Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Solicite informação sem compromisso UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

  • Modalidade
    O curso é realizado presencialmente.
  • Duração
    A duração é de 3 anos, em média.
  • Considerações
    A UTP - Universidade Tuiuti do Paraná oferece o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores com a proposta de formar profissionais altamente capacitados para realizar a elaboração, implantação, gestão e manutenção de projetos de rede computacionais de longa distância ou locais. O profissional estará sempre primando pela alta performance e segurança de informações na rede. Durante a formação o aluno receberá conhecimentos em conceitos de software e hardware, matemática aplicada, língua inglesa, sistemas operacionais, banco de dados, redes sem fio, entre outros temas.
  • Dirigido a
    Este curso está dirigido a estudantes interessados em formação de qualidade na área, bem como profissionais interessados em aprofundar conhecimentos e obter um título superior.
  • Área de atuação
    As oportunidades de emprego podem ser encontradas em empresas de tecnologia e/ou telecomunicações, provedores de internet, bancos e empresas de diversos setores que utilizam redes de computadores para compartilhamento de serviços e recursos.

Comentários sobre Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    O Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da UTP tem como objetivo formar e atualizar profissionais especializados na elaboração, implantação e manutenção de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Além de ser capacitar o aluno a gerenciar a segurança da rede implantada a conectividade entre sistemas heterogêneos, e realizar diagnósticos e soluções de problemas relacionados à comunicação de dados e programação para redes de computadores.
  • Dirigido a
    Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos superiores de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se “tecnólogos” e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas. Os Tecnólogos possuem formação direcionada para aplicação, desenvolvimento de tecnologia, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços e capacidade empreendedora, em sintonia com o mundo do trabalho. A organização curricular dos Cursos de Tecnologia funda-se nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. A proposta curricular do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores está direcionada para a formação de profissionais especializados na sub-área do setor produtivo de redes de computadores, área profissional de computação. Neste contexto, o egresso deverá possuir as seguintes competências: Instalar, configurar e administrar infra-estrutura de redes de computadores; Propor soluções para melhoria e integração dos ambientes de redes de computadores; Implementar e administrar ambientes de serviços de redes de computadores; Implementar e administrar soluções de segurança de redes de computadores; Gerenciar e administrar redes de computadores; Desenvolver e gerenciar projetos voltados a tecnologia das redes de computadores; Prospectar soluções de redes de computadores Também são aptidões esperadas dos egressos deste curso de tecnologia: Elaboração de projeto de rede de computadores, instalação e configuração de um sistema operacional de redes, além de implantação de política de contas e recursos de redes; Interligação de redes com diferentes sistemas operacionais e diferentes protocolos de comunicação e monitoramento de desempenho; Implementação de mecanismos de segurança.
  • Titulação
    Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
  • Conteúdo
    Missão do curso
         A missão do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia (FACET) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em conformidade com os pressupostos filosóficos da Instituição, é de desenvolver valores que fomentem a criatividade, a iniciativa, a liberdade de expressão, a intuição, a inovação tecnológica, a descoberta científica, a criação artística e cultural, bem como suas respectivas aplicações técnicas e tecnológicas. Possibilitando que o profissional detenha conhecimentos tecnológicos e atualização científica, para enfrentar desafios técnicos e humanísticos, para atuar na área de Redes de Computadores em empresas ou na prestação de serviços.

    Como alcançar o perfil proposto
     O aluno ingressante é estimulado a integrar o processo de construção do conhecimento oferecido pelas diferentes disciplinas do curso de Tecnologia em Redes de Computadores. No cumprimento de seus programas específicos, as disciplinas pretendem instrumentalizar o aluno para a aquisição de uma postura de análise cultural e crítica frente à realidade vivida.

    Também o embasamento proporcionado pelas disciplinas de programação de computadores, arquitetura de redes, sistemas operacionais ofertadas no curso, protocolos de comunicação e da tecnologia de ponta da computação na área de redes, torna o egresso apto a desenvolver soluções, para situações complexas e originais. Este processo ocorre dentro do escopo de problemas correlatos à área ou aplicados às demais áreas da ciência e tecnologia.

    Recursos diferenciais
     O curso conta com Certificações Intermediárias. Tais certificações visam uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho, uma vez que detêm uma qualificação intermediária comprovada através de certificado emitido pela instituição. Levando em consideração o objetivo geral do curso, as certificações intermediárias atestam tal evolução nas diversas plataformas e protocolos de comunicação de redes utilizados no mercado de trabalho. Desta forma as certificações estão assim divididas: a partir da conclusão das disciplinas que compõem o 1º. e 2º. períodos do curso o aluno estará apto a realizar suporte técnico em hardware e software voltados para a área de redes de computadores, gerando a Certificação em Suporte Técnico; finalizando as disciplinas no 3º. Período o aluno terá o conhecimento necessário para implementar e instalar uma rede de computador, assim receberá a Certificação em Implementação de Redes de Computadores; ao final do 4º. Período o aluno terá condições de configurar e administrar aplicativos de redes, permitindo que lhe seja concedida a Certificação em Configuração de Redes de Computadores.

     Ao mesmo tempo em que o aluno evolui através dos diversos sistemas operacionais existentes, protocolos de comunicação e segurança de dados, os conceitos de programação em redes de computadores, banco de dados distribuídos, gestão e planejamento estão sendo absorvidos e ao final do curso, concluído o 5º. Período, o aluno estará apto a receber o Diploma em Tecnologia em Redes de Computadores. Cumprindo assim, os objetivos gerais e específicos do curso em questão.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber quanto me custaria um cursos de ciências da computação e saber quanto eu pagaria mensalmente. Eu preciso ter um curso básico de informática para poder fazer?"

Junior para Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Paraná

Outro curso relacionado com redes informáticas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |