Curso TV Digital - Openginga - Módulo 1

Solicite informação sem compromisso It Cursos

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso TV Digital - Openginga - Módulo 1 - Presencial - Natal - Rio Grande do Norte

  • Objectivos
    A TV Digital se firma no mercado como uma nova mídia. Um novo horizonte de possibilidades se abre. Os receptores de TV estão sendo substituídos por computadores dedicados. Aplicativos de software agora interagem com fluxos de áudio, vídeo e dados, e com os próprios usuários, os quais deixam de ser apenas meros telespectadores para se tornarem participantes ativos do processo. Este cenário interativo movimenta as empresas na busca de profissionais que dominem estas novas tecnologias, já que a aposta é em um mercado em plena expansão para os próximos anos.



    O objetivo deste treinamento é apresentar o novo paradigma de desenvolvimento de aplicações Java para TV Digital. Mais especificamente, este curso é voltado para o desenvolvimento Java para o Ginga*, o middleware do padrão brasileiro de TV Digital. Ao final deste módulo, você estará apto a desenvolver suas primeiras aplicações utilizando as APIs Java do Ginga, programar o ciclo de vida das aplicações, e tratar eventos do controle remoto.
  • Dirigido a
    Alunos, técnicos, programadores ou desenvolvedores interessados em trabalhar com desenvolvimento de aplicações para TV Digital.
  • Conteúdo

    Carga Horária (Horas-Aula): 8
    Material Didático: Apostila/Livro IT
    Bloco de Notas
    Certificado de participação

    1. A Ginga da TV Digital: Um Middleware Interativo
    Apresenta o novo paradigma da TV Digital, ilustrando as mudanças e as novas possibilidades. São enumeradas as vantagens da TV Digital, as quais justificam sua implantação. É passada uma rápida visão sobre o mercado, e os objetivos de inclusão digital definidos pelo governo. Os sistemas de TV Digital existentes no mundo e seus padrões são discutidos. A arquitetura de referência do SBTVD é apresentada, sendo que o foco é no seu middleware, o Ginga. As funcionalidades de um middleware para TV são apresentadas, e a interação entre as aplicações e o middleware é ilustrada. A arquitetura do Ginga é apresentada, e suas APIs de programação são listadas. Por fim, são demostradas aplicações Java já desenvolvidas para o Ginga. Esta primeira parte do treinamento é teórica, como demostrações.

    2. Criando e Controlando Aplicações Java no Ginga*

    Apresenta os tipos de aplicações interativas que são suportadas pelo Ginga. Os motivos para o Java no Ginga são ilustrados, e suas vantagens discutidas. A principal API de programação é apresentada: o JavaTV. Dessa forma, são discutidos o núcleo de uma aplicação Java para o Ginga, seu ciclo de vida, o acesso à serviços de difusão, e às informações sobre os serviços. Uma aplicação Java para o Ginga é construída passo-a-passo. Depois, esta aplicação será executada pelo Ginga. Esta parte do treinamento é prática.

    3. Testando no Set-Top-Box Virtual OpenGinga
    Utilização do OpenGinga para executar uma aplicação Java para o Ginga. O OpenGinga é um ambiente de set-top-box virtual interativo para criação e execução de aplicações Ginga para TV Digital. O envio de aplicações Java pelo canal de interatividade por parte de um provedor de serviços interativos para os receptores de TV é realizado no laboratório. Aplicações e protocolos de rede são utilizados através de ferramentas que simplificam este processo. Além do envio da aplicação, fluxos multimídia são também enviados pela emissora para os receptores com suporte ao Ginga, e as aplicações já podem dividir a tela e interagir com o vídeo. Esta parte do treinamento é completamente prática.

    4. GUI para TV: Um Visual Diferente

    Apresenta as diferenças entre programação para PC e programação para TV no que se refere à parte gráfica. Discute o ambiente gráfico Java para o Ginga, apresentando a API JavaDTV. O modelo gráfico da tela é discutido, e as classes Java para utilização da tela da TV são apresentadas. Nesta parte, evoluímos nossa simples aplicação Java para uma aplicação capaz de escrever na tela e tratar eventos de controle remoto utilizando o LWUIT. Por fim, uma aplicação que constrói uma animação sobre a camada de vídeo é demonstrada no OpenGinga, como um exemplo das possibilidades de interação entre as aplicações de TV, os fluxos multimídia, e os usuários interativos. Esta parte do treinamento mescla teoria e prática.

Outro curso relacionado com vídeo digital

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |