Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso EFONAPE - Escola de Capacitação e Formação Técnica para a Indústria Petroleira e Naval

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Semi-presencial - Duque de Caxias - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    OBJETIVO
     
    Formar profissional para estimular a promoção da qualidade de vida no trabalho, através da preservação da saúde dos trabalhadores e da segurança nos processos, ambientes de trabalho e meio ambiente, atendendo a demanda do mercado. Para isto, estes profissionais irão aprender e conhecer normas técnicas, procedimentos de segurança e questões que envolvam saúde e higiene industrial para aplicar junto a equipes de trabalho, pois funcionam como elos entre trabalhadores, profissionais e dirigentes de empresa.

    Promover o ensino integralizado, atendendo simultaneamente as obrigações legais e as necessidades de uma sociedade em processo de transformação. Formar o cidadão participativo, capaz de atender a crescente demanda por profissionais realmente aptos a eliminar e/ou minimizar os agravos à saúde e integridade física dos trabalhadores. Promover a integração dos cursandos com empresas e instituições visando o conhecimento do mercado e da realidade pós-escola.


    JUSTIFICATIVA

    A saúde e segurança do trabalho se caracterizam pela adoção de estratégias que levem os trabalhadores a desenvolverem atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. Visa, ainda, implantar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e controle de custos das empresas.

    Os serviços de saúde e segurança do trabalho das organizações exigem a formação de profissionais adequadamente preparados para a busca da qualidade, pressupondo a melhoria das condições dos ambientes de trabalho para redução dos níveis de risco, refletindo no aumento da produtividade e na competitividade das empresas. Neste sentido a função desse profissional rompe com o estigma da obrigatoriedade da contratação, passando a agregar valor à produção de bens e serviços. Esta necessidade está evidenciada pelas mudanças radicais ocorridas nesse cenário, quando o Brasil saiu no primeiro lugar no ranking de acidentes do trabalho no mundo, posição que ocupou nas décadas de 70 e 80, para o 15º lugar em 1999, segundo informes da organização internacional do Trabalho – OIT.

    A oferta da habilitação profissional de Técnico em Segurança do Trabalho por esta instituição, vem ao encontro da necessidade de formação de profissionais em nível técnico, para que possam obter seu registro no Ministério do Trabalho e exercer suas atividades de acordo com as normas legais, bem como, para responder às exigências para empregabilidade, decorrentes das inovadoras formas de gestão, do emprego de novas técnicas e tecnologia e da globalização nas relações econômicas, que vêm transformando a sociedade e a organização do trabalho. Sendo assim, a EFONAPE, considerando esses aspectos, oferece este curso com o objetivo de criar condições para que os alunos desenvolvam as competências gerais da área de Saúde e as específicas da habilitação técnica de nível médio de Segurança do Trabalho, definidas a partir da análise do processo produtivo deste segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

    O estudo desse mercado aponta para a necessidade cada vez maior de profissionais adequadamente preparados para atuar em equipes multiprofissionais, com criatividade e flexibilidade, atendendo a diferentes situações, nos mais diversos postos de trabalho, em permanente sintonia com as transformações tecnológicas e socioculturais.


    ÁREAS DE ATUAÇÃO

    O Técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Pode, também, atuar como prestador de serviços em empresas que, embora necessitem desse profissional, não tenha obrigatoriedade legal de mantê-lo em seu quadro funcional. Esse profissional participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo, especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente.

    Para atender as necessidades inerentes à sua função, o profissional deve mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhe permitam:

    Buscar atualização constante e o auto desenvolvimento, por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações; identificar e incorporar; com crítica, novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações; e responder às situações cotidianas e inusitadas com flexibilidade e criatividade. Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações na área da Saúde, atuando em equipes multidisciplinares e relacionando-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho e com os clientes, contribuindo de forma efetiva para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

    Gerenciar seu percurso profissional com iniciativa e de forma empreendedora, ao  prestar serviços em instituições de saúde, em organizações do segmento de Saúde e Segurança do Trabalho ou na condução do seu próprio negócio.
    Atuar com responsabilidade, comprometendo-se com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social, orientando suas atividades por valores expressos no ethos profissional, resultante da qualidade e do gosto pelo trabalho bem-feito.

Outro curso relacionado com segurança no trabalho

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |