Graduação em Oceanografia

Solicite informação sem compromisso Unimonte

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Graduação em Oceanografia

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 8 semestres.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o título de Graduação em Oceanografia.
  • Considerações
    O objetivo do curso de Oceanografia da Unimonte é a preparação de profissionais qualificados e capacitados para atuar com questões de gerenciamento, planejamento e resolução de problemas pertinentes as questões ambientais marinhas em regiões costeiras e oceânicas, além de realizar estudos para explorar e conservar os recursos naturais dessas áreas. O aluno também é capacitado para que tenha uma visão de avaliação e identificação de problemas, afim de adquirir uma visão crítica e uso da criatividade para resolução dos mesmos. Durante o curso o aluno conta com uma grade rica e atualizada e conta também com aulas dinâmicas e práticas dentro de uma embarcação destinado ao curso de Oceanografia.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a pessoas com interesse pelos estudos da vida marinha e de projetos que acercam os assuntos pertinentes a Oceanografia.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em empresas públicas ou privadas como Prefeituras, Organizações Não-Governamentais e empresas como Petrobras e Vale.

Comentários sobre Graduação em Oceanografia - Presencial - Santos - São Paulo

  • Conteúdo

    O curso
    Os oceanos representam grande importância para a humanidade, equilibrando o clima na Terra, fornecendo grande parte do oxigênio e do alimento que consumimos. O estudo dos oceanos torna-se vital para a compreensão dos processos que regem o ambiente em que vivemos. Compreender e prever o comportamento dos oceanos sob seus mais variados aspectos é a função básica do oceanógrafo. A Oceanografia é uma ciência complexa, que reúne as ciências da física, matemática, química, biologia e geologia, entre outras.

    Apesar de ter um imenso litoral recortando todo o País, são poucos os cursos de Oceanografia no Brasil. O curso da Unimonte foi o primeiro do Estado de São Paulo e tornou-se referência pela sua localização na Baixada Santista - área de grande diversidade biológica, uma das principais áreas de produção de pescado do País, região do maior porto brasileiro e onde se concentra o pólo petroquímico de Cubatão e a maior movimentação náutica do País.

    Objetivo
    O curso de Oceanografia tem como objetivo preparar profissionais para atuarem diretamente na solução dos principais problemas ligados ao gerenciamento ambiental das regiões costeiras e oceânicas e na exploração, conservação e manejo dos recursos naturais renováveis. O oceanógrafo é o responsável por planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar projetos, pesquisas e trabalhos na área marinha e costeira, com visão crítica e criativa na identificação e resolução dos problemas da área.

    Estágios
    Embora não haja a necessidade de cumprimento de estágio curricular obrigatório, essa prática é intensamente estimulada entre nossos alunos e a Unimonte conta com mais de 2 mil convênios com empresas da Baixada Santista e Grande São Paulo, inclusive com parcerias exclusivas na Região. O currículo do curso exige o cumprimento de 100 horas de embarques, que são realizados em aulas práticas, saídas de campo, projetos de pesquisa e embarques externos (em outras instituições: Marinha do Brasil, frota pesqueira, entre outros).

    Órgãos de apoio e Infraestrutura
    Para realizar as atividades práticas como a coleta de materiais e dados oceanográficos, a Instituição conta com o apoio da embarcação Lugano - ferramenta essencial para o aprendizado e os laboratórios de Ecotoxicologia e Geologia, local onde são realizados testes e experimentos. Além disso, a Unimonte possui espaços como laboratórios de Química, Biologia, Microbiologia e Informática.

    Informações Complementares
    O curso coordena as atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em Santos, e desde 2007, em uma parceria com a ONG Praia Local, Lixo Global, desenvolve atividades no litoral da Bahia. Os estudantes promovem anualmente o evento Oceanoarte, com o intuito de integrar o conhecimento técnico à expressão artística inspirada no ambiente marinho e na conscientização ambiental.

    Os alunos do curso de Oceanografia, orientados por professores do curso, também realizam atividades de Consultoria e Educação Ambiental por meiod da Empresa Júnior Argos. O objetivo da Argos é o de promover a melhor experiência do mercado aos alunos graduandos na Instituição e fornecer serviços de qualidade à sociedade e empresas a um baixo custo. A empresa júnior atua, ainda, na seleção de estagiários para empresas conveniadas, organização de eventos e cursos voltados para o aprimoramento da formação dos profissionais de ciências do mar.

    Mercado de Trabalho
    Setores relacionados à atividade marinha, trabalhando diretamente em universidades, órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria ambiental, empresas de exploração de petróleo, de pesca e aqüicultura, assim como em cooperativas, com turismo ecológico e educação ambiental.

Últimas visitas ao curso

"Desejo saber valor do curso Graduação em Oceanografia, quantos anos, se é integral. "

Ivone para Graduação em Oceanografia

São Paulo

"Cursei ciências biológica depois matemática e consequentemente Pedagogia. Sou funcionária pública do estado de SP na área educacional efetiva na coordenação pedagógica, e pretendo cursar Graduação em Oceanografia. Gostaria de saber qual procedimento tomar, agradeço pela atenção e aguardo resposta. "

Andreia para Graduação em Oceanografia

São Paulo

"Moro em Santa Catarina, mas sou de Santos. Gostaria de saber sobre o curso de Graduação em Oceanografia, valor, sistema de bolsa e grade curricular. "

Marilda para Graduação em Oceanografia

São Paulo

Outro curso relacionado com oceanografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |