Especialização em Agroecologia

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Agroecologia - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Capacitar profissionais para a implementação e manutenção de áreas de cultivo agroecológico sustentável através do aprofundamento de conhecimentos nesta área. Aplicar nas “unidades rurais” métodos alternativos de produção com menor impacto ambiental.
  • Estágios
    Sim, prática de campo
  • Dirigido a
    Agrônomos, tecnólogos, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, sociólogos, administradores e outros portadores de diploma em áreas conexas ao gerenciamento das questões agroambientais.
  • Titulação
    Especialista em Agroecologia
  • Conteúdo

    Especialização em Agroecologia

    Disciplinas e Ementas

    Ética, Responsabilidade Profissional e Educação Ambiental na Agricultura Orgânica - (30 horas-aula)
    Ementa: Histórico das relações homem meio ambiente. Problemática ambiental pós revolução industrial. A educação ambiental na contexto histórico e social. Princípios, abrangência e dimensão metodológica da educação ambiental. A formação dos multiplicadores e atores do sistema de educação ambiental. Agenda 21 e suas implicações na Educação Ambiental. Técnicas e metodologias em educação ambiental.

     - Agroecologia - (30 horas-aula)
    Ementa: Fundamentos da agroecologia. Diferentes correntes de agricultura ecológica: natural, biodinâmica, orgânica, ecológica. Agroecologia e ciência. Contexto atual da agricultura orgânica. Teoria da Trofobiose. Estudos de caso na agricultura orgânica: avaliações de situações problema e tomadas de decisões. Práticas de Campo.

     - Ecologia de Agroecossistemas - (30 horas-aula)
    Ementa: Ecossistemas naturais e das espécies (vegetal, animal) domesticadas. Centros de origem dos vegetais e animais cultivados e/ou domesticados. Análise dos processos das sucessões ecológicas naturais e aceleradas e suas interferências na adequação das espécies. Conhecimento dos ciclos e processos envolvidos com a funcionalidade dos agroecossistemas. Análise das implicações ecológicas nas interações multitróficas. Conhecimento da importância da biodiversidade na sustentabilidade dos agroecossistemas. Práticas de campo.

     - Relações de Uso e Manejo do solo e Métodos Alternativos de Nutrição de Plantas - (60 horas-aula)
    Ementa: Solo e nutrição vegetal. Conceituação e parâmetros envolvidos nas relações solo-planta. Como as plantas se nutrem? Fontes de nutrientes, matéria orgânica do solo. O sistema radicular, interface raiz/solo. A biodiversidade e produtividade das culturas. Manejo do solo e conservação. Adubação do solo no sistema ecológico. Material orgânico como elemento do manejo do solo. Manejo da fitomassa. Plantas protetoras e melhoradoras do solo. Adubação verde e alelopatia. Biomassa microbiana e sua implicação na sustentabilidade agrícola. Afinidades: solo x planta x variedade x clima. Práticas de campo.

     - Aproveitamento de Resíduos de Agroindústrias em Sistemas Agroecológicos - (30 horas aula)
    Ementa: O problema geral dos resíduos; fundamentos ecológicos e socioeconômicos do uso de resíduos de agroindústrias; fatores de viabilidade de uso; Origem e natureza dos resíduos; Legislação sobre produção e uso de compostos; Elaboração de compostos, Uso e aplicação de compostos, Conseqüências do uso: alteração nas características químicas, físicas e nos processos biológicos do solo, liberação e imobilização de nutrientes; metais pesados, patógenos. Práticas de campo

     - Manejo Ecológico de Pragas e Doenças 1 e 2 - (60 horas aula)
    Ementa: Microorganismos fitopatogênicos. Ações dos agroquímicos sobre a microbiota. Controle microbiológico natural e clássico de doenças de plantas. Agentes de controle biológico. Mecanismos de controle biológico: competição, antibiose, micoparasitismo, predação e hipovirulência. Produção e regulação da produção de antibióticos, toxinas, enzimas PR e fitoalexinas, na relação planta hospedeira, patógenos e demais integrantes da microbiota. Produtos biológicos utilizados no controle de doenças de plantas. Produção e aplicação massal de agentes de controle biológico. Integração dos diversos métodos de controle. Métodos físicos e culturais (modo de ação e integração) para o controle de patógenos na agricultura orgânica. Epidemiologia de doenças de plantas. Fisiologia do parasitismo. Princípios gerais de controle. Preparo e uso de caldas e extratos: controles alternativos. Pós de rocha, biocompostos, biofertilizantes. Estudo de casos. Práticas de campo

     - Manejo da Biodiversidade e Conservação em Sistemas Agroflorestais - (30 horas-aula)
    Ementa: Diversidade biológica na biosfera e as regiões de megabiodiversidade (como referência o Brasil). Realidade mundial e nacional sobre áreas de conservação. Análise das fronteiras entre a crescente demanda de alimentos e a autosustentabilidade ambiental em sistemas agroflorestais (Agricultura sustentável). Práticas de campo

     - Fruticultura, Olericultura, Vitivinicultura Orgânica - (30 horas-aula)
    Ementa: Melhores variedades. Sistemas de poda e condução, tratos culturais, principais pragas e doenças. Tratamentos alternativos de pragas e doenças. Monitoramento de doenças; medidas de controle visando o manejo orgânico/integrado. Visitas técnicas. Práticas de campo.

     - Permacultura - (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução dos princípios e práticas da permacultura. Dentro do paradigma da sustentabilidade desenvolver e implantar sistemas permaculturais de produção e comercialização em organizações associativistas, apropriadas a cada bioma, utilizando metodologia de trabalho e de desenvolvimento adequado às condições climáticas, ambientais e sociais do Brasil. Práticas: construção de cisterna de ferrocimento, secador solar, espiral de ervas. Práticas de campo

     - Homeopatia na Agropecuária - (30 horas-aula)
    Ementa: História da homeopatia, Hahnemann, e o contexto do desenvolvimento da homeopatia. As leis da homeopatia e o estudo do organon. Correntes homeopáticas. As leis de cura de hering. Os miasmas e as doenças crônicas verdadeiras. Os principais policrestos: mosódios; repertorização; diluições, dinamizações e energia vital. Resultados de pesquisas aplicadas a animais e vegetais. Patogenesia em plantas. Fisiologia e dinâmica homeopática vegetal. Farmacotécnica homeopática. Práticas de campo.

     - Legislação e Métodos de Certificação - (30 horas-aula)
    Ementa: Sistemas de certificação de produtos agrícolas: norma 2092/91 da Comunidade Econômica Européia. Documentos componentes da avaliação da conformidade. Legislação vigente no Brasil para produtos orgânicos. Produção e comercialização de alimentos orgânicos.

Últimas visitas ao curso

"Fiquei interessado na Especialização em Agroecologia, mas como trabalho de segunda a sexta-feira, um curso a distância ou nos fins de semana seria o mais adequado. Sou formado em farmácia, há algum impedimento? Tenho habilitação em técnico em agropecuária. "

Cleiton para Especialização em Agroecologia

Santa Catarina

"Sou formado em Geografia e professor da rede pública no estado do Paraná nessa disciplina. Trabalhei alguns anos como técnico agrícola na Emater PR. Já participei de muitos encontros e cursos de agroecologia e tenho vontade de fazer essa Especialização em Agroecologia. "

Marcos para Especialização em Agroecologia

Paraná

"Gostaria de saber quando estará acontecendo o curso de Especialização em Agroecologia, visto que tenho interesse em fazê-lo, com o período de duração, datas, disciplinas. Também, gostaria de solicitar se possível, um local que eu pudesse fazer um mestrado nesta área. "

Volmir para Especialização em Agroecologia

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com ciências agrícolas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |