Home>Cursos>Gestão de Resíduos>Curitiba>Elaboração de Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS) - Curitiba - Paraná
 

Elaboração de Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS)

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Cursos
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UNILIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente

Elaboração de Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS) - Curitiba - Paraná

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UNILIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Elaboração de Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS) - Curitiba - Paraná Comentários sobre Elaboração de Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS) - Curitiba - Paraná
Objetivos:
Todo sistema de produção e de consumo, natural ou artificial, implica na geração de uma certa quantidade de subprodutos e de resíduos. Levando-se em consideração a natureza, a localização e as quantidades geradas, estes resíduos podem apresentar um duplo problema: econômico (na medida em que eles constituem um gasto importante de matéria prima e de energia) e ambiental (perturbam os meios naturais e estão na origem de riscos de poluição para os seres vivos).

Somente nestes últimos anos é que se observou a tomada de consciência pelas sociedades dos mais diversos países, desta principal conseqüência do desenvolvimento urbano e industrial: o crescimento quantitativo e as transformações qualitativas dos resíduos gerados. Rejeitados nos corpos d’água, concentrados nos depósitos e aterros ou dispersos no solo, estes materiais constituem um problema de grande complexidade.

Neste sentido, e, sabendo-se que a produção de resíduos não cessa de crescer, é imperativo assegurar o seu gerenciamento através das estratégias de gestão destes materiais. Uma gestão racional das atividades econômicas e sociais não pode ser concebida sem a tomada de consciência desta realidade. A busca de uma solução a este problema deve obedecer a princípios rigorosos e, quando se está confrontando a um resíduo, três estratégias são possíveis:
• Alternativas de minimização de resíduos;
• Valorização de resíduos e,
• Eliminação eco-compatível para os resíduos os quais não puderam ser valorizados.

O curso proposto apresenta em debate a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. Tem como objetivo geral propor soluções aos problemas diagnosticados, permitindo a superação das limitações atuais e a consolidação de um sistema de limpeza urbana por meio da implantação da gestão integrada.
Dirigido a:
Profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Administração, Meio Ambiente, Biologia, Técnicos Ambientais e estudantes afins, responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos urbanos municiais, Consultores, Assessores e Técnicos da iniciativa pública e privada interessados no tema em questão.
Conteúdo:
  • Introdução, Conceituação e Classificação dos Resíduos Sólidos;
  • Apresentação de Normas, Resoluções e Legislação pertinente aos Resíduos Sólidos;
  • Resíduos Domésticos/Comerciais;
  • Resíduos Industriais – Inventário;
  • Resíduos de Serviços de Saúde;
  • Resíduos da Construção Civil;
  • Limpeza Urbana – Podação, Capinação e Roçagem;
  • Resíduos Especiais;
  • Coleta Seletiva para a Reciclagem e/ou Compostagem;
  • Disposição Final de Resíduos Sólidos – Aterro Sanitário, Incineração, outros;
  • Estruturação do PGRS.
Outro curso relacionado com Cursos de Gestão de Resíduos: