Home>Concurso>Contabilidade>Online>Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016 - Online
 

Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016 - Online

Método: Online
Tipo: Concurso
Loading...

Solicite informação sem compromisso
IOB - Informações Objetivas e Publicações Juridicas Ltda

Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016 - Online

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IOB - Informações Objetivas e Publicações Juridicas Ltda, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016 - Online Comentários sobre Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016 - Online
Conteúdo:
Curso Preparatório para o 2º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2016.
 
Exame previsto para 09 de Outubro 2016
.

O Exame de Suficiência em Contabilidade é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional do CFC. Este exame visa comprovar conhecimentos técnicos dos conteúdos programáticos dos cursos de Contabilidade. Por isso, para ser aprovado, é necessário obter, pelo menos, 50% de acerto na prova.

A IOB Educação, referência em ensino de contabilidade, oferece a você o cursoPreparatório para o Exame de Suficiência do CFC online, com aulas ao vivo.

Objetivo:
  • Preparar os estudantes e profissionais para prestar o Exame de Suficiência do CFC 2016.
  • Revisar o conteúdo das disciplinas que constam no edital.
  • Abordar as principais alterações ocorridas em matéria contábil, com exposição teórica e prática (exercícios e casos práticos).
  • Esclarecer dúvidas sobre o conteúdo exigido pelo edital para a comprovação de conhecimento.
Público-alvo:

O curso é destinado aos estudantes que estejam cursando o último ano e bacharéis em Ciências Contábeis que pretendam se preparar para o Exame de Suficiência em Contabilidade.

Metodologia:

Por meio de videoaulas ao vivo, disponibilizamos aos nossos alunos uma explanaçãoprática das principais matérias abordadas no exame, em que o aluno poderá interagir em tempo real enviando suas dúvidas. Disponibilizamos ainda um caderno de questões das provas com respostas comentadas de todas as disciplinas exigidas. Nossos professores utilizam, além das ferramentas tecnológicas, recursos utilizados em sala de aula, como resolução de exercícios na lousa, revisões. Os alunos contam ainda com o apoio de tutor, que o acompanhará durante todo o curso.

A estrutura de nossos cursos é composta por:
  • Aulas com transmissão ao vivo
Resolução, passo a passo, de diversos exercícios das provas do CFC, intercalada com conteúdo teórico relativo às questões. Interação em tempo real com o professor.
  • Aulas online disponível 24 horas por dia (Acesso ilimitado até o dia da prova).
  • Reprise das aulas ao vivo(Acesso ilimitado até o dia da prova)
Caso o aluno não consiga assistir a aula ao vivo ou queira rever o conteúdo, a reprise da transmissão ficará disponível, com acesso ilimitado até o dia da prova.
  • Material didático 2
  • A IOB Educação oferece como material didático
  • Apresentação do professorem PDF/Caderno de questões das provas comentadas
  • Material de estudo.
  • Tutoria
Disponibilizaremos um tutor para acompanhar seu desempenho diariamente, enviar avisos, lembretes, e auxiliá-lo durante o curso.

Plano de Estudo:

O Plano de Estudo foi formulado para que você consiga concluir, da melhor forma, o seu curso dentro do prazo determinado.
  • Tira-dúvidas 3
Além de esclarecer suas dúvidas durante as aulas “ao vivo”, você poderá encaminhar diariamente outras que surgirem no decorrer do curso.
  • Revisão
Nos dois últimos sábados que antecedem a prova você participará deuma REVISÃO PRÁTICAAO VIVO (online), com resumo dos principais assuntos, em que poderá enviar suas dúvidas diariamente ao professor.
  • Garantia de novo acesso 4
O aluno, em caso de reprovação no exame,desde que observadas às regras estabelecidas na política do curso, poderá ter acesso, sem nenhum custo, à próxima turma.

PROGRAMA 5

TEORIA DA CONTABILIDADE– Mário Candido
  • Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade: Conceito e objetivos. Usuários e suas necessidades de informação. Os diversos ramos aplicados da Contabilidade.
  • Escolas ou doutrinas na história da Contabilidade.
  • Evolução histórica da Contabilidade.
  • Reconhecimento e mensuração de ativos, passivos, receitas e despesas, ganhos e perdas. Capital físico, financeiro e sua manutenção.
  • Patrimônio Líquido e suas teorias.
  • Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis.
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE– Mário Candido
  • Princípios de Contabilidade: Resolução CFC nº 750/93 e alterações posteriores.
  • Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade: Resolução CFC nº 1.328/11.
  • Normas Brasileiras de Contabilidade e Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade.
  • Possíveis alterações ou novas inclusões de Normas Brasileiras de Contabilidade e Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, editadas até noventa dias antes da realização do Exame.
AUDITORIA CONTÁBIL– Antonio Carlos S. Luque
  • Conceito e aplicação da Auditoria Contábil: Conceitos. Objetivo e finalidade da auditoria. Tipos de Auditoria. Auditoria interna. Auditoria externa. Controle interno. Papéis de trabalho.
  • Estrutura Conceitual de Trabalhos de Asseguração: Origem do termo e definições. Asseguração razoável x asseguração limitada. Conclusão do Auditor nos relatórios emitidos em trabalhos de asseguração. Aceitação de um trabalho de asseguração. Elementos de um trabalho de asseguração.
  • Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria: Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria. Controle de Qualidade na Auditoria de Demonstrações Financeiras. Documentação da Auditoria. Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude, no Contexto da Auditoria. Considerações de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis. Comunicações com os Responsáveis pela Governança. Comunicações de Deficiências no Controle Interno.
  • Planejamento da Auditoria de Demonstrações Financeiras e Trabalhos Iniciais. Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente. Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria. Avaliação das Distorções Identificadas Durante a Auditoria. Respostas do Auditor aos Riscos Avaliados.
  • Execução dos trabalhos de Auditoria: Evidências de Auditoria. Confirmações Externas. Procedimentos Analíticos. Amostragem em Auditoria. Auditoria de Estimativas Contábeis, inclusive do Valor Justo, e Divulgações Relacionadas. Partes Relacionadas. Eventos Subsequentes. Continuidade Operacional. Representações Formais. Auditoria de Demonstrações Financeiras de Grupos, incluindo o Trabalho dos Auditores dos Componentes. Utilização de Trabalho de Auditoria Interna. Utilização do Trabalho de Especialistas.
  • Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Financeiras: Modificações na opinião do auditor independente. Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente. Informações comparativas - Valores correspondentes e demonstrações financeiras comparativas. Responsabilidade do auditor em relação a outras informações incluídas em documentos que contenham contábeis auditadas.
  • Disposições do Conselho Federal de Contabilidade relativa aos Princípios de Contabilidade e Resoluções e Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria editadas até noventa dias antes da realização do Exame.
MATEMÁTICA FINANCEIRA– Antonio Carlos Luque
  • Resolução de exercícios relativos à última prova.
CONTABILIDADE GERAL– Antonio Carlos Luque
  • Patrimônio e Variações Patrimoniais: Conceituação, ativos, passivos, patrimônio líquido, aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio, representação gráfica do patrimônio, equação básica da contabilidade. Atos e fatos contábeis (permutativos, modificativos e mistos), formação, subscrição e integralização de capital, registros de mutações patrimoniais e apuração do resultado (receitas e despesas).
  • Plano de contas e procedimentos de escrituração: Conceito, classificação (patrimoniais, resultados e compensação) e natureza das contas (devedoras e credoras). Método das partidas dobradas, mecanismos de débito e crédito, teoria das origens e aplicação de recursos, lançamento (elementos essenciais, fórmulas), regime de caixa x regime de competência, balancete de verificação, livros utilizados na escrituração.
  • Mensuração e reconhecimento de operações:Normatização, mensuração e reconhecimento das transações das sociedades empresárias, tais como: transações de compras e vendas, transações de mercadorias, fretes e seguros, apuração do custo das mercadorias, produtos e serviços vendidos (inventário periódico e inventário permanente), receitas, despesas, apuração e destinação do resultado, tributos, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos bancários, duplicatas descontadas, receitas e despesas financeiras, folha de pagamento, estoques, ativo imobilizado, ativos biológicos e ativos intangíveis, métodos de depreciação, de amortização e de exaustão, vendas de ativos diversos (ganhos e perdas), constituição de provisões e demais operações necessárias à atividade das sociedades empresárias.
  • Avaliação de Ativos e Passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor realizável. Valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência patrimonial.
  • Provisões, Ativos e Passivos Contingentes:Normatização, mensuração e reconhecimento, conceitos, critérios de avaliação de contingências, contingências ativas, contingências passivas.
  • Balanço Patrimonial: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação e avaliação, Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido.
  • Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Métodos direto e indireto, Fluxo operacional, de investimento e de financiamento.
  • Demonstração do Valor Adicionado: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.
  • Notas explicativas: Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos.
  • Combinação de Negócios: Cisão, Fusão, Incorporação, Extinção, normatização, reconhecimento e mensuração de ativo identificável adquirido, de passivo assumido e de participação de não controlador na adquirida, ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) e compra vantajosa.
  • Consolidação das Demonstrações Contábeis:Normatização, mensuração e reconhecimento, conceitos, fundamentos e procedimentos de consolidação, tais como, eliminação de resultados não realizados das transações intragrupo, eliminação de ativos e passivos decorrentes de transação intragrupo e identificação da participação dos não controladores no patrimônio e resultado, consolidação proporcional de investimento em empreendimento controlado em conjunto (Joint Venture).
  • Conversão das Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira:Normatização, mensuração, e reconhecimento, técnicas e taxas de conversão, Itens monetários e não monetários ganhos e perdas.
  • Operações fiscais, tributárias e de contribuições. Conceitos, Contabilização, Cálculo de Impostos federais, estaduais e municipais, contribuições previdenciárias, cálculo de FGTS e outras.
  • Lei nº 6.404/1976 e suas alterações e as disposições do Conselho Federal de Contabilidade relativa aos Princípios de Contabilidade bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade.
CONTABILIDADE DE CUSTOS– Mário Cândido
  • Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade de Custos: Conceito de custos, despesas, investimento e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.
  • Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos, custos controláveis e não controláveis. Custos primários e custos de transformação. Objeto de custeio.
  • Controle e registro contábil de custos: Apuração do Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços Vendidos. Custos com mão de obra direta e indireta. Alocação dos custos com mão de obra. Custos com Materiais Diretos e Indiretos. Alocação dos custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização. Centros de Custos.
  • Métodos de custeio: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseado em Atividades (ABC) e Custeio Pleno (RKW). Custo por Produto, Custo por Processo, Custo por Atividade.
  • Sistemas de Acumulação de Custos: Acumulação de cus
  • Custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo dos Produtos Acabados. Custos dos produtos em elaboração. Equivalente de produção. Custos Conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos e subprodutos.
  • Custos para controle: Custos reais (históricos), estimados e projetados. Custo Padrão. Componentes do custo padrão (padrões físicos e padrões financeiros).
CONTABILIDADE GERENCIAL– Antonio CarlosLuque
  • Custos para Decisão: Comportamento dos custos e volume de produção. Margem de contribuição. Margem de contribuição e fator de limitação. Margem de contribuição e custos fixos identificados. Ponto de Equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Margem de segurança. Alavancagem operacional. Fixação do preço de venda. Decisões entre comprar ou fabricar. Custo de oportunidade. Custos perdidos. Custos imputados. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição. Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise. Análise de custo/volume/lucro.
  • Custos para Controle: Custos Estimados. Custo Padrão. Análise das variações custo padrão x real.
  • Análise das demonstrações contábeis: Análise vertical e horizontal. Índices de Liquidez. Índices de Endividamento. Índices de rentabilidade. Prazos médios de renovação de estoques, recebimento de vendas e pagamento de compras. Ciclo operacional e financeiro. Análise do capital de giro.
OUTRAS DISCIPLINAS:

O conteúdo relativo às matérias abaixo será disponibilizado em forma de Caderno de questões com respostas comentadas. Caso o aluno tenha dúvida durante a resolução dos exercícios, o professor o atenderá por e-mail.

Legislação e Ética Profissional, Perícia Contábil, Língua Portuguesa Aplicada, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Estatística, Controladoria, Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

* USO DE CALCULADORA SIMPLES

REVISÃO (web ao Vivo)

A carga horária do curso está distribuída da seguinte forma:
  • 33 horas de aulas ao vivo
  • 17 horas de aulas online
  • 30 horas de visualização da reprise (carga horária mínima sugerida)
  • 10 horas de autoestudo (leitura do material didático + resolução de exercícios propostos)
Política do curso Preparatório para o Exame de Suficiência em Contabilidade - WEB
  1. Caso alguma pergunta não seja respondida durante a aula ao vivo, a resposta poderá ser encaminhada posteriormente.
  2. O professor terá o prazo de até 10 dias úteis para enviar a resposta das dúvidas que surgirem durante o curso.
  3. Programa e datas sujeitos à alteração, baseada no edital a ser divulgado pelo CFC.
  4. Garantia de novo acesso - Em caso de reprovação, para liberação de novo acesso, sem custo, o aluno deverá:
  • Entrar em contato com a IOB, até 30 dias após a divulgação da lista de aprovados do CFC, informando a sua reprovação. A IOB Educação não fará esse contato. Após esse prazo, a cortesia não será disponibilizada;
  • Ter assistido a,pelo menos, 90% das videoaulas disponibilizadas, ao vivo ou gravada, e realizado as atividades propostas.
Os alunos que não realizarem a prova não terão a direito a novo acesso. Assim, é obrigatório envio do comprovante (cópia do gabarito do candidato) para liberação do acesso.

A IOB Educação garante apenas 1 novo acesso em caso de reprovação para a turma imediatamente posterior aquela em que o aluno foi reprovado.

Caso não haja quórum para a realização de uma nova turma,será fornecido acesso ilimitado, até o dia da prova, das reprises das aulas do exame anterior, sem tutoria e sem acesso ao professor.

Em relação aos materiais didáticos, estes estarão disponíveis para download ou impressão na plataforma.

Importante: estar em dia com os pagamentos relativos ao curso adquirido.

Obs.: O uso do login e da senha é individual e intransferível.  É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.
Outro curso relacionado com Concurso de Contabilidade: