Curso Regular: Magistratura do Trabalho - A Distância

Solicite informação sem compromisso Verbo Jurídico

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Jiana Moro

Jiana Moro

Curso Regular: Magistratura do Trabalho

  • Modalidade
    O Curso Regular: Magistratura do Trabalho é a distância.
  • Duração
    A carga horária mínima do Curso Regular: Magistratura do Trabalho é de 750 horas/aula.
  • Considerações
    O Curso Regular: Magistratura do Trabalho, tem duração de 2 semestres letivos e foi desenvolvido para capacitar os profissionais interessados na preparação para o ingresso no cargo de juiz do trabalho substituto. A proposta do curso é abordar as disciplinas exigidas no concurso público, tais como: direito do trabalho, direito coletivo do trabalho, processo do trabalho, direito e processo civil, direito penal, administrativo, constitucional, previdenciário, empresarial, internacional, entre outros.
  • Dirigido a
    O curso é indicado para profissionais interessados em realizar o concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto.
  • Área de atuação
    Ao conseguir a aprovação no concurso realizado, o profissional poderá trabalhar como Juiz do Trabalho Substituto, em todo o território nacional

Comentários sobre Curso Regular: Magistratura do Trabalho - Online

  • Conteúdo
     
    CURSO REGULAR: MAGISTRATURA DO TRABALHO

    O segredo de sucessos dos grandes aprovados em concursos públicos é iniciar os estudos antes da publicação do edital. O aperfeiçoamento e o estudo dos principais institutos jurídicos, realizados com antecedência e em tempo hábil para a consolidação de práticas e conceitos, bem como o foco específico na aprovação em concursos públicos, é o que caracteriza o Curso Regular – Magistratura do Trabalho da Escola Verbo Jurídico.

    OBJETIVO DO CURSO
    O curso objetiva a melhor preparação, em formato extensivo, nas diversas matérias necessárias para a aprovação nos concursos da Magistratura do Trabalho.

    PÚBLICO DE INTERESSE
    O curso é direcionado a todos os interessados na preparação para o ingresso no cargo de Juiz do Trabalho Substituto de todas as regiões do território nacional.

    DURAÇÃO
    2 semestres letivos

    CARGA HORÁRIA
    Carga horária mínima de 750 h/a

    MAGISTRATURA DO TRABALHO - 2013

    DISCIPLINAS

    • Direito do Trabalho - 14 encontros - 70 horas/aula
    • Processo do Trabalho - 11 encontros - 55 horas/aula
    • Direito Civil - 22 encontros - 110 horas/aula
    • Processo Civil - 27 encontros - 135 horas/aula
    • Direito Penal - 27 encontros - 135 horas/aula
    • Direito Administrativo - 15 encontros - 75 horas/aula
    • Direito Constitucional - 14 encontros - 70 horas/aula
    • Direito Previdenciário - 6 encontros - 30 horas/aula
    • Direito Empresarial - 6 encontros - 30 horas/aula
    • Direito Internacional - 6 encontros - 30 horas/aula
    • ECA - 2 encontros - 10 horas/aula
    Total = 150 econtros e 750 horas/aula

    PROGRAMA

    DIREITO DO TRABALHO

    DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

    1. Direito do Trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções, autonomia.
    2. Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. Tendências atuais do Direito do Trabalho. Flexibilização. Desregulamentação.
    3. Fontes formais do Direito do Trabalho. Conceito, classificação e hierarquia. Conflitos e suas soluções.
    4. Hermenêutica: interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Métodos básicos de exegese. O papel da eqüidade. Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. Revogação. Irretroatividade. Direito adquirido.
    5. Princípios do Direito do Trabalho. Princípios constitucionais do Direito do Trabalho. Distinção entre princípio e norma.
    6. Renúncia e transação no Direito do Trabalho. Comissões de Conciliação Prévia.
    7. Relação de  trabalho e relação de emprego. Estrutura da relação empregatícia: elementos componentes; natureza jurídica.
    8. Relações de trabalho lato sensu: trabalho autônomo, eventual, temporário, avulso. Portuário. Lei nº 8.630/93. Estágio. Cooperativas de mão-de-obra. Contratos de trabalho por equipe.
    9. Empregado: conceito, caracterização. Altos empregados: trabalhadores intelectuais, exercentes de cargos de confiança. Os diretores e os sócios. Mãe social. Índios. Aprendiz. Empregado doméstico.
    10. Empregador: conceito, caracterização. Cartório não oficializado. Empresa e estabelecimento. Grupo econômico. Sucessão de empregadores. Consórcio de empregadores. Situações de responsabilização empresarial.
    11. Trabalho rural: empregador, empregado e trabalhador rural. Normas de proteção ao trabalhador rural.
    12. Terceirização no Direito do Trabalho. Terceirização lícita e ilícita. Trabalho temporário. Entes estatais e terceirização. Responsabilidade na terceirização.
    13. Contrato de emprego: denominação, conceito, classificação, caracterização. Trabalho voluntário. Morfologia do contrato. Elementos integrantes: essenciais, naturais, acidentais.
    14. Modalidades de contratos de emprego. Tipos de contratos a termo. Contrato de experiência e período de experiência. Contrato de emprego e contratos afins. Diferenças entre contratos de trabalho e locação de serviços, empreitada, representação comercial, mandato, sociedade e parceria. Pré-contratações: requisitos para configuração, efeitos, direitos decorrentes, hipótese de perdas e danos.
    15. Formas de invalidade do contrato de emprego. Nulidades: total e parcial. Trabalho ilícito e trabalho proibido. Efeitos da declaração de nulidade.
    16. Trabalho infantil. Conceito e normas legais aplicáveis. Penalidades. Efeitos da contratação.  Doutrina da proteção integral da criança e do adolescente. Tratamento legal e constitucional. Os Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente: composição e atribuições.
    17. Normas de proteção ao trabalhador adolescente. Limites à contratação. Estágio e aprendizagem: conceitos, distinção e características. Direitos do estagiário e do aprendiz. Requisitos para a adoção válida dos regimes de estágio e de aprendizagem. Trabalho voluntário.
    18. Efeitos do contrato de emprego: direitos, deveres e obrigações das partes. Efeitos conexos do contrato: direitos intelectuais; invenções do empregado; indenizações por dano moral e material. Os poderes do empregador no contrato de emprego: diretivo, regulamentar, fiscalizatório e disciplinar.
    19. Duração do trabalho. Fundamentos e objetivos. Jornada de trabalho e horário de trabalho. Trabalho extraordinário. Acordo de prorrogação e acordo de compensação de horas. Banco de horas. Horas in itinere. Empregados excluídos do direito às horas extras. Art. 62 da  CLT. Jornadas especiais de trabalho. Bancário. Função de confiança. Trabalho em regime de revezamento e em regime de tempo parcial.
    20. Repousos. Repousos intrajornada e interjornada. Repouso semanal e em feriados. Remuneração simples e dobrada. Descanso anual: férias.
    21. Remuneração e salário: conceito, distinções. Gorjetas. Caracteres e classificação  do salário. Composição do salário. Modalidades de salário. Adicionais. Gratificação. Comissões. 13º salário. Parcelas não-salariais. Salário e indenização. Salário in natura e utilidades não salariais.
    22. Formas e meios de pagamento do salário. Proteção ao salário.
    23. Equiparação salarial. O princípio da igualdade de salário. Desvio de função.
    24. Alteração do contrato de emprego. Alteração unilateral e bilateral. Transferência de local de trabalho. Remoção. Reversão. Promoção e rebaixamento. Alteração de horário de trabalho. Redução de remuneração. Jus variandi.
    25. Interrupção e suspensão do contrato de trabalho: conceito, caracterização, distinções. Situações tipificadas e controvertidas.
    26. Cessação do contrato de emprego: causas e classificação. Rescisão unilateral: despedida do empregado. Natureza jurídica da despedida. Limites. Rescisão unilateral: demissão do empregado. Aposentadoria. Força maior.  Factum principis Morte. Resolução por inadimplemento das obrigações do contrato. Despedida indireta. Falta grave. Justa causa. Princípios. Espécies.
    27. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Indenização por tempo de serviço: conceito e fundamento jurídico. Indenização nos casos de contrato a termo. Aviso prévio. Multa do art. 477 da CLT. Procedimentos e direitos concernentes à cessação do contrato. Homologação. Quitação. Eficácia liberatória.
    28. Estabilidade e garantias provisórias de emprego: conceito, caracterização e distinções. Formas de estabilidade. Teoria da nulidade da despedida arbitrária. Renúncia à estabilidade. Homologação. Despedida de empregado estável. Efeitos da dispensa arbitrária ou sem justa causa: readmissão e reintegração. Indenizações rescisórias. Despedida obstativa.
    29. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
    30. Prescrição e decadência no Direito do Trabalho.
    31. Segurança e higiene do trabalho. Labor em circunstâncias agressoras da saúde e segurança do empregado. Periculosidade e insalubridade. Trabalho da criança, do menor e da mulher. A discriminação no contrato de trabalho. Trabalho noturno.
    32. Súmulas da jurisprudência uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho sobre Direito do Trabalho.

    DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
    1. Direito Coletivo do Trabalho: definição, denominação, conteúdo, função. Os conflitos coletivos de trabalho e mecanismos para sua solução. Direito Coletivo: o problema das fontes normativas e dos princípios jurídicos.
    2. Liberdade sindical. Convenção nº 87 da OIT. Organização sindical. Modelo sindical brasileiro. Conceito de categoria. Categoria profissional diferenciada. Dissociação de categorias. Membros da categoria e sócios do sindicato.
    3. Entidades sindicais: conceito, natureza jurídica, estrutura, funções, requisitos de existência e atuação, prerrogativas e limitações. Garantias sindicais. Sistemas sindicais: modalidades e critérios de estruturação sindical; o problema no Brasil.
    4. Negociação coletiva. Função. Níveis de negociação. Instrumentos normativos negociados: acordo coletivo e convenção coletiva de trabalho. Efeitos das cláusulas. Cláusulas obrigacionais e cláusulas normativas. Incorporação das cláusulas nos contratos de emprego.
    5. Mediação e arbitragem no Direito do Trabalho. Poder normativo da Justiça do Trabalho.
    6. Atividades do Sindicato. Condutas anti-sindicais: espécies e conseqüências.
    7. A greve no direito brasileiro.
    8. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista.

    PROCESSO DO TRABALHO

    1. Direito Processual do Trabalho. Princípios. Fontes. Autonomia. Interpretação. Integração. Eficácia.
    2. Organização da Justiça do Trabalho. Composição, funcionamento, jurisdição e competência de seus órgãos. Os juízos de Direito investidos de jurisdição trabalhista. Corregedoria-Geral e Regional do Trabalho. Atribuições.
    3. O Ministério Público do Trabalho. Organização. Competência. Atribuições. Lei Complementar nº 75/93. Inquérito civil público.
    4. Competência da Justiça do Trabalho: em razão da matéria, das pessoas, funcional e do lugar. Conflitos de Competência.
    5. Partes, procuradores, representação, substituição processual e litisconsórcio. Assistência Judiciária. Justiça Gratuita. Jus Postulandi. Mandato tácito.
    6. Atos, termos e prazos processuais. Despesas processuais. Responsabilidade. Custas e emolumentos. Comunicação dos atos processuais. Notificação.
    7. Vícios do ato processual. Espécies. Nulidades no processo do trabalho: extensão, princípios, argüição, declaração e efeitos. Preclusão.
    8. Dissídio individual e dissídio coletivo. Distinção. Dissídio individual: procedimentos comum e sumaríssimo. Petição inicial: requisitos, emenda, aditamento, indeferimento. Pedido.
    9. Audiência. "Arquivamento". Conciliação. Resposta do reclamado. Defesa direta e indireta. Revelia. Exceções. Contestação. Compensação. Reconvenção.
    10. Provas no processo do trabalho: princípios, peculiaridades, oportunidade e meios. Interrogatórios. Confissão e conseqüências. Documentos. Oportunidade de juntada. Incidente de falsidade. Perícia. Sistemática de realização das perícias. Testemunhas. Compromisso, impedimentos e conseqüências. Ônus da prova no processo do trabalho.
    11. Sentença nos dissídios individuais. Honorários periciais e advocatícios. Termo de conciliação e seus efeitos: perante as partes e terceiros. INSS.
    12. Sistema recursal trabalhista. Princípios, procedimento e efeitos dos recursos. Recurso ordinário, agravo de petição, agravo de instrumento e embargos de declaração. Recurso adesivo. Pressupostos extrínsecos de admissibilidade dos recursos. Juízos de admissibilidade e de mérito do recurso.
    13. Recurso de revista. Pressupostos intrínsecos de admissibilidade. Prequestionamento. Matéria de fato. Efeitos. Juízo de admissibilidade. Recurso nos dissídios coletivos. Efeito suspensivo.
    14. Execução Trabalhista. Execução provisória e execução definitiva. Carta de sentença. Aplicação subsidiária da Lei de Execuções Fiscais. Execução de quantia certa contra devedor solvente. Execução de títulos extrajudiciais. Execução da massa falida. Liquidação da Sentença. Mandado de Citação. Penhora.
    15. Embargos à Execução. Exceção de pré-executividade. Impugnação à sentença de liquidação. Embargos de Terceiro. Fraude à execução.
    16. Expropriação dos bens do devedor. Arrematação. Adjudicação. Remição. Execução contra a Fazenda Pública: precatórios e dívidas de pequeno valor.
    17. Execução das contribuições previdenciárias: competência, alcance e procedimento.
    18. Inquérito para apuração de falta grave. Conceito e  denominação. Cabimento. Prazo. Julgamento do inquérito. Natureza e efeitos da sentença.
    19. Ações civis admissíveis no processo trabalhista: ação de consignação em pagamento, ação de prestação de contas, mandado de segurança e ação monitória. Ação anulatória: de sentença e de cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
    20. Ação civil pública. Ação civil coletiva. Legitimados, substituição processual, condenação genérica e liquidação. Coisa julgada e litispendência.
    21. Dissídio Coletivo. Conceito. Classificação. Competência. Instauração: prazo, legitimação e procedimento. Sentença normativa. Efeitos e vigência. Extensão das decisões e revisão. Ação de Cumprimento.
    22. Ação rescisória no processo do trabalho. Cabimento. Competência. Fundamentos de admissibilidade. Juízo rescindente e juízo rescisório. Prazo para propositura. Início da contagem do prazo. Procedimento e recurso.
    23. Tutela antecipatória de mérito e tutelas cautelares no Direito Processual do Trabalho.
    24. Súmulas da jurisprudência uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho sobre Direito Processual do Trabalho.
    25. Procedimento sumaríssimo.
    26. Correição parcial. Reclamação à instância superior.

    DIREITO CIVIL

    1. Lei de Introdução ao Código Civil. Pessoas naturais: Personalidade e capacidade. Direitos da personalidade. Morte presumida. Ausência. Tutela. Curatela. Pessoas jurídicas: Conceito. Classificação. Registro. Administração. Desconsideração da personalidade jurídica. Associações. Fundações.
    2. Domicílio. Bens. Negócios jurídicos: conceito. Representação. Condição. Termo. Encargo. Defeitos. Invalidade. Atos jurídicos lícitos e ilícitos.
    3. Prescrição e decadência.
    4. Obrigações: conceito. Elementos Constitutivos. Modalidades. Transmissão. Adimplemento e extinção. Inadimplemento.
    5. Contratos em geral: teoria geral dos contratos. Princípios. Elementos constitutivos. Pressupostos de validade. Revisão. Extinção. Contratos em espécie: principais espécies de contratos.
    6. Responsabilidade civil. Elementos. Responsabilidade por fato de outrem. Responsabilidade por fato da coisa. Teorias subjetiva e objetiva da responsabilidade civil. Dano moral e material. Indenização.
    7. Posse. Definição. Natureza jurídica. Classificação de posse. Aquisição da posse. Efeitos da posse. Composse. Proteção possessória. Perda da posse. Propriedade. Definição. Elementos. Classificação. Extensão da propriedade. Restrições à propriedade. Aquisição ou constituição da propriedade. Propriedade imóvel. Propriedade móvel. Propriedade resolúvel e fiduciária. Perda da propriedade móvel e imóvel. Função social da propriedade. Política agrícola e reforma agrária. Superfície. Servidões. Usufruto. Uso. Habitação. Penhor. Hipoteca.
    8. Direito do Consumidor: Proteção constitucional ao consumidor. Fontes do direito do consumidor. Relação jurídica de consumo. Elementos. Conceitos. Consumidor Individual e Coletivo. Consumidor por equiparação. Fornecedor. Espécies de Fornecedores. Objeto da relação de consumo. Produtos. Serviços. Política nacional de relações de consumo. Princípios. Vulnerabilidade. Harmonização dos interesses. Boa-fé objetiva. Atuação governamental. Repressão eficiente aos abusos. Adequada e eficaz prestação dos serviços públicos. Direitos Básicos do Consumidor. Decadência e Prescrição na relação de consumo. Práticas comerciais. Práticas comerciais abusivas. Rol não-exaustivo das principais práticas comerciais. Oferta. Princípio da vinculação do fornecedor à oferta, publicidade, escritos particulares e recibos. Revogabilidade e retratabilidade. Limitação temporal, quantitativa e geográfica da oferta. A oferta não publicitária. Dever de informar. Descumprimento da oferta. Publicidade. Princípios. Publicidade enganosa e abusiva. Cláusulas contratuais abusivas. Rol não-exaustivo das cláusulas abusivas. Nulidade de pleno direito.
    9. Direito de Família e Sucessões. Casamento. Formas, pressupostos, capacidade, impedimentos, causas suspensivas, celebração, provas, nulidade, anulabilidade e eficácia. Dissolução do casamento. Dissolução da sociedade conjugal e do vínculo matrimonial. Formas, causas, hipóteses de impossibilidade de vida em comum. Separação, divórcio e proteção da pessoa dos filhos. Relação de parentesco, filiação, reconhecimento dos filhos, adoção, poder familiar e bem de família. Regimes de bens no casamento, usufruto e administração dos bens dos filhos menores. Alimentos. Conceito, abrangência, finalidade, pressupostos, critérios e características da obrigação. União estável. Conceito, condições, impedimentos, deveres, causas suspensivas do casamento e a união estável, regime patrimonial. Concubinato. Conceito e reconhecimento judicial. Da sucessão em geral. Herança e administração. Vocação hereditária. Aceitação e renúncia. Exclusão da sucessão. Herança jacente. Petição de herança. Sucessão legítima. Ordem de vocação hereditária. Herdeiros necessários. Direito de representação. Sucessão testamentária. Testamento em geral. Capacidade de testar. Testamentos público, cerrado e particular. Codicilo. Legados e sua caducidade.Testamentos especiais. Direito de acrescer entre herdeiros e legatários. Substituições. Deserdação. Redução das disposições testamentárias. Revogação e rompimento do testamento. Inventário e partilha. Sonegados. Pagamento de dívidas. Colação de bens. Garantia dos quinhões hereditários. Anulação de partilha.

    PROCESSO CIVIL

    1. Jurisdição: natureza, conceito, características, espécies, princípios, estrutura constitucional, equivalentes jurisdicionais (autotutela, autocomposição, mediação e arbitragem).
    2. Competência: conceito, critérios de distribuição, espécies; identificação do foro competente; modificações (conexão, continência, prevenção), perpetuatio jurisdictionis, conflitos positivos e negativos; competência interna e internacional (concorrente e exclusiva), homologação de sentença estrangeira. Ação: classificação das ações e critérios identificadores.
    3. Sujeitos do processo: o juiz, sua atuação e poderes, impedimento e suspeição; parte e respectivos conceitos material e processual, espécies, representação, legitimação ordinária e extraordinária; sujeitos especiais do processo; o Ministério Público, sua atuação como parte e fiscal da lei, impedimento e suspeição. Deveres das partes, seus procuradores e demais partícipes do processo; substituição e sucessão de partes e procuradores. Representação técnica. Litisconsórcio: conceito, espécies, a problemática da unitariedade e necessariedade. Intervenção de terceiros: conceito de terceiro, classificação das modalidades interventivas, figuras típicas (assistência simples e litisconsorcial, oposição, nomeação à autoria, denunciação à lide, chamamento ao processo) e atípicas, conceito, natureza, cabimento, aspectos procedimentais. Procedimento: natureza, conceito, classificação; distinção entre processo e procedimento; procedimentos sem processo. Procedimentos do processo de conhecimento (comum, ordinário e sumário); procedimentos especiais. Ato processual: conceito, forma, tempo, nulidades (teoria processual das nulidades, princípios respectivos, identificação, decretação e convalidação); prazos (classificação e modos de contagem); fases procedimentais.
    4. Fase postulatória: inicial, requisitos, pedido (alteração, aditamento, cumulação); pedidos alternativo e sucessivo; resposta (contestação, reconvenção, exceções); ação declaratória incidental; razões finais. Fase instrutória: conceito e características.
    5. Prova: conceito, sistemas, ônus e sua distribuição, princípios aplicáveis ao tema; a vedação constitucional das provas ilícitas; classificação dos meios probatórios. Meios de prova em espécie (depoimento pessoal, confissão, documentos, testemunhas, perícia, inspeção), natureza e conceito de cada um, hipóteses de cabimento, procedimentos respectivos, incidentes.
    6. Fase decisória: sentença, natureza e conceito, classificação, requisitos, funções, vícios, efeitos, eficácia natural e autoridade. Coisa julgada: natureza, conceito, classificação, limites objetivos e subjetivos. Desconstituição da coisa julgada, decisões rescindíveis e anuláveis; ação rescisória: conceito, natureza, cabimento, condições específicas, juízosrescindente e rescisório, aspectos competenciais, procedimento, tutela de urgência na hipótese; a relativização da coisa julgada. Processo nos tribunais. Coisa julgada inconstitucional.
    7. Recursos: natureza, conceito, inserção entre os mecanismos de impugnação das decisões judiciais, classificação, efeitos, pressupostos, admissibilidade e mérito recursais, princípios, regras gerais; sucedâneos recursais; remessa obrigatória. Recursos em espécie (apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso ordinário constitucional, recurso extraordinário, recurso especial, embargos de divergência): natureza e conceito de cada um, hipóteses de cabimento, prazos, procedimento, pressupostos específicos, modos de interposição, peculiaridades específicas.
    8. Execução: natureza, conceito e espécies; execução de títulos judiciais e extrajudiciais, princípios, pressupostos, condições, regras gerais; débito e responsabilidade patrimonial; fraude à execução; aspectos peculiares do processo executivo, seus detalhes procedimentais (instrução, penhora, avaliação, arrematação, satisfação, pagamento, adjudicação, usufruto de imóvel ou empresa, remissão e remição); liquidação; a defesa na execução, exceção de pré-executividade; suspensão e extinção da execução. Cumprimento de sentença. Processo sincrético.
    9. Execuções em espécie (por quantia certa contra devedor solvente, de obrigações de fazer ou não fazer, de obrigações de dar coisa certa ou incerta, contra a Fazenda Pública, de alimentos, por quantia certa contra devedor insolvente): conceito e características de cada uma, função, objeto, subtipos, procedimentos, controvérsias.
    10. Tutela jurídica e tutela jurisdicional, tutela processual e tutela satisfativa, tutela inicial e final; tutelas de urgência: conceito, espécies, extensão, profundidade; antecipação dos efeitos da tutela: natureza, conceito, características e limites; tutela cautelar: natureza e conceito; distinção em relação à antecipação de tutela; poder geral de cautela; cautelares inominadas, pressupostos, espécies, procedimento cautelar; cautelares nominadas (arresto, seqüestro, caução, busca e apreensão, exibição, produção antecipada de provas, protestos, notificações e interpelações, atentado), detalhes, procedimento.
    11. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa: ações possessórias, ação de usucapião, embargos de terceiro e ação monitória. Procedimentos especiais de jurisdição voluntária: disposições gerais. Juizados especiais cíveis.

    DIREITO PENAL
    1. Introdução ao Direito Penal. Conceito, caracteres e função do Direito Penal. Princípios básicos do Direito Penal.
    2. A lei penal: características, fontes, interpretação, vigência e aplicação. Lei penal no tempo e no espaço. Imunidade. Condições de punibilidade. Concurso aparente de normas.
    3. Teoria geral do crime: conceito, objeto, sujeitos, conduta, tipicidade, culpabilidade. Bem jurídico. Tempo e lugar do crime. Punibilidade. Erro. Concurso de crimes e crime continuado.
    4. Concurso de agentes: autoria e participação. Conduta delituosa. Resultado. Relação de causalidade. Imputação. Direitos humanos.
    5. Teoria do tipo. O tipo do crime doloso e o tipo do crime culposo. Crime qualificado pelo resultado e crime preterdoloso. Erro de tipo. Classificação jurídica dos crimes. Crimes comissivos e crimes omissivos. Crimes de dano e de perigo. Punibilidade: causas de extinção da punibilidade. Iter criminis. Consumação e tentativa. Desistência voluntária e arrependimento eficaz. Arrependimento posterior. Crime impossível. Crimes hediondos.
    6. Ilicitude. Causas de exclusão da ilicitude: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal; e exercício regular de direito.
    7. Teoria geral da culpabilidade: fundamentos, conceito, elementos e conteúdo. Princípio de culpabilidade. Culpabilidade e pena. Causas de exclusão da culpabilidade. Imputabilidade. Erro
    8. Teoria geral da pena. Cominação das penas. Penas privativas de liberdade. Penas restritivas de direitos. Regimes de pena. Pena pecuniária. Medidas de segurança. Aplicação da pena. Os fins da pena. Livramento condicional e suspensão condicional da pena. Efeitos da condenação. Execução penal.
    9. Crimes em Espécie: Crimes contra a Pessoa, Crimes contra o Patrimônio, Crimes contra a Fé Pública, Crimes contra a Administração Pública, Crimes de entorpecentes, Crimes contra o Sistema Financeiro, Crimes contra a ordem tributária, Crimes de Lavagem de Dinheiro, etc.

    DIREITO ADMINISTRATIVO
    1. Administração Pública como função do Estado. Princípios regentes do Direito Administrativo: constitucionais e legais, explícitos e implícitos.
    2. Administração Direta (órgãos públicos: conceito, espécies, regime); Administração Indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas. Principais características de cada e regimes jurídicos. O regime das subsidiárias. As formas de intervenção do Estado.
    3. Direito Administrativo Regulador. Agências: Reguladoras e Executivas. O regime jurídico das Agências Reguladoras: natureza jurídica, características, contrato de gestão, pessoal e poder normativo. A concessão de serviços. Conceito, características. Direitos do concedente e do concessionário. Equilíbrio do contrato. Formas de extinção. As permissões e autorizações. As parcerias da Administração Pública. Parcerias público-privadas.
    4. Formas de intervenção do Estado na propriedade. Limitações administrativas, tombamento, requisição, servidão e desapropriação. Fundamentos e requisitos constitucionais para as desapropriações. Espécies de desapropriações. Desapropriações por utilidade ou necessidade pública ou por interesse social, desapropriações por interesse social para fins de reforma agrária. Retrocessão. Desapropriação indireta. Procedimento expropriatório.
    5. Responsabilidade civil do Estado e dos prestadores de serviços públicos. Conceito e teorias. A responsabilidade por ação e por omissão. Elementos. A reparação do dano. Ação regressiva e litisconsórcio. Responsabilidade administrativa, civil e penal do servidor.
    6. Servidores públicos. Regime constitucional. Regimes jurídicos: O servidor estatutário e o empregado público. Cargos e Funções.
    7. Ato administrativo. Conceito. Regime jurídico. Espécies. Elementos e requisitos. Vícios dos atos administrativos. Principais classificações dos atos administrativos. Procedimento administrativo. Fundamentos constitucionais. Controle dos atos da Administração. Controle administrativo e jurisdicional. Limites do controle jurisdicional. O controle da Administração Pública pelos Tribunais de Contas. Formas, características e limites. Mandado de Segurança. Ação Popular. Ação Civil Pública. Improbidade administrativa.
    8. Licitações. Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. O regime de licitações e alterações. Dispensa e inexigibilidade. Revogação e anulação, hipóteses e efeitos. Pregão e consulta. O Registro de preços. Contratos administrativos Conceito e características. Invalidação. Principais espécies de contratos administrativos. Inexecução e rescisão dos contratos administrativos.
    9. Poder Regulamentar. Regulamentos administrativos de execução e autônomos. O poder normativo não legislativo e o princípio da legalidade. Regulamentação e regulação. Poder de Polícia. Conceito. Características. Origem e função. Limites, extensão e controle. Poder de polícia e regulação. Distinções.10. Domínio público. Conceito. Bens públicos. Conceito e características, regime e espécies.

    DIREITO CONSTITUCIONAL
    1. Constituição. Conceito. Classificação. Elementos. Poder constituinte: originário e derivado.  O constitucionalismo brasileiro. A ordem constitucional vigente. Emendas à Constituição. Disposições gerais e transitórias. Repartição de competências. União: bens e competência. Competência exclusiva, competência de normas gerais, competência comum e competência concorrente.
    2. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Direito de nacionalidade. Direito de cidadania.
    3. Garantias constitucionais: princípios e preceitos. Direitos e garantias. Mandado de segurança individual e coletivo. Ação popular. Ação civil pública. Habeas data. Mandado de injunção. Ação de descumprimento de preceito fundamental.
    4. Os Estados-membros na Constituição. Organização, natureza e conteúdo da autonomia constitucional do Estadomembro. Competências estaduais. Intervenção federal nos Estados membros, Distrito Federal e Territórios. Os Municípios na Constituição. Competência municipal, organização política e administrativa dos Municípios. Intervenção nos Municípios.
    5. Poder Legislativo. Organização e atribuições. O processo legislativo. Cláusulas pétreas. Natureza. Espécies. Iniciativa legislativa. Normas constitucionais e processo legislativo.
    6. Poder Executivo. Atribuições e responsabilidade do Presidente da República. Poder regulamentar, poder regulador e as agências administrativas. Do Conselho da República. Do Conselho de Defesa Nacional.
    7. Poder Judiciário. Natureza da função jurisdicional. As garantias do Poder Judiciário. O princípio da reserva legal na apreciação de lesão ou ameaça de lesão a direito individual e a direito. O Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais. A Justiça Federal de 1º Grau.
    8. O controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Conceito. Natureza. Espécies. A Ação Declaratória de Constitucionalidade e a Ação Direta de inconstitucionalidade. A ação de Inconstitucionalidade por Omissão. Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental.
    9. Funções essenciais à justiça. Do Ministério Público. Da Advocacia e da Defensoria Pública. Da Advocacia-Geral da União.
    10. Da defesa do Estado e das instituições democráticas. O Estado de Defesa e o Estado de Sítio. Das Forças Armadas. Da Segurança Pública. Nacionalidade. Direitos políticos e partidos políticos. Alistamento. Elegibilidade e inelegibilidade. Suspensão e perda dos direitos políticos. Sufrágio: natureza e forma.

    DIREITO PREVIDENCIÁRIO

    1. Seguridade. Natureza, fontes e princípios.
    2. Regime geral. Segurados e dependentes. Inscrição e filiação. Qualidade de segurado. Manutenção e perda.
    3. Seguridade Social. Saúde, Previdência e Assistência. Distinções.
    4. Previdência Social Rural e Previdência Social Privada.
    5. Regimes especiais. Regime previdenciário do servidor estatutário.
    6. Previdência complementar. Custeio. Salário de contribuição. Limites. Reajustes. Prestação. Carência. Benefícios. Renda Mensal Inicial.
    7. Aposentadorias, auxílios e pensões. Prescrição. Cálculo de benefícios. Valores mínimo e máximo. Reajustes, revisões e valor real.
    8. Serviços. Habilitação, reabilitação e serviço social.
    9. Contribuições sociais. Natureza e espécies.
    10. Ação previdenciária. Justificação. Tempo de serviço e tempo de contribuição. Juizado Especial Federal: questões previdenciárias.

    DIREITO EMPRESARIAL

    1. Direito de Empresa. Empresário. Caracterização e inscrição. Capacidade.
    2. Sociedade. Disposições gerais. Sociedade não personificada: sociedade em comum, sociedade em conta de participação. Sociedade personificada: sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em comandita por ações, sociedade cooperativa, sociedades coligadas, liquidação da sociedade, transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades, sociedade dependente de autorização, responsabilidade dos sócios e dos administradores das sociedades, proteção da sociedade contra a vontade do sócio, unipessoalidade superveniente, falência de sócio, sociedade entre cônjuges.
    3. Estabelecimento. Disposições gerais.
    4. Institutos complementares. Registro. Nome empresarial. Prepostos. Escrituração.
    5. Preferências e privilégios creditórios.
    6. Microempresa e empresa de pequeno porte.
    7. Títulos de crédito.
    8. Protesto.
    9. Intervenção e liquidação extrajudicial de instituições financeiras.
    10. Propriedade industrial.
    11. Contratos empresariais: compra e venda, alienação fiduciária em garantia, leasing, factoring e franchising.
    12. Recuperação judicial, extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.

    DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO

    1. Direito Internacional Público. Conceito. Fontes. Princípios.
    2. Atos Internacionais. Tratado. Conceito. Validade. Efeitos. Ratificação. Promulgação. Registro e publicidade. Vigência contemporânea e diferida. Incorporação ao Direito Interno. Violação. Conflito entre tratado e norma de Direito Interno. Extinção.
    3. Atos internacionais. Convenção. Acordos. Ajuste. Protocolo.
    4. Personalidade internacional. Estado. Imunidade à jurisdição estatal. Consulados e embaixadas.
    5. Personalidade internacional. Organizações internacionais. Conceito. Natureza jurídica. Elementos caracterizadores. Espécies.
    6. Personalidade internacional. População. Nacionalidade. Princípios. Normas. Tratados multilaterais. Estatuto da igualdade.
    7. Personalidade internacional. Estrangeiros. Vistos. Deportação. Expulsão. Extradição. Conceito. Fundamento jurídico. Reciprocidade e controle jurisdicional. Asilo político. Conceito. Natureza e disciplina.
    8. Personalidade internacional. Pessoa jurídica. Conceito de nacionalidade. Teorias e legislação. Empresas binacionais.
    9. Proteção Internacional dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos civis, políticos, econômicos e culturais. Mecanismos de implementação. Noções gerais.
    10. Conflitos internacionais. Meios de solução. Diplomáticos, políticos e jurisdicionais. Cortes internacionais.
    11. Direito Comunitário. Formas de integração. Mercado Comum do Sul. Características. Elementos institucionais. Protocolo de Assunção. Protocolo de Ouro Preto. Protocolo de Olivos. Protocolo de Las Leñas. Autoridades centrais.
    12. Domínio público internacional. Mar. Águas interiores. Mar territorial. Zona contígua. Zona econômica. Plataforma continental. Alto-mar. Rios internacionais.
    13. Domínio público internacional. Espaço aéreo. Princípios elementares. Normas convencionais. Nacionalidade das aeronaves. Espaço extra-atmosférico.
    14. Direito Internacional Privado brasileiro. Fontes. Conflito de leis no espaço. Normas indiretas. Qualificação prévia. Elemento de conexão. Reenvio. Prova. Direito estrangeiro. Interpretação. Aplicação. Exceções à aplicação.
    15. Responsabilidade internacional. Ato ilícito. Imputabilidade. Dano. Formas e extensão da Reparação.
    16. Processo internacional. Competência jurisdicional nas relações jurídicas com elemento estrangeiro. Cartas rogatórias. Homologação de sentenças estrangeiras.
    17. Contratos internacionais. Cláusulas típicas.
    18. Métodos de solução alternativa de controvérsias. Arbitragem.
    19. Prestação de alimentos. Convenção de Nova Iorque sobre cobrança de alimentos no estrangeiro. Decreto Legislativo n. 10/58 e Decreto n. 56.826/65. Noções gerais. Competência da Justiça Federal. Hipóteses. Procedimento.
    20. Tribunal Penal Internacional. Evolução histórica. Competência. Procedimento. Natureza das decisões. Delitos internacionais.

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

    1. Os direitos da criança e do adolescente na Constituição Federal.
    2. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90 - texto atualizado inclusive com as alterações decorrentes da Lei nº 12.010/09): abrangência, concepção e estrutura.
    3. Direitos Fundamentais: vida e saúde; liberdade, respeito e dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção no trabalho.
    4. Prevenção Geral e Especial.
    5. A política de atendimento. Disposições gerais. As entidades e programas de atendimento. Fiscalização das entidades.
    6. Medidas de proteção. Disposições gerais e medidas específicas. Medidas pertinentes aos pais ou responsável.
    7. Prática de ato infracional. Disposições gerais. Direitos Individuais. Garantias Processuais. Medidas socioeducativas. Remissão.
    8. Conselho Tutelar. Disposições gerais. Estrutura. Atribuições. Competência. Processo de escolha. Impedimentos.
    9. Do acesso à justiça. Disposições gerais. Justiça da Infância e Juventude. Procedimentos. Recursos. Ministério Público e Advogado. Proteção judicial dos interesses individuais, difusos e coletivos.
    10. Crimes e infrações administrativas previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    PALESTRANTES

    • Dr. Alexandre Correa da Cruz – Procurador do Trabalho, Doutor
    • Dr. Alexandre Lipp João – Promotor de Justiça, Especialista
    • Dr. Amir Sarti – Desembargador Federal
    • Dr. Arlindo Pedro Lopes Haas – Juiz do Trabalho
    • Dr. Aloísio Zimmer Jr. – Professor Universitário, Mestre
    • Dr. Antônio Marcelo Pacheco de Souza – Professor Universitário, Mestre
    • Dra. Bianca Arenhart – Juíza Federal
    • Dra. Carla Veríssimo de Carli – Procuradora da República, Mestre
    • Dr. Carlos Augusto Cazarré – Procurador Regional da República
    • Dr. Christiano Cassetari – Advogado, Mestre
    • Dra. Cinthia Machado de Oliveira – Advogada, Mestre
    • Dr. Cristiano Colombo – Advogado, Mestre
    • Dra. Cristina de Albuquerque Vieira – Juíza Federal, Especialista
    • Dr. Daniel Martini – Promotor de Justiça, Mestre
    • Dr. Daniel Sica da Cunha – Advogado, Mestre
    • Dr. Davi André Costa Silva – Advogado, Especialista
    • Dr. Durval Carneiro Neto – Juiz Federal, Mestre
    • Dr. Edilson Vitorelli – Procurador da República, Mestre
    • Dr. Fabrício Aita Ivo - Advogado
    • Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz – Juiz Federal, Mestre
    • Dr. Gustavo da Silva Santanna – Procurador Municipal, Mestre
    • Dr. Jairo Gilberto Schäffer – Juiz Federal, Mestre
    • Dra. Jaqueline Mielke Silva – Advogada, Doutora
    • Dr. José Paulo Baltazar Jr. –  Juiz Federal, Doutor
    • Dr. José Tadeu Neves Xavier –  Professor Universitário, Doutor
    • Dr. Juliano Colombo – Advogado, Especialista
    • Dra. Laura Coradini Frantz – Professora Universitária, Doutora
    • Dra. Lúcia Junqueira – Advogada, Mestre
    • Dr. Márcio Hartz – Procurador Federal, Especialista
    • Dra. Maria Cláudia Felten – Advogada, Mestre
    • Dra. Maria Helena Rau de Souza – Juíza Federal
    • Dra. Marina Vasques Duarte – Juíza Federal, Mestre
    • Dr. Pietro Chidichimo Jr. – Promotor de Justiça, Especialista
    • Dr. Plínio Saraiva Melgaré – Professor Universitário, Mestre
    • Dr. Rafael Aymone – Juiz Federal
    • Dr. Rafael Dresch – Advogado, Doutor
    • Dr. Rafael Maffini – Advogado, Doutor
    • Dr. Rafael Wolff – Juiz Federal, Mestre
    • Dr. Sérgio Cruz Arenhart – Procurador da República, Doutor
    • Dra. Vânia Hack de Almeida – Juíza Federal, Mestre
    • Dr. Vicente de Paula Ataíde Jr. – Juiz Federal, Mestre
    • Dr. Voltaire de Freitas Michel – Promotor de Justiça, Doutor
    • Dr. Wagner Souza – Juiz Federal
    • Entre outros convidados.
    *Corpo docente sujeito a alterações.

    INVESTIMENTO

    1x R$ 4.655,00
    2x R$ 2.345,00
    3x R$ 1.575,00
    4x R$ 1.190,00
    5x R$ 959,00
    6x R$ 805,00
    7x R$ 695,00
    8x R$ 612,50
    9x R$ 548,33
    10x R$ 497,00
    11x R$ 455,00
    12x R$ 420,00

    + Taxa de matrícula: R$ 250,00

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber o valor deste curso e como ele se processa."

Maria para Curso Regular: Magistratura do Trabalho

São Paulo

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de magistratura do trabalho, datas, horários, como funciona, enfim tudo a respeito!"

Thassia para Curso Regular: Magistratura do Trabalho

Mato Grosso

"Solicito informações mensais do devido pagamento, o que é necessário para participar do curso."

Sandra para Curso Regular: Magistratura do Trabalho

Rondônia

"Gostaria de obter maiores informações sobre o curso regular de preparação á magistratura do trabalho ead."

Lilia para Curso Regular: Magistratura do Trabalho

São Paulo

"Gostaria de informaÇÕes sobre o curso de previdenciário e preparatório pra magistratura do trabalho e federal. Enviar as disciplinas a serem cursadas, como funciona e o custo."

Laira para Curso Regular: Magistratura do Trabalho

São Paulo

Outro curso relacionado com juízes

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |