Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

  • Modalidade
    Presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe um diploma Especialista em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde ao concluir os estudos.
  • Considerações
    A Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde da PUC SP tem como proposta a habilitação e qualificação de profissionais do setor econômico para a compreensão e gerenciamento eficaz em empresa privadas ou públicas. O programa promove a melhoria de capacidade decisória, de identificação e de criar soluções para problemáticas nas organizações. O curso tem ajudado muitos ex-participantes a subir nas hierarquias organizacionais, ocupando melhores cargos e alavancando suas carreiras. O egresso ainda participa de análises e discussões de casos verídicos, além de presenciar palestras e seminários com renomados profissionais da área de economia.
  • Dirigido a
    Curso voltado a profissionais de nível superior ligados às organizações de saúde privadas, públicas, organizações sociais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios e operadoras de planos de saúde.
  • Área de atuação
    As vagas para essa carreira estão em hospitais, clínicas, operadores de plano de saúde e laboratórios.

Comentários sobre Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso objetiva capacitar os profissionais do setor para compreender e gerir com eficácia as organizações públicas e privadas. Nossa missão é melhorar a capacidade de decisão, de identificação e solução de problemas organizacionais, sob os parâmetros da ética e do respeito à cidadania. Esta proposta de capacitação vem auxiliando os ex-alunos a atingir graus mais elevados na hierarquia das organizações, e melhores padrões de controle de seus negócios.
  • Dirigido a
    Profissionais de nível superior ligados às organizações de saúde privadas, públicas e filantrópicas não-governamentais; organizações sociais de saúde (OSS); hospitais, clínicas e laboratórios; operadoras de planos de saúde, seguradoras e autogestoras de serviços de saúde; indústria farmacêutica, distribuidoras de medicamentos e administradoras de benefícios de farmácia; consultorias.
  • Titulação
    Especialista em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    Módulo I: Análise dos Sistemas de Saúde Nacional e Internacionais
    - Aspectos históricos, econômicos e sociais dos sistemas de saúde nacional e internacionais: história econômica brasileira e ação dos agentes formadores do sistema de saúde no Brasil; cadeia de produção e serviço no segmento da saúde.

    - Seminários avançados: temas conjunturais do segmento de saúde, mantendo a atualização do curso; ética e mercado; cidadania: aspectos legais e culturais; prevenção e promoção de saúde.

    Módulo II: Economia Aplicada aos Sistemas de Saúde
    - Macroeconomia e análise da dinâmica do mercado de saúde - a interação entre os sistemas público e privado: princípios fundamentais de macroeconomia; agregados macroeconômicos e impactos no segmento de saúde; variáveis macroeconômicas e decisões de investimento.

    - Microeconomia e análise da dinâmica do mercado de saúde: condições determinantes da estrutura do mercado de serviços de atenção à saúde; uso de instrumentos para as decisões relativas à formação de preços; características de funcionamento dos mercados imperfeitos e análise da concorrência; teoria da firma, oligopólio, monopólio; bens públicos; informação assimétrica.

    Módulo III: Gestão do Trabalho e da Informação Aplicados aos Sistemas de Saúde
    - Economia e gestão do trabalho: demanda e oferta de postos de trabalho; capacitação para a gestão de organizações; planejamento e gestão de recursos humanos; metodologias de suporte a decisões relativas à formação de equipes de trabalho e à capacitação; capital humano e produtividade.

    - Economia da informação e comunicação: impactos econômicos da comunicação e informação nas organizações; conhecimento enquanto fator de produção; marketing; comunicação como ferramenta de gestão; tecnologia da comunicação e informação nas organizações de saúde.


    Módulo IV: Análise Prospectiva de Curto e Longo Prazos
    - Identificação e resolução de problemas organizacionais: instrumentos para identificar e propor soluções para problemas complexos, técnicas avançadas de planejamento de curto e médio prazos; planejamento como aprendizagem; cenários de planejamento.

    - Ferramentas de análise prospectiva: planejamento de longo prazo e da grande estratégia; participação e compromisso na elaboração da grande estratégia.

    Módulo V: Engenharia Econômica e Análise de Risco
    - Engenharia econômica: gerenciamento e planejamento financeiro das organizações; avaliação de projetos; captação de recursos financeiros; estrutura de custos e seu gerenciamento.

    - Gerenciamento de risco: mercado de seguros para o segmento de saúde no Brasil e principais operações de risco; seguro privado e social no segmento da saúde; epidemiologia e perfil da população atendida.


    Módulo VI: Monografia
    - Técnicas de elaboração do trabalho monográfico: instrumentos e técnicas de pesquisa para o trabalho de conclusão do curso; planejamento da elaboração da monografia.

    - Orientação de monografia: acompanhamento das atividades de reflexão sobre o conteúdo do curso e da utilização do ferramental das disciplinas instrumentais; acompanhamento e orientação da elaboração e apresentação do trabalho de conclusão do curso.

Últimas visitas ao curso

"Bom dia, gostaria de obter mais informações sobre este curso, bem como custo, duração, início. obrigada. "

Fabiana para Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

Minas Gerais

"Gostaria de saber a quis profissionais se destina este curso, qual o valor e quando irá abrir as escrições. "

Graziela para Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

São Paulo

"Gostaria de informações sobre valor, duração e horário do curso em questão. "

Juliana para Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

São Paulo

"Gostaria de saber quando iniciará próximo curso e também a periodicidade que ocorre. "

Sergio para Especialização em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde

São Paulo

Outro curso relacionado com economia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |