Especialização em Auditoria e Perícia

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Auditoria e Perícia

  • Modalidade
    Este curso é presencial.
  • Duração
    A duração é de aproximadamente 3 semestres.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o diploma de Especialização em Auditoria e Perícia.
  • Considerações
    A Especialização em Auditoria e Perícia visa munir os profissionais de áreas relacionadas dos subsídios referentes à gerência dos controles externo e interno da uma organização, estes são proporcionados pela auditoria. A Auditoria como conceito significa um exame detalhado das atividades e transações exercidas no contexto de uma empresa, essa ação visa controlar todos os passos e verificar se estes estão de acordo com as metas e objetivos estabelecidos previamente em meio a esta organização. O estudante terá acesso a toda a metodologia necessária para que atue eficazmente nas tarefas de controle e administração de atividades.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a contadores, administradores, economistas e graduados em áreas afins.
  • Área de atuação
    O profissional poderá ser absorvido por empresas e organizações de diversos tipos, além de órgãos públicos.

Comentários sobre Especialização em Auditoria e Perícia - Presencial - Farroupilha - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional de auditoria e/ou perícia, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos. - Desenvolver habilidades de pesquisa, elaboração, interpretação e análise de laudos periciais, relatórios e pareceres de auditoria.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Bacharéis em Ciências Contábeis, auditores independentes, auditores internos, gestores de controladoria e demais profissionais habilitados e interessados a desenvolver conhecimentos na área.
  • Titulação
    Especialista em Auditoria e Perícia
  • Conteúdo

    Especialização em Auditoria e Perícia

    Disciplinas e Ementas

    -  Análise das Demonstrações Financeiras Voltadas à Auditoria e Perícia (15 horas-aula)
    Ementa:
    A estrutura das demonstrações contábeis. Análise e interpretação das demonstrações contábeis. Principais indicadores utilizados nos serviços de auditoria e perícia. A importância das notas explicativas.

     - Matemática Financeira e Estatística (Aplicadas à Auditoria e Perícia) (20 horas-aula)
    Ementa:
    Conceitos básicos. Juros simples e compostos. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Fluxos de caixa. Principais funções matemáticas e financeiras. Planilha eletrônica-excel. Uso de tabelas financeiras.

     - Metodologia de Pesquisa Aplicada (15 horas-aula)
    Ementa:
    Aspectos gerais de formação de texto. Pareceres e laudos em auditoria e perícia. Noções de texto, relatórios, requerimentos, laudos e redação técnica.

     - Normas de Auditoria e a Sua Aplicação (15 horas-aula)
    Ementa:
    Aspectos fundamentais das normas usuais de auditoria. Conceitos e disposições gerais. Normas quanto ao profissional de auditoria. Normas quanto à execução dos trabalhos. Normas sobre relatórios e pareceres.

     - Auditoria Ambiental (15 horas-aula)
    Ementa:
    Programa de gestão ambiental nas empresas. Aplicação da auditoria ambiental. Normas ambientais. Planejamento e condução da auditoria ambiental. Relatórios de auditoria ambiental.

     - Auditoria Contábil Financeira (30 horas-aula)
    Ementa:
    Fundamentação teórica de auditoria; auditoria das principais contas das demonstrações financeiras (estrutura, objetivos, avaliação dos controles internos, programa de auditoria, papeis de trabalho).

     - Auditoria Fiscal e Tributária (30 horas-aula)
    Ementa:
    A relevância das auditorias de tributos. Técnicas metodológicas adotadas na auditoria de tributos. Prevenção contra fraudes e sonegação fiscal. Auditoria fiscal e tributária nas contas das demonstrações contábeis.

     - Auditoria de Gestão e Negócios (25 horas-aula)
    Ementa:
    Gestão financeira. Formas, finalidades e resultados da auditoria. Llegislação e normas de auditoria. Bases metodológicas para o planejamento dos trabalhos de auditoria. Auditoria da qualidade operacional e da gestão.

     - Auditoria dos Sistemas Informatizados (15 horas-aula)
    Ementa:
    Fundamentos de auditoria de sistemas de informações; controles internos de avaliação; ferramentas e técnicas de auditoria de tecnologia de informações; auditoria de controles organizacionais; procedimentos de auditoria de sistemas aplicativos.

     - Perícia Contábil (30 horas-aula)
    Ementa:
    Fundamentos e legislação da perícia contábil. Técnicas do trabalho pericial contábil. Laudo pericial contábil. Processualística da perícia contábil.

     - Perícia na Apuração de Direitos e Obrigações (15 horas-aula)
    Ementa:
    Aspectos fundamentais na apuração de direitos e obrigações. Técnicas do trabalho pericial. Processualística da perícia.

     - Perícia no Sistema Financeiro de Habitação (20 horas-aula)
    Ementa:
    Sistema Financeiro de Habitação. Técnicas utilizadas na execução da perícia. Cálculos na apuração dos haveres, laudos e pareceres.

     - Perícia Cível e Trabalhista (25 horas-aula)
    Ementa:
    Conceito. Objeto da perícia trabalhista. Procedimentos na execução dos trabalhos, quesitos, laudos. O profissional pericial.

     - Instrumentalização da Auditoria (15 horas-aula); Estudos de Casos de Auditoria (15 horas-aula); Instrumentalização da Perícia (30 horas-aula); Estudos de Casos de Perícia (15 horas-aula)
    Ementa:
    Desenvolvimento de habilidades importantes para o processo de auditoria nas demonstrações contábeis e da perícia nos seus diversos aspectos, em situações práticas, vivenciadas no dia-a-dia do profissional, utilizando técnicas de questionamento atuando como auditor e auditado, preparando relatórios escritos, formais e informais, descrevendo os estudos de casos.

     - Governança Corporativa e Sua Relação com a Auditoria (15 horas-aula)
    Ementa:
    Conceitos. Objetivos de governança corporativa. As melhores práticas do IBGC. Cartilha da governança corporativa da CVM. A governança corporativa no Brasil e no mundo. A inserção da auditoria na governança corporativa.

     - Orientação para o Trabalho de Conclusão do Curso
    Ementa:
    Noções sobre metodologia de pesquisa e orientação sobre a forma de elaboração do trabalho de conclusão do curso (artigo).

Outro curso relacionado com auditoria financeira

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |