Home > Pós-graduação > Engenharia Industrial > Semi-presencial > Curitiba > Especialização em Engenharia de Produção Enxuta - Curitiba - Paraná

Especialização em Engenharia de Produção Enxuta - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

  • Modalidade
    A forma de estudar a Especialização Engenharia de Produção Enxuta é semi-presencial.
  • Duração
    São necessárias 450 horas/aula para.
  • Certificado Oficial
    O aluno que termina esse curso ganha o título de Especialista em Engenharia de Produção Enxuta.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nasceu há quase cinquenta anos. Atualmente, a PUCPR é considerada uma das melhores universidades particulares do sul do Brasil. Hoje, há mais de 27.000 alunos e mais de 200 cursos de extensão, graduação e pós-graduação. A Especialização Engenharia de Produção Enxuta desenvolve as ferramentas para sabe empregar o Sistema Toyota de Produção (STP). Esse sistema tem o objetivo de acabar com o desperdício.
  • Dirigido a
    Esta especialização está destinada a profissionais e gestores que buscam diminuir os custos e melhorar a produtividade de suas equipes.
  • Área de atuação
    Com este curso, o aluno pode ter a possibilidade de trabalhar em: Volvo do Brasil; TGM turbinas; Sincol S.A.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Engenharia de Produção Enxuta - Semi-presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Engenharia da Manufatura Enxuta
  • Conteúdo
    Engenharia de Produção Enxuta 

    Proposta
    Capacitar profissionais à luz do Sistema Toyota de Produção (STP) proporcionado o completo entendimento das técnicas, princípios e regras que fundamentam essa filosofia moderna e global de gestão chamada Manufatura Enxuta. O foco está na Eliminação de Desperdício através de ferramentas avançadas como Jidoka, Planejamento Hoshin, Nemawashi, Heijunka, Padronização, Manutenção Produtiva Total, Mentalidade Enxuta, entre outras.

    O conjunto dessas ferramentas agindo de forma inter-relacionada e encadeada permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a almejada melhoria incremental contínua. Estratégias para compreender e disseminar a cultura, desenvolver talentos e lideranças, estruturar planos de implementação e controle do STP, aplicar e controlar as técnicas, inovar continuamente, adaptar o sistema à realidade de cada empresa e garantir a sustentabilidade da filosofia são aspectos estudados e trabalhados detalhadamente ao longo do curso.

    O conteúdo não-presencial proposto são atividades a serem desenvolvidas no próprio cenário de atuação do aluno, isto é, exercícios aplicados que promovam uma sinergia entre as tarefas do curso e as obrigações do dia a dia do profissional. A completa integração entre metodologia científica e comportamento humano e a permanente realização de “benchmarking” constituem o eixo de desenvolvimento do curso.

       Público

    Profissionais das indústrias manufatureiras, escritórios, serviços públicos e privados que buscam alternativas de planejamento e gestão com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a segurança, obter excelência na qualidade, melhorar o Clima organizacional e reduzir os prazos por intermédio, sobretudo, da eliminação dos desperdícios de maneira sustentável, ou seja, aplicando a filosofia da Produção Enxuta – Sistema Toyota de Produção.

    Aula inaugural dia 26 de setembro às 9hs - sala 21 - Bloco CCBS

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sábado - 08h20min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 17h10min


       Periodicidade

    Mensal

       Carga Horária

    450 horas
    Vagas
     50

       Disciplinas
    • Aprendizagem Organizacional e Redes de Conhecimento

      Este módulo tem por objetivo mostrar como o Sistema Toyota de Produção enxerga e pratica o aprendizado organizacional no chão-de-fábrica e nas atividades relacionadas à Produção. Serão discutidos os papéis do ciclo PDCA e de outras ferramentas que promovem a melhoria incremental contínua no nível operacional. Entender também o significado da Manutenção Produtiva Total, os objetivos da metodologia, a relação com o Lean Production, suas fases de implementação, as estratégias quebra zero e a gestão de perdas. Conceitos e aplicação de Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Educação e Treinamento, Manutenção da Qualidade e TPM nas Áreas Administrativas também são estudados, além de Segurança, Higiene e Meio Ambiente.

      Carga horária: 30
    • Benchmarking Lean - Casos Empresariais de Sucesso

      Nessa disciplina são apresentados casos de diversas empresas que implementaram o Sistema Enxuto de Produção. Casos de sucesso e casos de insucesso. O objetivo é entender claramente as vantagens, os obstáculos que surgem ao longo da jornada, as armadilhas, formas de gestão e controle em decorrência do estilo da organização e, sobretudo, prover experiência aplicada para os alunos. São convidados para apresentar os casos gestores de alta responsabilidade em empresas de diversos segmentos. Excelente oportunidade para criar uma rede de conhecimento.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Ferramentas de Tomada de Decisão Aplicadas à Gestão Empresarial

      Existem inúmeros tipos de problemas e decisões que gestores precisam fazer constantemente, como: qual é a demanda prevista para os próximos meses? Teremos capacidade de atendê-lá? Qual é o melhor layout para nossa fábrica ou determinado setor? Qual é a melhor maneira de se programar a produção de forma a se ter o menor atraso e desperdícios? Qual é o número ideal de colaboradores em uma linha de montagem? Devemos fazer hora-extra esta semana? O que acontecerá se alterarmos o mix de produção inserindo novos produtos? Esse curso visa mostrar e aplicar algumas ferramentas de simulação e de otimização que auxiliam a tomada de decisão. 1.Revendo sistemas de produção (industriais e de serviço) e cases de simulação e otimização industriais 2.Fundamentos de simulação computacional (conceitos, definições, características, métodos) 3.Implementando simulação no ARENA (nível básico) 4.Fundamentos de otimização (programação linear, não-linear e meta-heurísticas) 5.Implementando otimização em Excel 6.Otimização em sistemas de planejamento (sistemas empresariais) 7.Simulação de cadeias de suprimentos

      Carga horária: 30
    • Fundamentos do Sistema Toyota de Produção - Lean Thinking & VSM

      Atualmente é fundamental conhecer em detalhes os processos de transformação do produto e o fluxo de informação dentro de uma determinada empresa para visualizar, sobretudo, os aspectos que devem ser melhorados no intuito de reduzir ou eliminar os desperdícios (Lean Thinking). Nesse sentido, conhecer a filosofia básica do Lean Manufacturing e a metodologia utilizada para diagnosticar o processo produtivo é essencial para planejar as ações que devem ser realizadas no sentido de tornar enxuto um processo ou serviço. Todavia, a sensibilização de todos os envolvidos nesse conceito de gestão é muito importante para obter os resultados esperados e difundir o pensamento enxuto de maneira eficaz. Assim sendo, essa disciplina trabalha com os fundamentos do sistema enxuto de produção e a aplicação direta dessa filosofia desde o mais baixo nível até a alta direção da empresa, bem como as ferramentas de mapeamento de fluxo de valor (VSM), mapa do estado atual e mapa do estado futuro.

      Carga horária: 30
    • Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM)

      Estudar a cadeia completa do ciclo de vida do produto, desde o projeto até o descarte do mesmo - logística reversa. Aplicar técnicas avançadas de desenvolvimento de produtos e manufatura para minimizar os custos de produção, eliminar defeitos, minimizar eventuais falhas e assegurar a qualidade do processo ou produto são aspectos trabalhados e discutidos ao longo da disciplina. Engenharia colaborativa ou simultânea, FMEA, APQP e manufatura digital são os eixos de desenvolvimento técnico do módulo.

      Carga horária: 30
    • Gestão e Implementação de Sistemas Enxutos

      Conhecer e treinar a metodologia científica utilizada na implementação da filosofia da produção enxuta. Discutir as formas de controlar, aperfeiçoar e aplicar as técnicas Lean nos processos produtivos. Desenvolver o sistema de produção enxuta.

      Carga horária: 30
    • Gestão por Competências & Liderança Lean

      A cultura é um dos elementos mais importantes em uma transformação Lean, podendo facilitar a implementação como tornar-se um obstáculo abstrato. Nesse contexto, os hábitos e os valores presentes em uma empresa podem dificultar a introdução das novas práticas que muitas vezes requerem um novo conjunto de pressupostos. Desde os passos iniciais da implementação até a sustentação da transformação completa, a mudança nas atitudes e os novos tipos de comportamento requeridos são fundamentais para determinar o sucesso da jornada Lean. O desenvolvimento de Talentos e Lideranças é um aspecto essencial no sitema, logo, o curso discutirá como despertar e alavancar essas características nos colaboradores, o xadrez de gente e sucessão. O planejamento estratégico envolvendo todos os setores da empresa, em especial o departamento de Recursos Humanos, também é funtamental na transformação Cultural e no incremento da competitividade da empresa como um todo.

      Carga horária: 30
    • Lean Six Sigma Focado à Qualidade Assegurada

      Neste módulo serão abordados os conceitos e a aplicabilidade da Metodologia Lean Six Sigma, que é uma estratégia gerencial resultante da integração entre a Técnica Six Sigma e a Filosofia Lean Manufacturing, através da interação dos aspectos lógicos e culturais de cada um deles. Essa estratégia altamente quantitativa e disciplinada visa aumentar a lucratividade das empresas através da otimização de processos, eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor ao cliente por intermédio de indicadores eficazes oriundos, sobremaneria, de análises estatísticas de elevada confiabilidade. A conseqüência da utilização dessa metodologia é o aumento substancial da satisfação dos clientes e consumidores.

      Carga horária: 30
    • Logística Lean & Beer Game

      Trata-se do desenvolvimento de uma estratégia organizacional voltada para a cadeia logística que contempla: Movimentação interna de materiais: desenvolvimento dos Planos Para Cada Peça (PPCP), dimensionamento de supermercados (níveis máximos e mínimos), tipos de sinais de puxada (Kanban) e rotas de abastecimento. Nivelamento e balanceamento da produção: Empurrar vs. Puxar, sistema puxado, conceito de kanban e nivelamento de produção (Heijunka). Gestão da cadeia de suprimentos (logística externa e interna): fluxo de suprimentos, Logística Outbound (clientes), Gerenciamento do transporte, Logística Inbound (fornecedores), Gerenciando os Fornecedores. Nesse módulo aplica-se o jogo empresarial Beer Game para compreender o efeito chicote e toda o entrelaçamento dos stakeholders. Nesse módulo aplica-se o Berr Game, jogo desenvolvido no MIT para ter uma visão da cadeia de suprimentos e do efeito chicote.

      Carga horária: 30
    • Manufatura Classe Mundial - Estratégias e Indicadores

      Abordar os conceitos e as aplicações do World Class Manufacturing, sistema de produção que estabelece o objetivo de desenvolver, em nível de excelência, o desempenho do Sistema Operativo da Empresa, para alcançar os melhores padrões existentes, conhecidos como “best in class”. Sustentada por 10 pilares gerenciais, entre Qualidade, Logística, Meio Ambiente, Segurança, Desdobramento de Custos, Melhoria Focada, Desenvolvimento de Pessoas, Atividade Autônoma, Gestão de Equipamentos e Manutenção Profissional, o WCM apresenta, para cada pilar, os meios para atingir índices de excelência através dos “7 steps”.

      Carga horária: 30
    • Metodologia Científica

      Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.

      Carga horária: 30
    • Trabalho de Conclusão de Curso 1

      Delimitação do tema de pesquisa. Pesquisa bibliográfica preliminar. Formulação do problema de pesquisa. Justificativa da pesquisa.

      Carga horária: 30
    • Trabalho de Conclusão de Curso 2

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de receber mais informações sobre o curso "especialização em engenharia da manufatura enxuta". Podem enviá-las, por gentileza? "

Marcelo para Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

Brasília Distrito Federal

"Eu gostaria de receber maiores informação sobre o presente curso. Busco me especializar em manufatura enxuta porém não existem cursos em minha região. "

Marcelo para Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

Rio de Janeiro

"Preciso de detalhes sobre os cursos de Especialização em Engenharia de Produção Enxuta. "

Odirlei para Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

Paraná

"Eu tenho grande interesse na área de manufatura enxuta e gostaria de maiores informações quanto ao curso de Especialização em Engenharia de Produção Enxuta. "

Andreia para Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

Rio Grande do Sul

"Gostaria de receber maiores informações sobre esta Especialização em Engenharia de Produção Enxuta. Qual o conteúdo aberto das matérias e inscrições para a próxima turma e o que significa semi-presencial?"

Adriano para Especialização em Engenharia de Produção Enxuta

Santa Catarina

Outro curso relacionado com Engenharia Industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso.
Ver mais  |