivamente, decisões e ações com as demandas cada vez mais exigentes do setor produtivo.

    Objetivo:
    Com este curso, o profissional terá uma formação ampla nos diversos aspectos da Gestão, contextualizada para a Processos Gerenciais, incluindo um foco na gestão da pequena e média empresa.
    O curso deverá formar gestores com competências essenciais relacionadas com as questões da produção, venda de bens e prestação de serviços, finanças e administração, delegando, com clareza, tarefas para sua equipe, transferindo autoridade e responsabilidade às pessoas.
    A formação será de profissionais capazes, ainda, de interagir complementarmente com outros profissionais da empresa, bem como de outras, numa relação de interlocução e harmonia. A proposta visa, pois, compatibilizar a necessidade de aprofundamento que a profissão exige, com a demanda por profissionais capacitados e aptos para interagir eficazmente com  seus interlocutores internos e externos.

    Sistema de avaliação:
    ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO – FORMAS DE AVALIAÇÃO
     
    DO ENSINO E APRENDIZAGEM
     
    As formas de avaliação do rendimento escolar estão devidamente disciplinadas no regimento da Instituição, nos termos abaixo consignados:

    •  A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
     
     •  A freqüência às aulas e demais atividades escolares, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas;
     
     •  Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas;
     
    •   O aproveitamento escolar é avaliado através de acompanhamento contínuo do aluno e de seus resultados obtidos nas provas, exercícios, projetos, relatórios e demais atividades programadas em cada disciplina;
     
    •  A avaliação de desempenho do aluno em cada uma destas atividades é feita, atribuindo-se uma nota expressa em grau numérico de 0 (zero) 10 (dez), com aproximação até décimos;

    • A média de aproveitamento em cada disciplina corresponde à média aritmética das notas de aproveitamento que os professores atribuem aos alunos semestralmente, baseados em trabalhos escolares e exercícios práticos relacionados com o componente curricular lecionado ou com o treinamento recebido em campo;
     
    • Faculta-se aos professores a formação das notas de aproveitamento com uma média aritmética, simples ou ponderada, de dois ou mais trabalhos, quer na forma de prova escrita, quer na forma de exercício por eles atribuídos aos alunos;
     
    •  Ao aluno que deixar de comparecer às verificações de aproveitamento na data fixada, pode ser concedida prova substitutiva, desde que requerida no prazo de até 5 (cinco) dias da avaliação e/ou do evento referido;
    •   É obrigatória a entrega, ao final do Curso, do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia);
    •  Atendida, em qualquer caso, a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades, é considerado aprovado na disciplina:I - Os alunos que obtiverem média de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), que neste caso ficam dispensados do exame final.II - Mediante exame, o aluno que, tendo obtido média de aproveitamento inferior a 7,0 (sete) e não inferior a 3,0 (três), obtiver final igual ou superior a 5,0 (cinco).
     
    •  A média final do inciso II é a média aritmética entre a média de aproveitamento e a nota obtida no exame final;
     
    •  O aluno é considerado não aprovado na disciplina, se:I - A média de aproveitamento for inferior a 3,0 (três).II - A freqüência for inferior a 75%, caso em que a média final do aluno é zero.
     
    •   A média final for inferior a 5,0 (cinco).
     
    •  É promovido para o semestre seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas ou reprovado, no máximo, em 2 (duas) disciplinas;
     
    •  O aluno reprovado em até duas disciplinas por não ter alcançado a freqüência escolar mínima, ou a nota exigida, repetirá a disciplina, na forma de dependência, atendendo às exigências de freqüência e de aproveitamento estabelecidas pela Diretoria Geral;
     
    •  A dependência pode ser ofertada em regime especial e pode ser desenvolvida na forma que for regulamentada pelo Conselho Superior.

Outro curso relacionado com estudo das organizações

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |