Curso TV Digital - Openginga - Módulo 2

Solicite informação sem compromisso It Cursos

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso TV Digital - Openginga - Módulo 2 - Presencial - Natal - Rio Grande do Norte

  • Objectivos
    Com a TV Digital a programação tornar-se convidativa, onde a participação do usuário destaca-se como um fator fundamental nesta mídia. Vivenciamos a iminência da interatividade disponível à sociedade brasileira através do lançamento de dispositivos receptores com o middleware Ginga embarcado. Inúmeros são os casos de aplicações promissoras que exploram o recurso da interatividade, como, por exemplo, em transmissões esportivas, programas infantis, educativos, jornalísticos e até mesmo em programas de entretenimento. Desta forma, este é um assunto que demanda, cada vez mais, por profissionais qualificados e habilitados para desenvolver projetos inovadores com conteúdo interativo a ser oferecido ao usuário de TV Digital. Tais profissionais podem vir a atuar em, por exemplo, empresas de software, agências de publicidade e nas próprias emissoras de TV.

    O objetivo deste treinamento é dar continuidade ao módulo 01 explorando recursos das APIs Java do Ginga. O foco principal está no entendimento e construção de aplicações interativas envolvendo assuntos relacionados à interface gráfica, interação com fluxos de áudio e vídeo, e uso do canal de retorno. Tais aplicações são desenvolvidas e executadas ao longo do curso na ferramenta de execução OpenGinga, a implementação de referência do Ginga.
  • Dirigido a
    Alunos, técnicos, programadores ou desenvolvedores interessados em trabalhar com desenvolvimento de aplicações para TV Digital.
  • Conteúdo

    Carga Horária (Horas-Aula): 8
    Material Didático: Apostila/Livro IT
    Bloco de Notas
    Certificado de participação

    Pré-requisitos
    Módulo 01 do curso.
    Conteúdo
    1. Interface Gráfica Interativa: Uma Mudança de Paradigma
    Desenvolvimento de uma aplicação LWUIT que interage com o usuário oferecendo conteúdos de mídia. Apresenta diretivas para o projeto de interfaces, explorando padrões "comuns" em navegação na TV, atalhos, áreas reservadas, e etc.

    2. Interagindo com a Programação: Manipulando Fluxos

    Apresenta os princípios básicos para a manipulação dos fluxos de áudio e vídeo. Incorpora na aplicação desenvolvida anteriormente a escolha de fluxos de áudio e vídeo, utilizando a API JavaTV e explorando conceitos de JMF. Neste ponto, sua aplicação já é capaz de chavear os conteúdos de mídia apresentados, e também realizar o redimensionamento do vídeo para a apresentação de informações adicionais.

    3. Canal de Interatividade: Liberdade de Comunicação

    Utilização do canal de interatividade (ou canal de retorno) para retornar à emissora ou ao provedor de serviços interativos, o resultado das ações do usuário. Além do simples retorno de informações, neste ponto aprendemos a como oferecer novos serviços aos receptores de TV. Apresentação do paradigma de programação em redes cliente-servidor.

    4. Comércio na TV: Uma Nova Possibilidade

    O Canal de Interatividade e o middleware Ginga oferecem possibilidade de novos serviços de TV nunca antes visto na história. Explorando estes conceitos, neste ponto construímos uma aplicação de t-commerce, a qual recebe anúncios padronizados de uma loja de vendas virtual e permite que o usuário realize compras quando bem entender, através de seu controle remoto.

Outro curso relacionado com vídeo digital

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |